CONCURSO NA SINFÔNICA DE CAMPINAS


A Orquestra

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS

A Sinfônica de Campinas, uma das mais dinâmicas orquestras do país foi a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu Estado. Já no início do século XX, o amor do povo campineiro pela música transformou a cidade em rota obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos, estimulando, assim, a criação de uma orquestra local.

Atualmente tem como diretor o violinista Arthur Achilles Gonçalves, como regente titular, Parcival Módolo e regente convidado principal o suíço Karl Martin. Uma das propostas da orquestra é  de levar a música ao maior número de pessoas, tanto da cidade como  da Região Metropolitana, valorizando sempre a obra de seu mais ilustre compositor, o Maestro Carlos Gomes, de novos compositores campineiros e de  grandes nomes da música nacional e internacional.

As Temporadas compreendem os Concertos Oficiais e os Concertos Didáticos que acontecem na Sala Luís Otávio Burnier do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes e os Concertos Populares,  descentralizados em várias regiões da cidade.

Um dos elementos de destaque da Sinfônica de Campinas é sua diversidade, demonstrando sua alta qualidade artística e estética musical, apresentando em seu repertório obras de conhecidos compositores populares e eruditos.

A abertura deste concurso atende aos anseios do diretor da orquestra e do secretário de cultura, Francisco de Lagos, que entenderam a importância de completar o quadro, para obter um corpo orquestral mais estável e um resultado musical de maior qualidade. Considerando tais aspectos, o Prefeito tomou a decisão de realizar o processo para preencher de imediato 30 vagas, que serão distribuídas nos seguintes naipes: violinos, 09; violas, 04; violoncelos, 02; contrabaixos, 06; piano/celesta, 01; fagote, 01; trompete, 02; trombone, 01; flauta/flautim, 01; flauta transversal, 01; clarineta/requinta, 01; clarineta/clarone, 01; trompas e trompas especiais, 02; fagote/contrafagote, 01; trompete/trompetes especiais, 01; trombone/trombone baixo, 01; percussão, 02 e tímpano, 01.

 

 

Maestro Cubano se apresenta com a OSMC

Compositores Vidas e Obras

Regente Enrique Pérez Mesa

Sons de Bhrams, Smetana e Borodin