Ligia Amadio

Segundo o Maestro Parcival Módolo, regente associado da Sinfônica de Campinas, a Maestrina Ligia Amadio assume a direção artística e a regência titular de uma forma serena e harmônica para com todos; sua vinda será enriquecedora não só para a orquestra, mas também para a comunidade artística local.


O Nota Musicais mostra um pouco da vida e carreira da importante personalidade musical que é Ligia Amadio.

Ligia Amadio é uma das mais destacadas regentes brasileiras da atualidade. Notabilizou-se internacionalmente por sua reconhecida exigência artística, seu carisma e suas vibrantes performances.  Sua atuação estende-se por: Alemanha, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Colômbia, Croácia, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Holanda, Hungria, Peru, Portugal, República Tcheca, Rússia, Sérvia e Venezuela.

Premiada no célebre Concurso Internacional de Tóquio (1997) e no II Concurso Latino-Americano para Regentes de Orquestra em Santiago do Chile (1998), em 2001 recebeu o prêmio “Melhor Regente do Ano” no Brasil, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte, por sua atuação dirigindo a OSESP.

No Brasil tem sido convidada para atuar à frente das mais importantes orquestras. Atuou como regente titular e diretora artística da Sinfônica Nacional, entre 1996 e 2009.  Os 12 anos devotados à direção dessa orquestra foram sabidamente marcados pela excelência artística que imprimiu ao grupo. Suas gravações para o MEC, da Série intitulada Música Brasileira no Tempo, ocupam certamente um lugar de destaque na discografia da música erudita brasileira.  Por seu dedicado labor na direção da OSN, recebeu o honroso título de "Cidadão Niteroiense" em março de 2003, assim como a Comenda da Ordem do Mérito da Cidade de Niterói, no grau de Grande Oficial, em 2005. 

Entre 2000 e 2003, ocupou a função de regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Nacional de Cuyo, em Mendoza, Argentina. Em 2003 recebeu os prêmios Lira à Excelência e Raízes, devido a seu trabalho à frente dessa orquestra.

Em janeiro de 2009, por indicação dos músicos e a convite do Prefeito, Dr. Hélio de Oliveira Santos, e do Secretário de Cultura, Prof. Arthur Achilles Gonçalves, Ligia Amadio assumiu a direção artística e a regência titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Sua discografia reúne 11 CDs e 5 DVDs: à frente da Sinfônica Nacional, da Sinfônica da Rádio e Televisão Eslovenas e da Sinfônica de Mendoza, na Argentina. Entre eles, destaca-se a realização da coleção Música Brasileira no Tempo, uma coleção de CDs e DVDs sobre a história da Música Brasileira, distribuída para todas as escolas públicas do território nacional. Esse projeto foi realizado sob os auspícios do Ministério da Educação e com o apoio entusiástico do Ministro Fernando Haddad.

De 2000 a 2002, produziu e apresentou a série Música e Literatura, e em 2008, a série Stravinsky: Vida e Obra, na Rádio MEC FM, no Rio de Janeiro.

Nos mais importantes cursos internacionais de especialização em regência orquestral que freqüentou, teve como professores: Ferdinand Leitner, Julius Kalmar, George Tintner, Alexander Politshuk, Kurt Masur e Sir Edward Downes. No Brasil, seus principais mentores foram Henrique Gregori, Eleazar de Carvalho, H.J.Koellreutter e Almeida Prado.

Ligia Amadio realizou o Bacharelado em Música – com habilitação em regência – e o Mestrado em Artes na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), após haver concluído o curso de Engenharia de Produção na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).


 

Ligia Amadio assume Sinfônica de Campinas

Niza Tank, soprano

Autores e Obras

Temporada 2009