Maestro Aylton Escobar rege Sinfônica com Eduardo Monteiro ao piano.

O segundo concerto da Temporada Oficial 2009 traz a presença marcante do Maestro Aylton Escobar, o qual foi regente titular da OSMC no período de 2001 a 2003. Escobar também abre a Série Grandes Pianistas com Eduardo Monteiro, na obra de Villa-Lobos Bachianas brasileiras n.3 para piano e orquestra.


O maestro e o solista durante ensaio

A Sinfônica de Campinas sob a regência de Aylton Escobar abre a Série Grandes Pianistas com Eduardo Monteiro na peça de Villa-Lobos. O compositor que deu identidade à música brasileira compôs uma série de nove Bachianas, que forma umconjunto de obras inspiradas na atmosfera musical de Bach que existia na música popular brasileira.
 
O concerto tem início com Abertura Carnaval, op.92 de Dvorák, compositor tcheco, que antes de aprender música teve de aprender o ofício do pai que era açougueiro. Carnaval faz parte de um grupo de três aberturas completando com Na natureza op.91 e Otelo op.93 e foram compostas em 1891 quando Antonín Dvorák tinha 50 anos. E o nome Carnaval não tem nada em comum com nosso carnaval.

Encerra-se o concerto com a Sinfonia n.1em sol menor op.13 de Tchaikovsky, que a compôs aos 26 anos quando trabalhava no Conservatório de Moscou. E só foi apresentada um ano e meio após sua conclusão com alguns movimentos, pois Anton Rubinstein, seu antigo professor não a considerava digna de apresentação. Mas em sua estréia com a sinfonia completa foi recebida com entusiasmo pelo público. Esta obra da juventude de Tchaikovsky expressa marcas de típicas entonações russas com temas emotivos que na representação e no ritmo orientam-se na canção popular deste país.

Programa
Dvorák: Abertura, op.92 Carnaval
Villa Lobos: Bachianas Brasileiras n°3 para piano e orquestra
Eduardo Monteiro, piano
Tchaikovsky: sinfonia n°1 em sol menor, op.13 (Sonhos de Inverno)
Aylton Escobar, regente

Serviço

Concerto 28 e 29 de março de 2009
Sábado: 20 horas
Domingo: 11 horas

Ensaio aberto ao público: Sábado às 10 horas
Entrada mediante 1 Kg de alimento não perecível.

Ingressos na bilheteria do Teatro
Inteira – R$ 20,00
Meia –  R$ 10,00  (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos)

Telefone do Teatro
19 – 3232 4168
Telefone da  Sinfônica
19 – 3237 2730
Site da Sinfônica
www.osmc.com.br

 
 

Maestro Aylton Escobar

Eduardo Monteiro, pianista

Autores e Obras

Temporada 2009