Os solistas

Solistas José Eduardo D’Almeida e Daniel Guedes se apresentam com a obra de Mozart.

A peça de Mozart, perfeita para esses dois grandes instrumentistas que se completam com essa obra. O autor a compôs em sua juventude, num período de transição onde “aquele jovenzinho” que fazia sucesso pelas proezas realizadas, dava lugar ao grande mestre da música mundial.

José Eduardo D’Almeida

José Eduardo D’Almeida é o primeiro violista solista da OSMC e da Orquestra Sinfônica da Unicamp. Iniciou seus estudos no Conservatório de Tatuí e teve como professores, João B Del Fiol, Luis Barbosa e Lázaro Bertrami, Carlos Zajdenbaum e Maria Vischia.

Quando optou pela viola, seus mestres foram Bela Mori, George Kssely, Gualberto Stades e Paulo Bosísio. Formou-se pela Faculdade Santa Marcelina, onde  também foi professor. Desenvolveu intenso trabalho didático no Conservatório Dramático e Musical de Tatuí.

Como solista, apresentou-se em Concertos junto a OSMC, Orquestra da Unicamp e em Projeto da CPFL, em concertos por todo o Estado.

Em 1992 realizou turnê pelo Japão com Quarteto de Cordas. Em 2003, se apresentou em turnê  para a Europa com a OSESP como convidado, sob a regência de John Neshling e Roberto Minczuc. Em 2008, atua como solista com o regente Karl Martin. Atualmente é integrante do Quarteto Darcos.

Daniel Guedes

“Guedes não é um simples virtuose: é um músico de técnica brilhante, mas acima de tudo um artista excepcional. Em todo o decorrer do concerto a alma pulsava nas cordas do violino.”
O Globo

Reconhecido pela crítica especializada com um dos mais expressivos artistas de sua geração, Daniel Guedes estudou em Londres com Detlef Hahn na Guildhall School of Music, e em Nova York com Pinchas Zukerman e Patinka Kopek na Manhattan School.

Venceu os concursos Jovens Concertistas Brasileiros, Bergen Philharmonic e Waldo Mayo Memorial Award, estreando no Carnegie Hall com o concerto n° 1 de Max Bruch.

Apresenta-se como solista junto às principais orquestras brasileiras e também nos EUA, Canadá, Inglaterra e Noruega, tendo atuado sob a regência de Pinchas Zukerman, Isaac Karabtchevsky, Irwin Hoffman, Roberto Tibiriçá e Roberto Minczuk entre outros.

Gravou com a OSB o concertino de Guerra-Peixe e o concerto de Henrique Oswald. Lançou o CD Impressões Brasileiras, com obras de Villa-Lobos, Lorenzo Fernandes e Alceo Bocchino, e em 2007 gravou as sonatas de Beethoven para violino e piano com o pianista israelense Ilan Rechtman pelo selo Well Tempered Productions.

Daniel Guedes é professor do Conservatório Brasileiro de Música, do Instituto Baccarelli e leciona também nos festivais de Campos do Jordão e Santa Catarina. Como regente, atuou frente à Orquestra do Conservatório Brasileiro de Música, da Universidade de Brasília, Sinfônica da Bahia, de Campinas e OSUSP.

 

Karl Martin rege concerto com dois solistas

Os Compositores – MOZART

Os Compositores – BRAHMS

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão