Maestro, Coro e Solistas.

O Notas Musicais mostra aos seus web leitores alguns traços biográficos de Parcival Módolo, que trouxe para a Sinfônica de Campinas, todo seu conhecimento musical e sua sensibilidade de grande regente, e que obtém resultados sonoros que impressionam o público, tanto pela escolha de seus programas como pela integridade de seu caráter.

Parcival Módolo durante concerto.

O maestro:

Parcival Módolo – Regente Associado da OSMC

Regente Associado da Orquestra Sinfônica de Campinas completou seus estudos de regência na Westfälische Landeskirchenmusikschule, Alemanha, onde obteve grau de mestrado com especialização em música dos séculos XVII e XVIII.
 Enquanto lá esteve, regeu várias orquestras como maestro convidado e tornou-se titular da Orquestra de Sunden, Westfalia. Foi discípulo de Nikolaus Harnoncourt, Zubin Metha, M. Stefani e Sergiu Celibidache. Em 1989, a convite da University of San Diego, Califórnia, foi aos Estados Unidos lecionar naquela universidade.
 Recebeu bolsa de estudos para o doutorado na University of Southern California, em Los Angeles. Como professor têm sido convidado para aulas especiais, bancas de pós-graduação e palestras em diferentes universidades brasileiras e do exterior.
É Coordenador Geral da Divisão de Arte e Cultura do Instituto Mackenzie, em São Paulo, e membro da ACDA (American Choral Directors Association).
Dirige regularmente diferentes orquestras brasileiras e, no exterior, orquestras na França, na Alemanha, nos Estados Unidos, no Chile, no Peru e na Bolívia. Em 2003 foi nomeado consultor oficial do Festival Internacional de Música de Cusco e em 2004 maestro permanente das orquestras Jovem e Juvenil de Lima, Perú.
Em 2006, convidado para dirigir o encontro anual de regentes e o festival de música em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia, foi nomeado coordenador do encontro e regente da orquestra e coro para todas as próximas edições do festival. É, ainda, Gastdirektor da Orquestra do Teatro da Ópera de Bielefeld, Alemanha, e Maestro visitante da Orquestra Sinfônica de San Diego, USA.

Coral Mackenzie

Organizado em 1999, integra o "Movimento Coral Mackenzie", organizado pela Divisão de Arte e Cultura. Formado por funcionários, alunos do Mackenzie e pessoas da comunidade.
Tem por objetivo desenvolver no coralista, um espírito participativo e responsável para com as atividades corais, aprofundando os conhecimentos técnico-musicais de seus participantes.
Teve como regente o Maestro Parcival Módolo. Consta em seu repertório, dentre outras obras "Gloria" de A. Vivaldi, "Nänie" de Brahms, "Carmina Burana" de C. Orff. Foi incorporado ao Coral Universitário Mackenzie em 2004. Reestrutura em 2008 como Coral Mackenzie, passou a ser regido por Clério Ximenes.

Leonardo Neiva – Solista

Leonardo Neiva vem se destacando pela qualidade ímpar de seu material vocal e desenvoltura cênica. Estudou com Francisco Frias e Rita Patané (Milão/Itália).

Participou do Curso Internacional de Verão no Teatro Colón, trabalhando repertório lírico com Susana Cardonnet. Seguiram-se os papéis em Colombo, Fígaro (O Barbeiro de Sevilha), Don Giovanni (Don Giovanni) Schaunard / Marcelo (La Bohème), Silvio (Pagliacci), Zurga (Os Pescadores de Pérolas), Escamillo (Carmem), Conde (Matrimônio Secreto), Doutor Malatesta (Don Pasquale), entre outros.

Destacou-se nos musicais Les Misérables (Brasil-México) e South América Way. Ganhou o “Prêmio Revelação” no Concurso de Canto do Festival Carlos Gomes, em Campinas (SP).
 
Participou da primeira montagem integral no Brasil do “Anel do Nibelungo” de Wagner nas óperas Götterdämmerung como Gunther, Das Rheingold como Donner; também em Il Barbiere di Siviglia como Figaro e Carmina Burana no IX Festival Amazonas de Ópera.

Em 2006, participou do 7º Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, conquistando o segundo lugar masculino e o Prêmio Canção. No Brasil já atuou com várias orquestras e maestros: OSTNCS, OER, OSMSP, OSMRJ, OSMG, OSTP, AF, Luiz Fernando Malheiro, Jamil Maluf, José Maria Florêncio, Roberto Duarte, Marcelo de Jesus, Silvio Barbato, entre outros.

Guilherme Luis Custódio – solista


Ingressou no Coral Meninos Cantores de Campinas em 2005, quando já demonstrava seu talento para o canto. Desde 2006 vem atuando como solista do grupo em missas e concertos.

Nos anos de 2006 e 2007 foi solista junto à Orquestra Sinfônica da Unicamp, fazendo o papel de um dos gênios da ópera "A Flauta Mágica", de Mozart.

Em 2008, foi solista convidado da Orquestra Sinfônica de Campinas na apresentação do Chichester Psalms, de Leonard Berstein, sob a regência do Maestro Parcival Módulo que, neste ano, o traz novamente ao Centro de Convivência para cantar o Pie Jesu, de Fauré.

 

 

Parcival Módolo traz o som do “Sol da meia noite” para Campinas.

Os Compositores - Johannes Brahms

Os Compositores - Edvard Grieg

Os Compositores - Gabriel Fauré