1 | 2 | 3

Concerto especial "in memoriam" [ um ano da tragédia na Catedral Metropolitana de Campinas ]

06/12/2019



A Orquestra Sinfônica de Campinas realiza nesta sexta-feira, 6 de dezembro e sábado, dia 7, às 20h, concertos especiais "In Memoriam a Um Ano da Tragédia na Catedral Metropolitana de Campinas". O evento promove a Cultura de Paz ao fazer da música um instrumento de fraternidade. Os concertos serão gratuitos

No repertório o Requiem, K.626 (Süssmayr) do influente compositor austríaco do período clássico,  Wolfgang Amadeus Mozart e Cantata No.161 (Komm, du süsse Todesstunde) (primeira versão (BC A 135a) do compositor, cravista, Kapellmeister, regente, organista, professor, violinista e violista oriundo do Sacro Império Romano-Germânico, atual Alemanha,  Johann Sebastian Bach .

regente: Victor Hugo Toro
solistas convidados:
Gabriela Pace (soprano), Luisa Francesconi (mezzo soprano), Giovanni Tristacci (tenor) e Fellipe Oliveira (barítono)
coros: Madrigal Vivace, Coro Contemporâneo de Campinas e Collegium Vocale Campinas.

___________________

Solistas:

Gabriela Pace, soprano
Vencedora do Prêmio Carlos Gomes 2010.

Das diversas personagens que já interpretou destacam-se Jenůfa, Fiordiligi, Menina das Nuvens, Ilia, Pamina, Tytania, Eurídice e Adina.
Frequentou vários festivais de música de câmara no Brasil e na Europa ao lado de grandes músicos como os pianistas Bengt Forsberg, Gilberto Tinetti e David Kadouch.
Gravou o CD “Ciclo Portinari e Outras Telas Sonoras” do compositor brasileiro João Guilherme Ripper e a “Canção do Amor” de Villa-Lobos junto à OFMG pelo selo Naxos.
Próximos compromissos incluem o Festival Equinox em Copenhague, a estreia brasileira no papel título da ópera “Káťa Kabanová” no Theatro São Pedro e Liù na ópera “Turandot” no TMSP.
Gabriella iniciou os estudos com o pai, Héctor Pace, e foi aluna de Leilah Farah e Pier Miranda Ferraro. Atualmente aperfeiçoa-se com Sylvia Sass.


Luisa Francesconi, mezzo soprano
Tem excepcional capacidade para a execução de coloratura, destacando-se no repertório rossiniano e mozartiano, ao interpretar papéis em óperas como Il Barbiere di Siviglia, L’Italiana in Algeri, Così fan Tutte e Don Giovanni.

A mezzo-soprano fez a sua estreia internacional no Teatro Argentina, em Roma, no papel de Cherubino (Le Nozze di Figaro, Mozart). Representa também com grande sucesso outros papéis en travesti, como Romeo (I Capuleti ed I Montecchi, de V. Bellini), Orfeo (Orfeo ed Euridice, Gluck) e Idamante (Idomeneo, Mozart).
Luisa interpretou Didone (Les Troyens, Berlioz) e participou com enorme sucesso da primeira turnê da Cia. Brasileira de Ópera, no papel de Rosina (O Barbeiro de Sevilha, Rossini), em 2010.
Luisa canta com frequência nos principais teatros brasileiros e italianos e tem se apresentado regularmente também em Portugal. Interpretou o Stabat Mater (Pergolesi) na famosa igreja Ara Coeli em Roma e a Missa em Dó Menor (Mozart) no Auditorium Verdi, em Milão.
A propósito, o seu repertório de concerto é vasto, com atuações marcantes em Rapsódia para Contralto e Missa em Si Menor (Bach), Réquiem e Missa da Coroação (Mozart), Nisi Dominus (Vivaldi), Messias (Haendel), Nona Sinfonia, Missa em Dó Maior e Fantasia Coral (Beethoven), Stabat Mater e Petite Messe Solemnelle (Rossini), Sonhos de uma Noite de Verão (Mendelssohn), Te Deum (Bruckner), Les Nuits d’Été (Berlioz), Sinfonias n.2, n.3 e n.8 (Mahler), El Amor Brujo (Falla) e Floresta do Amazonas (Villa-Lobos).
Luisa gravou suas participações como solista na Nona Sinfonia (Beethoven) e no Réquiem Hebraico (Erich Zeisl), lançadas em CD pelo selo Biscoito Fino.

 
Giovanni Tristacci, tenor
Estudou em consagradas escolas de música, como a Chapelle Musicale Reine Elizabeth (Bruxelas – Bélgica), Centro de perfeccionamento Placido Domingo (Valência- Espanha) e Conservatorio del Liceu ( Barcelona – Espanha). Além de ser bacharel em música pela UFRJ.
Depois de se transferir para a Espanha, estudou com Eduard Gimenez e na Bélgica com o famoso barítono Josè Van Dam
.
Em 2007, integrou o elenco da ópera “O Cientista”, do compositor Silvio Barbato, cujo enredo narra a vida e obra de Oswaldo Cruz, famoso sanitarista brasileiro. Esta montagem, regida pelo próprio compositor, esteve em turnê por algumas cidades brasileiras.

Em julho de 2010 integrou o elenco da ópera Gianni Schicchi, interpretando o personagem Rinuccio, com a orquestra do conservatório do Liceu. Em janeiro de 2011 atuou em um Concerto de Gala em Bruxelas, Bélgica, onde foram interpretados trechos da ópera “Os contos de Hoffmann”, de Offembach. Participou também das temporadas do Theatro São Pedro, em São Paulo, na Opereta A Viúva Alegre e do Theatro Municipal de São Paulo, na ópera “A Menina das Nuvens”, de Villa-Lobos.
Em agosto de 2012 foi solista da Nona sinfonia de Beethoven, acompanhado pela orquestra Sinfônica da Bélgica, dirigida por M. Tabachanick e em janeiro de 2013, foi solista na Gala dedicada à Opereta, ao lado da soprano June Anderson, e junto com a Orquestra Filarmônica de Luxemburgo, dirigida por Patrick Fourniller. Ainda em 2012 foi “Tamino”, na Flauta Mágica, no Festival de ópera do Amazonas, foi tenor solista na obra “A Criação”, de Haydn, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro; foi “Camille de Rossillon”, na opereta “A viúva Alegre”, de Lehar, no Palácio das Artes em Belo Horizonte e finalmente foi “Narraboth”, na ópera “Salomé”, de R. Strauss, no Festival de ópera de Belém (PA).
Participou de alguns masterclass e recebeu orientações temporárias de alguns importantes mestres de canto, dentre eles: Jeffrey Gall (USA), Raul Gimenez (Argentina), Alba Tonelli (Uruguai), Luisa Giannini (Itália) e Massimiliano Carraro (Italia), Roger Vignoles (Inglaterra), Helmut Deutsch (Alemanha) e June Anderson (EUA).
Destaca-se ainda sua atuação na música de câmara, com recitais em grandes salas como o Palácio de Belas Artes da Bélgica (BOZAR).

 
Fellipe Oliveira, barítono
Estudou na UNESP, sob a orientação da Professora Drª Martha Herr, fez aperfeiçoamento com Isabel Maresca, pós-graduação em Árias de Ópera do Belcanto no Teatro Real de Madrid com bolsa da Fundación Carolina e participou de masterclasses com os renomados Siegfried Jerusalem, Ileana Cotrubas, Thomas Allen, Nelly Miricioiu, Phillip Langridge, Ian Storey e Malcom Matineau.

Residente na Europa desde 2006, fez Escola de Ópera e Mestrado em Performance Vocal (Repertório Sinfônico e de Câmara) na Royal Scottish Academy of Music and Drama em Glasgow – Escócia (hoje chamada Royal Conservatoire of Scotland), totalmente financiado pelo RSAMD Trust e devido a seu desempenho foi agraciado com a bolsa de estudos Internacional do Associated Board of Royal Schools of Music 2007/2009. Além disso, foi um dos ganhadores da Dewar Arts Awards em 2007 e 2008, prêmio em forma de bolsa de estudos concedido pelo Parlamento Escocês e já foi bolsista da Samling Foundation.
Como solista já cantou com a Orquestra de Câmara de Giengen (Alemanha), Orquestra da Universidade de Artes de Berlim (“Messias” de Händel em Glasgow, Edimburgo, Berlim e Potsdam na Alemanha), Royal Scottish National Orchestra (Peer Gynt de Grieg e Gala Lirica), Amazonas Filarmônica (A Danação de Fausto de Berlioz e Missa de Santa Cecília do Pe. José Maurício), Sinfônicas de Minas Gerais (Cantatas 140 e 147 de Bach) e do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (Gala Lírica), entre outras.
Em Ópera destacamos sua atuação nos papéis título de “Don Giovanni” e em “Don Pasquale”. Papageno em “A Flauta Mágica”, Morales e Dancairo em “Carmen”, Guglielmo em “Cosi Fan Tutte”, Schaunard em “La Boheme”e Belcore em “O Elixir do Amor”.
Atualmente aperfeiçoa-se na renomada Academia de Belcanto – CUBEC, com Mirella Freni, em Modena – Itália. Seus projetos mais recentes incluem o papel de Masetto no “Don Giovanni” do Theatro Municipal de São Paulo e Papageno no Teatro Marrucino de Chieti, na Itália. Em 2015 participará da temporada de Ópera do Teatro Comunale di Modena e do Teatro Municipale de Piacenza, na Itália, entre outros.

Coros:

Madrigal Vivace
regente: Vasti Atique

O Madrigal Vivace de Jundiaí desenvolve um repertório variado dentro dos estilos erudito e popular. Participou recentemente dos Concertos Astra-Finamax com a Cantata Carmina Burana e Nona Sinfonia de Beethoven. Tem se apresentado com as orquestras Sinfônica de Campinas, Sinfônica da Unicamp, Municipal de Santos, Jovem de Guarulhos, Sinfônica do Conservatório de Tatuí e outras. Tem em seu repertório obras como Gloria de Vivaldi, Réquiem de Mozart e Réquiem de Brahms. Foi premiado no Mapa Cultural Paulista e gravou o Cd Brasil Vivace..Desde a sua formação, em 1999, recebe apoio do Centro de Educação Musical “Lúcia Olga Chaves” e tem a direção artística e regência da maestrina Vastí Atique. Atualmente tem como monitor assistente David Pinheiro. Tem o apoio cultural da empresa Astra, onde realiza seus ensaios.

Coro Contemporâneo de Campinas
regente: Ângelo Fernandes

O Coro Contemporâneo de Campinas é fruto da união do Maestro Angelo Fernandes com os alunos de canto, instrumento, regência e composição dos cursos de música do Instituto de Artes da UNICAMP. Guiando-se pelo desejo de disseminar a música coral em Campinas – por meio de um projeto capaz de desenvolver um amplo trabalho de formação de cantores e regentes corais – o coro surgiu em 2009, com uma atuação que contempla repertório a cappella e montagem de óperas e cantatas.

Concomitantemente, o grupo realiza também, pesquisas com o intuito de formar um repertório de alto nível técnico e artístico, com ênfase na música coral composta nos séculos XX e XXI.
A constante pesquisa, aliada à busca e vontade de participar em eventos realizados na região circundante, em importantes festivais e encontros nacionais e internacionais, fizeram com que o grupo, a despeito de sua jovem trajetória, tenha ganhado destaque, sendo conhecido regionalmente e nacionalmente. Além de atingir visibilidade e reconhecimento internacional, devido à participação e premiação em eventos de relevância na cena musical.
Desde sua criação, o grupo vem mantendo, além do alto nível técnico, uma atividade intensa, tendo em seu currículo a realização de vários concertos nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e do Sul de Minas Gerais; a montagem de concertos e óperas em parceria com orquestras e outros coros, assim como, a participação em encontros e festivais.
Do repertório dedicado à música a cappella, destacamos a variedade de estilos que abrangem os compositores como Claudio Monteverdi, Henry Purcell, Hans Leo Hassler, Francis Poulenc, Anton Bruckner, Hugo Alfven, Javier Busto, Eric Whitacre e os brasileiros Carlos Alberto Pinto da Fonseca, Marlos Nobre, Ronaldo Miranda e arranjos de músicas populares.
Dentre suas produções destacam-se a participação na montagem das óperas “Don Giovanni”, “A Flauta Mágica” e “A Clemência de Tito”, de W. A. Mozart, “Dido e Eneias” de Henry Purcell, e “West Side Story”, de Leonard Bernstein. Entre as obras sacras, as montagens da Missa “Lord Nelson” de Joseph Haydn, “Réquiem” de Gabriel Fauré, de W. A. Mozart e o “Réquiem Alemão” de Johannes Brahms, “Oratório de Natal” de J. S. Bach e a “Missa”, de Igor Stravinsky. Também realizou a cantata “Carmina Burana” de Carl Orff, “Sinfonia nº 2”, de Gustav Mahler, “Sinfonia nº 2”, de Felix Mendelssohn, “Sinfonia nº 9” de L. Beethoven, “Maracatu do Chico-rei” de Francisco Mignone e “Choros nº 10”, de H. Villa-Lobos.
Em 2014 e 2015 o Coro Contemporâneo de Campinas participou de toda a temporada da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Além disso, o grupo se apresentou no VII Festival Internacional de Coros de San Juan (Argentina), no qual realizou vários concertos, apresentando um repertório composto por obras sacras de diversos compositores dos séculos XX e XXI, junto com obras brasileiras nacionalistas das décadas de 20 e 30. Destacamos também, dando continuidade a sua promissora trajetória, que o grupo recebeu o prêmio 1º lugar no III Encontro de Coros e Weinfest do Club Transatlântico de São Paulo, concorrendo com diversos coros do Estado de São Paulo.

Collegium Vocale Campinas
regente: Akira Kawamoto

O Collegium Vocale Campinas, grupo vocal independente, criado em 2005, é formado por amantes amadores da música coral, estudantes de canto e professores de música. Com ênfase na execução da música coral erudita e sacra, o coro já se apresentou com a Orquestra Filarmônica Popular, a Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Sorocaba, Orquestra Sinfônica de Americana e a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC). Dentre o vasto repertório trabalhado nesses 14 anos de atividades, podem-se citar os concertos com a Sinfônica Municipal de Campinas: "A Criação" (2007), de Haydn; "Messa di Gloria" (2008 e 2011), de Puccini; "Vésperas Solenes de Confessore" (2009), de Mozart; "Missa Cellensis" (2010) e “Missa Tereza” (2011), de Haydn; "Nona Sinfonia" (2013), de Beethoven; "Magnificat" (2013), de John Rutter e o “Dettingen Te Deum” (2014), de Handel; "Choros no. 10" (2014), de Villa-Lobos; "Colombo" (2014), de Carlos Gomes; "Carmina Burana", de Carl Orff e "Sinfonia no. 2 - A Ressurreição" (2015), de Mahler; "Ein Deustches Requiem" (2018), de Brahms; "Cavalleria Rusticana" (2019), de Pietro Mascagni.
Em outras oportunidades, o coro já apresentou outras peças coro-sinfônicas, como:"O Messias", de Handel; o "Oratório de Natal" e a "Paixão segundo São João", de Bach; as "Vésperas Solenes de Dominica", de Mozart; o "Oratório de Natal", de Saint-Saëns; "Te Deum", de Dvorák; o “Salmo 42” e a Sinfonia no. 2 "Lobgesang", de Mendelssohn; o oratório “Israel no Egito”, de Handel; "Réquiem for the Living", de Dan Forrest,
Desde sua criação, tem como regente o maestro Akira Kawamoto.

Serviço
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Datas:

06 dezembro (sexta), às 20h
07 dezembro (sábado), às 20h


Local: Catedral Metropolitana de Campinas
Endereço: Praça José Bonifácio, s/n - Centro
Entrada gratuita

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951