1 | 2 | 3 | 4

04 e 05 de agosto: Metais da Sinfônica de Campinas são destaque num concerto que vai do barroco ao moderno

30/07/2007

Desta vez não há cordas. O concerto que mescla obras eruditas e populares prioriza os metais. Além dos instrumentos de sopro, sobem ao palco os de percussão e um maestro tcheco chamado Zdenek Svab. A primeira apresentação de agosto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas acontece no dia 4 às 20h e no dia 5 às 17h no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. O público poderá conferir obras que vão desde Giovanni Gabrielli do século 16, passam por Sebastian Bach de 1685, e chegam até o carioca Gilberto Gagliardi dos anos 20.

"Eu pensei em unir a música erudita a popular. E com essa vertente popularesca, os músicos acabam construindo um contato mais íntimo com quem assistirá a apresentação", explica o regente Svab. A escolha em priorizar os instrumentos de sopro, tais como a trompa, a tuba, o trompete e o trombone, cria segundo o maestro, uma particularidade sonora. "Isso pode atrair público, pois é um diferencial", acrescenta ele.

Além disso, as pessoas que não conhecem os metais poderão se familiarizar com os instrumentos que normalmente ficam atrás das cordas. Essa nova formação exige dos músicos uma concentração ainda maior, principalmente na hora dos solos. "A exigência técnica e musical é grande em apresentações com esse formato. Ainda mais pelo fato da sonoridade do sopro e da percussão ser, algumas vezes, nova para os ouvidos da platéia", ressalta o trompista Silvio Batista, que há 20 anos toca na OSMC.

Dos compositores citados acima, nomes como Locke e Copland também compõem o repertório do concerto. E para finalizar, será apresentada a obra Kraken, do inglês Chris Hazell. O músico possuí o curioso hobby de criar gatos e fazer canções para eles. E um desses animais leva o nome da composição. "Essa obra é na verdade uma grande atração, já que Hazell tem um estilo muito voltado ao jazz", completa Svab.

Quem quiser conferir o concerto pode comprar os ingressos a partir da quarta-feira, dia 1, nas bilheterias do teatro do Centro de Convivência por R$ 15,00. Aposentados, estudantes e maiores de 60 anos têm direito a meia-entrada. Mais informações pelo telefone (19) 3237.2730

 

 Serviço

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951