1 | 2 | 3

25 e 26 de agosto: Sinfônica apresenta três marcos da música erudita do Brasil

22/08/2007

As Obras

Na segunda apresentação do mês, a OSMC conta com um repertório somente de composições brasileiras

Mário de Andrade, um dos mais importantes nomes da semana de 22, disse em 1928 que o jovem compositor Camargo Guarnieri era um predestinado na música. E o elogio do autor de Macunaíma não foi à toa. Com o intuito de retratar as composições de três autores brasileiros, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas se apresenta no dia 25 às 20h, e 26 às 17h, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes. Sob regência do maestro carioca Roberto Duarte e com a participação do solista Antônio Del Claro, além da obra Choro para Violoncelo e Orquestra de Câmara de Camargo Guarnieri, o repertório conta ainda com uma peça do padre José Maurício Garcia e duas de Heitor Villa-Lobos.

A cidade de Campinas foi um dos locais responsáveis por guardar a memória de padre Garcia, um carioca do século XVIII, e a OSMC apresenta sua composição Abertura em Ré. A data da criação da obra é incerta, mas sabe-se que esta sobreviveu graças às cópias do manuscrito original feitas por Manuel José Gomes, pai do compositor campineiro Carlos Gomes. No caso de Villa-Lobos, a primeira peça que a Sinfônica tocará é do começo da carreira do músico, e a segunda é uma das últimas, sendo escrita em 1959, ano em que ele faleceu.

O solo do concerto fica por conta do violoncelista Antônio Del Claro, músico que carrega títulos como por exemplo, o Prêmio Carlos Gomes de 99 como o Melhor Solista Instrumental. Os ingressos estão a venda a partir da quarta-feira, dia 22, nas bilheterias do teatro do Centro de Convivência por R$ 15,00. Aposentados, estudantes e maiores de 60 anos têm direito a meia-entrada. O ensaio oficial acontece no sábado às 10h e é aberto ao público. Mais informações pelo telefone (19) 3237.2730.

serviço

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951