1 | 2 | 3

Sinfônica homenageia Carlos Gomes em concerto transmitido pelo YouTube e TV Câmara

04/09/2021
fonte: www.campinas.sp.gov.br


A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza concerto em homenagem a Carlos Gomes, no sábado, 4 de setembro, às 19h, no Teatro Castro Mendes. A apresentação será transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelo canal YouTube Cultura Abraça Campinas. O concerto não será aberto ao público em geral.
 
A realização é da Secretaria Municipal de Cultura e de Turismo, que todos os anos, em setembro, realiza o Mês de Carlos Gomes, período em que Campinas celebra a vida e obra do maestro e compositor. 
 
A apresentação da Sinfônica terá a regência do maestro Victor Hugo Toro e a participação de dois solistas convidados, Thayana Roverso (soprano) e Giovanni Tristacci (tenor).
 
No repertório, modinhas e canções de Carlos Gomes que, segundo o maestro Victor Hugo Toro, são raramente interpretadas em programas orquestrais, mas que constam no livro “Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes”, de Niza Tank. “Faremos uma seleção de algumas das canções mais bonitas que ele compôs”, afirmou Toro. 
 
Victor Hugo Toro disse que seja por meio de uma ópera completa ou galas líricas, a Sinfônica sempre homenageia o maestro em suas temporadas. “Carlos Gomes é um compositor fundamental e interpretar suas obras faz parte da história e dos deveres da Orquestra Sinfônica”, disse. 
 
Em 2020, por conta da pandemia, os músicos da Orquestra gravaram em vídeo a modinha "Quem Sabe", de Carlos Gomes, junto com os músicos da Associação Brasileira “Carlos Gomes” de Artistas Líricos (Abal). “Este ano, porém, com uma situação melhor, com a vacinação avançando, vamos poder fazer uma apresentação ao vivo no Teatro Castro Mendes”, acrescentou o maestro. 
 
Victor Hugo Toro explicou que as obras de Carlos Gomes, principalmente as óperas, exigem grandes massas sonoras orquestrais, mas que por conta da pandemia da Covid-19 e as regras de distanciamento social, não será possível a Orquestra se apresentar por completa no palco do Teatro. “Por isso, foi escolhido apresentar orquestrações reduzidas de algumas das suas canções e modinhas”, disse.
 
O concerto contará com 27 músicos no palco. 
 
 
Programa Carlos Gomes 2021
 
- Sonata Burrico de pau (mov. 1) (5´)
- Addio (4´)
- Ave maria (6´)
- Canta ancor (2´)
- Mon bonheur (3´)
- Suspiro d´alma (4´)
- Noces d´argent (3´)
- Uma paixão amorosa (5´)
- Cos´e l´amore (2´)
- Giulietta mia (2´)
- Anália ingrata (4´)
- Conselhos (2´)
- Sonata Burrico de pau (mov. 4) (4´)
- Quem sabe (3´)

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 6º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951