1 | 2 | 3

Sinfônica faz concerto gratuito na Catedral Metropolitana no fim de semana

04/12/2021

Apresentação contará com a participação dos violinistas Adonhiran Reis,
Rommel Fernandes e Winston Ramalho. 


fonte: www.campinas.sp.gov.br

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas promove mais um concerto gratuito, nos dias 4 e 5 de dezembro,sábado e domingo, na Catedral Metropolitana de Campinas. No primeiro dia, o concerto será às 19h30 e, no segundo, às 11h45. A apresentação contará com a participação dos violinistas Adonhiran Reis, Rommel Fernandes e Winston Ramalho. 

No repertório, L' Estro Armonico (em português, 'A inspiração harmônica'), de Antonio Vivaldi. É uma coletânea de doze concertos (para um, dois e quatro violinos) escritos em 1711. Esse trabalho aumentou tremendamente a reputação de Vivaldi, que passou a ser reconhecido como Il Prete Rosso (O Padre Vermelho). O especialista em Vivaldi, Michael Talbot, indo mais longe, chega a dizer que as obras são “talvez a coleção mais influente da música instrumental de todo o século XVIII”.
 
Violinista Winston Ramalho
Um dos mais destacados violinistas brasileiros de sua geração. Foi orientado no Brasil e no exterior por renomados violinistas internacionais. Conquistou o  primeiro lugar em vários concursos nacionais e internacionais, entre eles o Jovens Instrumentistas do Brasil, I e II Concurso Paulo Bosísio, Concurso Jovens Solistas da Osesp, Prêmio Jovem Talento do Soroptimist International of the Americas, Prêmio do Público e Vencedor do Shell Competition for Young Musicians em Londres. Participou em concertos e recitais de câmara no Brasil e em países como Áustria, Alemanha, Hungria, Itália, Croácia, Bélgica, com renomados grupos e músicos, nacionais e internacionais. Também se apresentou como solista e camerista em consagradas salas de concerto como o Barbican Hall em Londres, Musikverein de Viena, Stefaniensaal em Graz, Teatro Guaíra em Curitiba e a Sala São Paulo. Foi solista de importantes orquestras do Brasil e do exterior como a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Orquestra de Câmara Tibor Varga (onde também atuou como spalla), London Schools Symphony Orchestra, Camerata Fukuda, Orquestra de Câmara de Curitiba, Orquestra Filarmônica UniCesumar,Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica de Sergipe sob a batuta de maestros como Tibor Varga, Diogo Pacheco, Felipe Prazeres, Guilherme Mannis, Alceo Bocchino, Martin Haselbock, Roberto Tibiriçá, Celso Antunes e Marcos Arakaki. Atualmente, leciona nos principais festivais do Brasil e América do Sul, e também é Spalla da Orquestra de Câmara de Curitiba e Camerata Antiqua de Curitiba.
 
Violinista Adonhiran Reis
Professor de violino na Unicamp, Adonhiran Reis iniciou-se no instrumento com Marie Christine Springuel e Paulo Bosisio, estudando posteriormente em Paris como bolsista da Fundação Vitae. Apresenta-se regularmente nos principais palcos e festivais do Brasil e em países como França, Alemanha e Tunísia, ao lado de artistas como Antonio Meneses, Bruno Giuranna e Hagai Shaham. Entre os anos de 2018 e 2020 foi professor de violino da UFMG. Em paralelo à docência, também é membro do Quarteto Carlos Gomes, com o qual lançou três discos pelo Selo SESC, apresentando obras de Nepomuceno, Levy, Gomes, Velásquez (prêmio Bravo! de melhor disco erudito do ano de 2018), além de um disco com Guinga. O Quarteto Carlos Gomes também mantém desde 2017 uma parceria com a Editora da Osesp, com a edição de partituras de obras brasileiras para a formação. Em 2019 publicou um livro sobre a prática de quartetos de cordas, e atualmente lidera um grupo de pesquisa no CNPq intitulado Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPInC).
 
Violinista Rommel Fernandes
É o Spalla em exercício da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e também faz parte do corpo docente da recém-fundada Academia da OFMG. Mantém intensa atividade como recitalista, músico de câmara e solista, tendo atuado frente a diversas orquestras incluindo a OFMG, a Osesp (como vencedor do concurso Jovens Solistas), Sinfônica de Campinas, Orquestra Unisinos, Orquestra Sesiminas Musicoop, Orquestra de Câmara da Unesp, Advent Chamber Orchestra e Northwestern University Chamber Orchestra. Doutor e Mestre em Música com "Honors" pela Northwestern University (EUA) na classe de violino de Gerardo Ribeiro, Rommel frequentou também o Lucerne Festival Academy (Suíça) e o Tanglewood Music Center (EUA). Foi músico convidado das sinfônicas de Boston e Chicago, colaborou com o grupo Fifth House Ensemble, fez parte do corpo docente da North Park University e foi membro da Chicago Civic Orchestra. Natural de Maria da Fé - MG, Rommel iniciou seus estudos musicais no Conservatório Estadual de Pouso Alegre e obteve o Bacharelado em Violino pelo Instituto de Artes da Unesp em São Paulo como aluno de Ayrton Pinto. Ele toca em um violino italiano de autor desconhecido, de fins do século 18, com um arco francês Nicolas Eury da década de 1810.
 

Rommel Fernandes
violino




Winston Ramalho,
violino


  Adonhiran Reis,
violino

serviço:
Concerto Orquestra Sinfônica de Campinas
Catedral Metropolitana de Campinas
Praça José Bonifácio, s/n – Centro – Campinas – SP
Dia 04 de dezembro - sáb - 19h30
Dia 05 de dezembro - dom - 11h45




 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951