1 | 2 | 3

Orquestra Sinfônica recebe partituras de convênio com o Governo Federal

14/12/2021

Lotes de 165 partituras musicais de várias obras e períodos da composição orquestral
enriquecem acervo e trabalho dos músicos.


São várias edições de partituras recebidas pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Crédito: Divulgação | fonte: www.campinas.sp.gov.br

 
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas recebeu lotes com 165 partituras completas por meio de um convênio assinado entre o Governo Federal e a Prefeitura. A partir de solicitação ao extinto Ministério da Cultura, o material foi comprado com recursos do Orçamento Geral da União.

Frutos de requerimento feito ao Ministério da Cultura em 2016, os recursos foram concedidos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), autarquia atualmente vinculada ao Ministério do Turismo. Para efetuar a aquisição do material cultural, o processo passou por várias tentativas e esforços de servidores e gestores pela importância da Orquestra no cenário nacional.
 
“A Sinfônica tem seu acervo de partituras, mas ter um acervo profissional é vital e importante para os músicos. Fico feliz em saber que a Orquestra fica com esse material novo e completo para as próximas temporadas”, disse o maestro Victor Hugo Toro.
 
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, para viabilizar a plena realização das suas atribuições como instituição cultural de grande porte, deve contar com um acervo de partituras próprio, abrangente, que seja formado pelas melhores edições disponíveis de obras representativas de mais de 400 anos de história da música orquestral.
 
“A boa manutenção e o acesso a este material fomentam o aperfeiçoamento profissional artístico, técnico, profissional e gerencial dos recursos humanos da área da cultura, mais especificamente os servidores públicos e músicos convidados que atuam junto à orquestra, e possibilita a realização de um repertório mais amplo e variado, contribuindo assim para a consolidação da excelência artística que deve caracterizar suas atividades”, segundo justificativa enviada pelo Município ao Ministério.
 
“Sendo a orquestra uma instituição municipal que deve ter sua gestão norteada pelos princípios da administração pública, justifica-se este investimento pela economia de recursos públicos gerada a longo prazo; pela presteza, perfeição e rendimento funcional que ele certamente acarretará; e pelos seus efeitos positivos na consolidação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas como um grupo sinfônico de grande porte, que zela pelo respeito ao seu patrimônio, à obra dos compositores e pela qualidade artística de suas atividades”, completa o documento.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951