1 | 2 | 3

Sala Carlos Gomes define-se como novo espaço cultural da cidade

10/12/2007

A Sala Carlos Gomes, ao longo deste ano, tem mostrado que a cultura, independente de suas manifestações artísticas, tem espaço assegurado em seu palco. Tem recebido projetos dos mais variados além de música de câmera, de orquestra e popular, também dança, teatro e corais.

Um dos projetos é o Clássicos em Cena – Série Música na Sala Carlos Gomes mostrou
um pouco de cada período musical com concertos que teve o professor Paulo Justis fazendo comentários bem elaborados com sofisticação e humor. O ouvinte teve participação ativa com perguntas sobre as obras, autores e instrumentos musicais.

O Clássicos em Cena encerra sua programação anual com a apresentação do Coral Os Canarinhos da Terra, no próximo domingo, dia 09 de dezembro a partir das 10h30.

O Coral de Pueri-Cantores “Os Canarinhos da Terra” foi fundado em 1996 e já realizou mais de 200 apresentações no Brasil e no exterior, inclusive na Itália, em apresentação ao papa João Paulo II.

O Coro é formado por 45 jovens, apresenta músicas seculares, sacras, populares e folclóricas. O repertório deste concerto é uma coletânea de músicas natalinas de diversas partes do mundo (América, Ucrânia, África e França), encenação do Auto de Natal As Alegrias de Nossa Senhora e coletânea de músicas natalinas brasileiras.


Canarinhos da Terra em Auto de Natal

A Associação Brasileira dos Artistas Líricos (ABAL) é uma constante presença na Sala Carlos Gomes realizando concertos quinzenalmente às sextas-feiras, com um público cativo e de grande apreço musical.

Sua programação, para finalizar em grande estilo, terá a presença do Maestro Carlos Fiorini no dia 07 com a Camerata Fiorini, e dia 19 excepcionalmente, o concerto será realizado numa quarta-feira com o espetáculo Natal de Todos os Cantos, com a presença de corais convidados e dos solistas do elenco da ABAL.
No dia 18 o grupo Camerata ARS Musicalis/Metrocamp se apresenta com músicos convidados, Clóvis Beltrani, trompete e Silas Lima, na harpa.
O horário é às 20 horas, com entrada grátis.

Teatro
Apesar de ser um espaço voltado à música, a Sala Carlos Gomes também abre espaço para grupos de teatro. Neste ano tivemos a apresentação da peça “A Última Gota”, o despertar da primavera. Em dezembro temos a estréia nacional do espetáculo Désir de Eduardo de Santhiago, que aborda a temática do desejo sob três diferentes prismas: o conceito de dicionário da palavra, os conceitos psicanalítico e lacaniano, e o conceito de “desejos de ordem superior” (desejos em relação aos desejos) do filósofo americano Harry Frankfurt.

O espetáculo, ambientado em um quarto, trafega pelos diversos movimentos de desejo presentes no desenrolar de um relacionamento afetivo, de forma não cronológica em relação ao tempo, mas cronológica em relação à psique.


Peça – O Despertar da Primavera


Peça – A Última Gota

No dia 12 de dezembro o Coral Coromim – O canto com alegria se apresenta às 20 horas. No repertório, um mix de gêneros e ritmos, bem de acordo com a cara do grupo: entram juntos na mesma receita musical temas indígenas, MPB, rock e "o que mais vier".

O Coromim, apesar de não ser um coro cênico, tem a preocupação de incorporar elementos cênicos, de dança e instrumentais em suas apresentações. "É uma maneira de quebrar o gelo e deixar a apresentação mais dinâmica e divertida", diz Coré Valente, regente do coro, professor de artes e com formação em dança. A apresentação pretende ser um encontro de amigos no palco e platéia.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951