1 | 2 | 3

Orquestra no domingo: Concha Acústica lotada, novo maestro e Fafá de Belém

18/07/2022

Concerto em comemoração aos 248 anos de Campinas reuniu mais de 5 mil e reafirmou o apreço dos campineiros pela sua Sinfônica
fonte: www.campinas.sp.gov.br

Mais de 5,5 mil pessoas foram ao concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em comemoração aos 248 anos da cidade, no final da tarde de domingo, dia 17. A apresentação, na Concha Acústica do Taquaral, marcou a estreia do novo regente titular e maestro Carlos Prazeres, e contou com a participação especial da cantora Fafá de Belém.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, cumprimentou o público, que lotou o espaço. Ela abriu o evento dizendo estar “muito feliz porque vocês vieram, porque esta festa é nossa, é da cidade, porque estamos celebrando os 248 anos de Campinas”. E acrescentou: “este concerto tem um sabor especial porque vamos apresentar para a cidade, oficialmente, o nosso novo regente titular e maestro, e ainda teremos uma convidada tão especial e amada, Fafá de Belém”.

Alexandra emocionou-se ao abrir o concerto junto aos músicos, no palco: “olhar vocês daqui é muito lindo, ver todos vocês com o coração voltado para essa Orquestra que é de vocês, nossa, da cidade”. Em seguida, explicou a chegada do novo maestro: “este era um momento muito esperado, quando anunciamos oficialmente que Carlos Prazeres será o regente que liderará a Orquestra para uma nova era, para estar perto de onde as pessoas querem e podem ouvi-la”.

E Alexandra finalizou, chamando Carlos Prazeres: “maestro, receba com o coração o carinho do povo campineiro”, convidando o regente para a primeira parte do concerto, que teve música brasileira clássica, e tcheca. Carlos Prazeres foi muito aplaudido pelo público e interagiu com a plateia a cada obra, explicando as composições e a participação dos músicos e dos instrumentos.

Prazeres recordou o maestro Benito Juarez, que regeu a Sinfônica por 25 anos, e pediu uma salva de palmas em memória a ele “que sempre serviu como farol para o meu trabalho”. O novo regente titular também saudou os seus antecessores e lembrou Carlos Gomes, que nasceu em Campinas e é o maior compositor de ópera do Brasil.

Estou muito feliz com este dia tão simbólico, de fazer o meu primeiro concerto com todo esse público aqui, lotando este espaço”, disse Carlos Prazeres que, na segunda parte do concerto, regeu com a Orquestra os sucessos de Fafá de Belém.

Presente para Campinas

Fafá de Belém agradeceu o convite por parte da Secretaria de Cultura e Turismo e de todos os envolvidos na realização do concerto, que foi um presente a Campinas. “Me sinto honrada em ter sido convidada para estar aqui neste palco maravilhoso comemorando os 248 anos junto com o maestro e com esta Orquestra”.

Estar em Campinas é muito bom”, afirmou Fafá. “Estive aqui quando Campinas completou 200 anos. Estava começando a minha carreira e fiz apresentações no Centro de Convivência e em outros teatros.”

A cantora, compositora e atriz brasileira separou para a apresentação em Campinas músicas consagradas do público. Entre outras, interpretou Ave Maria, Coração do Agreste, Foi assim, Memórias, Nuvem de lágrimas, Sob medida.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951