1 | 2 | 3

Sinfônica abre Temporada 2008 com Parcival Módolo

15/02/2008

O Lançamento da Temporada Oficial 2008 da Orquestra Sinfônica acontece no dia 01 de março, às 20 horas no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, com o concerto que tem a estréia do maestro Parcival Módolo como regente titular. 

O programa apresenta obras de compositores de renome no cenário nacional e internacional como, Aaron Copland, com a obra Fanfare for the Common Man; de John Rutter, Gloria, que tem a participação especial do Coral Universitário Mackenzie de São Paulo; de Ludwig Beethoven, Egmont, Abertura, op. 84 e do maestro campineiro Antônio Carlos Gomes, Abertura da ópera Fosca, e Abertura da ópera O Guarani.

As Obras

Os autores                                                                                                    

Aaron Copland

Compositor popular norte-americano nascido no Brooklyn, Nova York, considerado por muitos o maior compositor americano do século XX e que se tornou particularmente conhecido por trabalhos que refletiam vários aspectos da vida na América. De uma família de judeus russos, desde jovem mostrou talento para compositor e iniciou seus estudos musicais ainda na adolescência.

John Rutter

Seu texto, parte dos cinco movimentos do ordinário da missa - 2 movimentos - , geralmente leva os compositores a realizarem obras jubilantes exaltadas e com grande devoção. Esta peça foi apresentada pela primeira vez em maio de 1974 em Omanha, Nebraska, USA, regida pelo próprio compositor.

John Rutter baseou esta obra em cantos gregorianos associados com o texto. Dividiu-a em três movimentos, numa leve correspondência com estrutura tradicional de uma sinfonia (movimento rápido, lento e rápido).

O acompanhamento é caracterizado por instrumentação de metais, percurssão e órgão em uma combinação que, segundo o compositor, nos movimentos de início e fim, é feita uma celebração de júbilo ao Senhor, porém no movimento central é realizada uma instrumentação suave, tranquila e introspectiva.

Ludwig Van Beethoven

Nasceu no dia 17 dezembro de 1770 na cidade de Bonn, na Alemanha, à beira do Reno. Seu pai, Johann Van Beethoven, era músico. De ascendência holandesa, o músico Johann, que já havia perdido vários filhos, só tinha uma ambição: que seu filho Ludwig fosse um novo Mozart.

Desde pequeno fez o filho estudar música, a ponto de fazê-lo negligenciar outros estudos, apenas para poder exibí-lo como um novo prodígio na Europa, tal como Mozart anos antes. Para tanto, deixou o ensino musical do filho confiado ao professor Christian Gottlob Neefe, organista da corte de Bonn.

Carlos Gomes

Em 11 de julho de 1836 nasce, em Campinas, Carlos Gomes, filho de Manoel José Gomes e Fabiana Maria Jaguary Cardoso. Apelidado de Tonico, inicia os estudos musicais aos dez anos, sob a supervisão de seu pai. Durante a adolescência apresentava-se com seus irmãos na banda do pai em bailes e concertos. Neste período, já compõe músicas religiosas e modinhas.

Em 1854 compõe sua primeira missa - Missa de São Sebastião. Morre em 16 de setembro de 1896.

 

Saiba mais sobre as obras

Agenda - março

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951