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Sinfônica realiza concerto neste sábado com regente indicado na lista tríplice

22/10/2022

O maestro Alessandro Sangiorgi foi um dos candidatos indicados para a Sinfônica e é o primeiro a ser convidado para regê-la. 
O aclamado pianista Leonardo Hilsdorf também se apresenta.

fonte: www.campinas.sp.gov.br

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas apresenta neste sábado, dia 22 de outubro, às 20h, o Concerto Sinfônico Especial, com o maestro Alessandro Sangiorgi. Ele foi um dos candidatos indicados na lista tríplice para a regência e direção artística da Sinfônica e é o primeiro a ser chamado para regê-la como convidado, compartilhando os seus talentos artísticos realizados no Brasil e no exterior. Sangiorgi é diretor artístico e maestro titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina/OSUEL (Londrina/PR) e regente assistente do Theatro Municipal de São Paulo.

Os demais regentes indicados na lista tríplice da Orquestra Sinfônica Municipal serão convidados para reger concertos especiais ao longo da temporada. “O processo de seleção nos mostrou que todos os indicados são extremamente qualificados e que seja qual fosse, todos poderiam ter se tornado Regente Titular. Para nós, é muita alegria ter a oportunidade de trazê-los, como havíamos prometido, para reger a Sinfônica como nossos convidados especiais”, destacou a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli.

O concerto tem início com a Abertura da quinta ópera do campineiro Antonio Carlos Gomes (1836-1896), “Salvator Rosa”. Na sequência, será a vez do aclamado pianista Leonardo Hilsdorf interpretar o célebre Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, do compositor romântico norueguês Edvard Grieg (1843-1907). Uma peça brilhante, reflexiva, por vezes dramática e melancólica, revelando cores e movimentos da dança folclórica norueguesa.

Encerrando a noite, a "Suíte O Cavaleiro da Rosa”, de Richard Strauss. Com seleções de sua obra-prima – a ópera homônima – a música, que tem base predominantemente na valsa, tem pompa, delicadeza e sutileza, sendo considerada uma das obras mais deslumbrantes já escritas para a formação orquestral. Um programa imperdível!

O Concerto Sinfônico Especial será no Teatro Municipal Castro Mendes e os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.


Maestro Alessandro Sangiorgi  | crédito: divulgação

Nascido em Ferrara, Itália, formou-se em piano pelo Conservatório de Milão e especializou-se em composição e regência. Além de Itália e Brasil, regeu em países como Bélgica, Bulgária, Croácia, Holanda, Israel, Japão, República Checa, Eslováquia, Rússia, Sérvia e Suíça.

Pelos méritos artísticos realizados internacionalmente, foi agraciado pelo Presidente da Itália com o título de “Cavaliere dell’Ordine della Solidarietà”.

Iniciou seus trabalhos no Brasil em 1990, no Theatro Municipal de São Paulo, como Maestro Assistente e Maestro Residente, realizando apresentações de óperas, concertos sinfônicos e ballets. A partir de então, trabalhou com diversas orquestras nos quatro cantos do país, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pará, Rio Grande do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte e Goiás.


Leonardo Hilsdorf   | crédito: divulgação

Um dos principais expoentes da nova geração de pianistas brasileiros, Leonardo Hilsdorf vem se apresentando com sucesso no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Aclamado pela crítica especializada, sua performance foi saudada como ‘fenomenal’ (Fuldaer Zeitung) e ‘encantadora e magistral’ (L'Indépendant). Por dois anos, foi um dos seletos solistas em residência na Capela Musical Rainha Elizabeth da Bélgica, onde trabalhou sob os cuidados de Maria João Pires, sua atual mentora. Recebeu o primeiro prêmio em diversas competições internacionais na Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, México e Brasil.

Temporadas passadas incluíram aparições em renomadas casas de concerto e teatros ao redor do mundo, como Holanda, Bélgica, França, Alemanha, e Brasil, incluindo Sala São Paulo, Teatro Municipal do Rio de Janeiro e Sala Cecília Meirelles. Já se apresentou, entre outras, com a Orquestra Filarmônica da Radio France, Orquestra Royal de Wallonie (Bélgica), Sinfônica de Yucatán (México) e, no Brasil, junto à OSESP, Orquestra Sinfônica Brasileira e Filarmônica de Minas Gerais.

Leonardo é regularmente convidado a participar de festivais e masterclasses ao redor do mundo, e em 2014 foi entrevistado pela renomada revista francesa Pianiste, que também lançou um álbum com seu recital ao vivo na Salle Cortot de Paris. Em 2016 foi eleito o Jovem Talento do ano pela Revista Concerto.

Bacharel em Piano pela USP, concluiu seu mestrado em Performance no New England Conservatory de Boston. Além de um diploma de Concertista outorgado pela École Normale de Paris, Leonardo concluiu em 2018 um segundo mestrado em performance na escola de música de Colônia, Alemanha.

Atualmente reside em Lisboa onde, paralelamente à sua atividade artística e pedagógica, desenvolve uma tese de doutorado em Estudos da Cultura, conjuntamente na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade de Copenhague.

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Carlos Gomes (1836–1896)
Salvador Rosa, Sinfonia

Salvador Rosa é uma ópera de Carlos Gomes inspirada na vida do poeta italiano Salvador Rosa, e o pescador revolucionário napolitano, Masaniello. Outros sucessos do compositor já haviam sido estreadas e essa foi a sua quinta ópera, após A Noite do Castelo, Joana de Flandres, O Guarani e Fosca. Desde a primeira récita, houve uma receptividade muito positiva, fazendo dela uma das obras mais bem sucedidas de Carlos Gomes.

A Sinfonia possui um caráter de escrita tradicional. Em relação à escolha estética, nota-se que Carlos Gomes tentou encontrar um equilíbrio entre a música italiana e sua predileção por inovações. De acordo com ele, essa foi uma ópera com retrocesso estético, se comparada com a anterior, Fosca. O ouvite pode perceber que Gomes utiliza os recursos da orquestra com maestria: desde a diversidade dos instrumentos, o jogo com instrumentos solos e tocando em conjunto, diferenças de dinâmicas, melodias melódicas e dramáticas em contraste com motivos mais rítmicos. Esses são alguns pontos que conferem à Salvaor Rosa o reconhecimento que conquistou do público.

Edvard Grieg (1843–1907)
Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor, Op.16

Allegro molto moderato
Adagio
Allegro moderato molto e marcato

A influência de Schumann no concerto que ouvimos hoje é reconhecido por Krieg. A admiração que tinha pelo compositor refletiu-se em sua próprias composições. Durante suas férias na Dinamarca, compôs o Concerto para Piano e Orquestra em Lá Menor. Foi um compositor importante no movimento nacionalista e de valorização de músicas tradicionais. Utilizava esses materiais da cultura norueguesa como disparadores para sua expressividade romântica.

A abertura do Concerto é marcante: o rufar do tímpano seguido da entrada do piano é facilmente associado à obra de Grieg. O allegro molto moderato apresenta um primeiro tema fácil de guardarmos e que reaparece em todo o movimento. O Adagio que segue é tranquilo, repleto de melodias expressivas e de diálogos entre os instrumentos da orquestra e o piano, além de valorizar os solos do piano. O Allegro moderato molto e marcato inicia-se com um ritmo baseado em uma dança norueguesa chamada halling. Nela, o dançarino é exigido de grande força e destreza.

Richard Strauss (1864–1949)
Der Rosenkavalier, Suíte, TrV 227d (O Cavaleiro da Rosa)

Prelúdio
A apresentação da rosa prateada
Valsa do Barão Ochs
“É um sonho”
Valsa

Strauss teve uma formação musical precoce. Seu pai, trompista principal da orquestra da corte de Munique, proporcionou um ambiente musical para o filho. Quando adulto, foi um famoso maestro, estando a frente de importantes orquestras no mundo. Suas composições o colocam como um dos mais famosos criadores de música pós-romântica. É conhecido pelo uso massivo da orquestra e pelos poemas sinfônicos.

Der Rosenkavalier é uma ópera de três atos que foi estreada em 1911, em Dresdem, Alemanha. O sucesso foi imediato e o público. Nessa época, já era conhecido por outras composições. Na plateia, contou com artistas importantes: Mahler, Schoenberg e Puccini. O obra se inicia com uma energia contagiante, e a orquestra tocando em um tutti envolvente. Em seguida, o contraste de instrumentos menos sonoros nos leva em um momento mágico, reflexo da habilidade de Strauss na escrita de poemas sinfônicos. Por todos os movimentos, que se ligam em um fio contínuo, episódios podem ser criados pelo ouvinte de forma descritiva. A valsa, típica da Áustria, é presente em toda a obra.

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Concerto Sinfônico Especial
Regente: Alessandro Sangiorgi
Solista: Leonardo Hilsdorf (Piano)

Carlos Gomes - Abertura da ópera “Salvator Rosa”
Edvard Grieg - Concerto para Piano em Lá Menor, Op.16
Richard Strauss - Der Rosenkavalier Suite, Op. 59

Serviço:
Concerto Sinfônico Especial
Data: sábado, dia 22/10
Horário: 20h
Local: Teatro Castro Mendes
Ingressos à venda em:

 


Valores:

R$ 20,00 (inteira)
R$ 10,00 (meia-entrada)

 

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