1 | 2 | 3

Sinfônica apresenta primeiro concerto oficial da temporada 2008 neste fim de semana

10/03/2008

13/03/2008, 12:30
Autor: Natália Peloggia

Sob a regência do suíço Karl Martin, maestro convidado, o primeiro concerto oficial da temporada 2008 da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas será realizado neste final de semana, dias 15 e 16 de março, no teatro do Centro de Convivência Cultural (confira horários abaixo). A apresentação terá obras de compositores importantes do século XIX e que são alusivos à Páscoa, já que a tradição católica comemora a data no próximo domingo, dia 23 de março.

As peças são: "Música Instrumental sobre as Últimas sete palavras de Cristo", de Franz Joseph Haydn; "Coral Christ Lag in Todesbanden", de Bach-Stokowsy, "Sicut erat in principio", para orquestra, de Harru Crowl e, por último, a abertura de "A Grande Páscoa Russa", de N. Rimski-Korksakow.

O concerto de lançamento da Temporada 2008 foi realizado no dia 1º de Março, que marcou também a estréia do maestro Parcival Módolo como regente-titular da Sinfônica. Módolo, juntamente com o diretor da Orquestra, Arthur Achilles, são os responsáveis pela elaboração dos programas da temporada de concertos, que, em 2008, somam 40 apresentações oficiais.

"A escolha do repertório é feita sempre pensando no público. Nosso ideal é que os espectadores sempre saiam da apresentação com vontade de voltar para assistir outros concertos", ressalta Módolo, que tem uma ótima expectativa para esta temporada. "Tudo caminha para que dê certo. Estamos uma excelente fase, na qual conseguimos juntar uma equipe competente com músicos entusiasmados", declara o maestro.

 

O concerto

 As Obras

A apresentação deste final de semana começa com a peça "Música Instrumental sobre as sete últimas palavras de Cristo", do austríaco Joseph Haydn. A obra é uma reflexão comentada sobre a Paixão e a Morte de Jesus Cristo, expressada somente em música instrumental e na qual o texto fica apenas sugerido, com características consolatória e meditativa. Foi composta em sete adágios de dez minutos que se sucedem uns aos outros.

Em seguida, a Sinfônica toca "Christ lag in Todesbanden", da Cantata da Páscoa, obra do alemão Johann Sebastian Bach, escrita originalmente para a Páscoa de 1.707 em coro misto (soprano, contralto, tenor e baixo), dois violinos, duas violas e baixo contínuo e dividida em oito partes, sendo esta a segunda, após a Sinfonia. O arranjo para orquestra foi feito pelo inglês Leopold Stokowski, que transformou a Orquestra da Filadélfia numa das mais importantes do mundo, popularizando a música erudita nos Estados Unidos.

Obra do mineiro Harry Crowl, a terceira peça deste concerto da Sinfônica é "Sicut erat in principio", que trata sobre a criação do mundo. Dividida em quatro momentos que são executados sem interrupção, esta obra é como um ensaio sobre a criação, onde cada uma das partes é alusiva a um dos momentos da existência mítica do mundo: vazio, caos, reorganização e futuro desconhecido.

A abertura de "A Grande Páscoa Russa", do alemão Nicolai Rimski-Korsakov, é a última peça a ser executada pela Sinfônica de Campinas no concerto desta semana. A ópera é baseada em temas da tradição musical da Igreja Ortodoxa Russa e foi escrita em 1868, fechando a trilogia formada por Capriccio espagnol e Scheherazade. Na obra, o objetivo do autor é expressar em sua música o lado das lendas do Sábado de Aleluia, que representa uma transição da noite escura e misteriosa para festividade religiosa do Domingo de Páscoa, com diversas citações bíblicas no decorrer da peça.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951