1 | 2 | 3

A Orquestra brilhando por Campinas

19/03/2008

 

ARTHUR
ACHILLES

O lançamento de programação 2008 da Orquestra Sinfônica de Campinas foi um espetáculo brilhante. O amadurecimento e o envolvimento de todos os músicos, bem como sob os auspícios do maestro Parcival Módolo mostraram o quanto nossa orquestra cresceu.

Literalmente abrimos as portas, cedendo os corredores e os degraus do Centro de Convivência a um público ávido por um grande espetáculo, lotando a casa não apenas fisica, mas emocionalmente, aplaudindo e ovacionando o primeiro espetáculo do ano.

Hoje, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas ganha com três maestros — Karl Martin, Parcival Modolo e Carlos Fiorini —, demonstrando que a atual Administração, juntamente com alguns imperdíveis parceiros, opera a cultura com o espírito público que coloca a Orquestra como uma das três melhores do Brasil.

Vivemos em um País onde a Cultura não é prioridade na maioria dos seus Estados. Aqui em São Paulo, especificamente na cidade de Campinas, a Prefeitura Municipal, através do prefeito Dr. Hélio de Oliveira Santos, vem realizando um trabalho que demonstra claramente que a educação e a cultura também são prioridades no seu governo, pela importância no resgate das pessoas e na inclusão social.

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é considerada um dos maiores bens culturais, não só de Campinas, mas da Região Metropolitana e do Brasil. Durante os seus 43 anos de existência, vem desenvolvendo atividades culturais para todas as camadas sociais, através dos seus concertos oficiais, populares e didáticos. Para viabilizar todos esses projetos, a Orquestra conta com o patrocínio da Sanasa, Bosch, Instituto Robert Bosch, Petrobras, Comgás, Ministério da Cultura e de importantes apoiadores. Sem esse empenho, não teríamos realizado as gravações em CD, os nossos concertos e a primeira viagem internacional.

Na nossa temporada de 2008, demonstramos claramente a importância de nossos patrocinadores e apoiadores com a realização de uma turnê por sete capitais do Nordeste; 40 concertos oficiais; oito populares; 24 concertos didáticos; e, do maestro Carlos Gomes, a ópera Condor em forma de cortina lírica. Isso sem contar a gravação em DVD da Missa Nossa Senhora da Conceição e o Concurso de Canto Carlos Gomes, no qual vamos homenagear a grande cantora lírica Niza de Castro Tank.

A Orquestra vai, também, executar obras dos compositores Raul do Valle, Marco Padilha, Harry Crowl e, com o coral Meninos Cantores de Campinas, apresentar a Missa de Glória, de Giacomo Puccini.

Será uma temporada desafiadora para a nossa Sinfônica de Campinas, com grandes obras, magníficos solistas e maestros.

Que venham tantos outros patrocinadores e apoiadores que queiram investir na cultura da nossa cidade, em especial a Sanasa, por tudo o que ela vem fazendo pela cultura local.

·  Arthur Achilles é violinista e diretor da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951