1 | 2 | 3 | 4

Orquestra de Campinas apresenta neste sábado concerto Sinfonia Celeste

06/05/2023

fonte: www.campinas.sp.gov.br
Apresentação no Teatro Castro Mendes reúne obras de Mahler, Krieger e Bruch com regência do maestro alemão Knut Andreas



A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza o concerto “Sinfonia Celeste” neste sábado, 6 de maio, às 20h, sob regência do maestro convidado Knut Andreas, no Teatro Municipal Castro Mendes. Os ingressos estão à venda pelo site do Teatro Castro Mendes e na bilheteria, de quarta a sábado, das 16h às 21h.

O concerto marca o início do Ciclo Mahler e do Selo Edino Eterno, que estarão presentes durante toda a temporada 2023 da orquestra. Ciclo Mahler refere-se à execução pela OSMC das sinfonias do compositor Gustav Mahler e Selo Edino Eterno é uma homenagem ao compositor Edino Krieger, falecido recentemente, que foi um dos melhores compositores brasileiros de música erudita nos séculos 20 e 21.
 
A peça “Estro Armônico”, de Edino Krieger, abre o concerto, homenageando o compositor brasileiro falecido em dezembro do último ano. Em seguida, o violoncelista israelense Micha Haran sobe ao palco para a execução de Kol Nidrei, de Max Bruch. Ambas as obras preparam o ambiente para a peça central da noite, que dá nome ao concerto, a Sinfonia No. 4 em Sol Maior, de Gustav Mahler.
 
Composta entre 1899 e 1900 pelo compositor alemão, sua quarta sinfonia é dividida em quatro movimentos, sendo o último, presenteado com um belíssimo solo vocal, nesta ocasião, interpretado pela renomada soprano Rosana Lamosa. O poema “A Vida Celestial”, do livro “A Trompa Mágica do Menino”, uma coleção de poesia folclórica alemã anônima, atraiu Mahler pela simplicidade e ingenuidade da poesia popular, que ele sentia estar mais próxima da natureza do que os versos mais literários.
 
Knut Andreas | regente
 
Destaque em palcos brasileiros e europeus, Knut Andreas é regente titular e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Piracicaba e da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam (Alemanha), além de regente titular da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim.
 
Estudou educação musical, musicologia, regência e fagote nas Universidades de Potsdam, Leipzig e de Munique. Com a OSCMP, criou programas de educação musical para crianças e jovens e também elaborou projeto de concertos voltados para pessoas idosas que vivem em asilos, com o objetivo de conectar o público de qualquer idade à música erudita. Há oito anos desenvolve o projeto de intercâmbio cultural “Brandenburgo-Brasil”.
 
Como regente convidado, Knut Andreas tem atuado em diversas orquestras na Alemanha, Países Baixos, Eslovénia e Áustria. No Brasil, trabalhou com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica da Unicamp, Orquestra Sinfônica de Americana, Orquestra de Câmara OPUS Belo Horizonte, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e em projetos socioculturais e educacionais.
 
Em 2018 lançou um álbum com obras contemporâneas para trompete e orquestra de compositores brasileiros e brandemburgueses gravado em Campinas com a Orquestra da Unicamp e Paulo Ronqui (trompete). Na Universidade de Ciências Aplicadas de Potsdam, atua como professor honorário de História da Música e Gestão Musical.
 
Rosana Lamosa | soprano
 
A carioca Rosana Lamosa é uma das mais importantes sopranos brasileiras, sendo reconhecida pela crítica e meio cultural, que lhe agraciaram com os Prêmios APCA (1996), Carlos Gomes (1998 e 2002) e a Ordem do Ipiranga (2010) no grau de Comendadeira.
 
Em sua carreira destacam-se os papéis de Manon, Melisande, Mimi, Violetta, Juliette, Marie (Fille du Regiment), Lucia de Lammermoor, Norina, Gilda, Rosalinde, Anne Truelove, Nannetta, Hanna Glavari, Micaela, Lucy e Condessa, tendo participado da primeira produção brasileira de O Anel do Nibelungo, de Wagner.
 
Sua discografia inclui a ópera Jupyra com a OSESP, Bachianas Brasileiras com a Nashville Symphony Orchestra, Canções de Amor como o pianista Marceo Bratke e a Missa de Nossa Senhora da Conceição com a OSB.
 
Rosana participa da Oficina de Música de Curitiba desde 2018 como concertista e professora. Em 2020 coordenou a área de canto do Festival FIMUCA, o primeiro festival virtual de música erudita do Brasil. É doutora em Performance Musical pela UNESP, onde atualmente leciona.
 
Micha Haran | violoncelo
 
Principal violoncelista da Orquestra Filarmônica de Israel por mais de três décadas, foi solista de concertos sob a regência dos renomados maestros Zubin Mehta, Leonard Bernstein, Aldo Ceccato, Daniel Oren e Christoph Eschenbach. Atuou em recitais de música de câmara junto dos renomados músicos Itzhak Perlman, Emanuel Ax, Pnina Salzman, Sergiu Luca e Alexander Fiorillo. 
 
Premiado internacionalmente, estão entre seus títulos: Prêmio pela Melhor Performance de Bach (Nova York, 1968), Prêmio Concert Artists e Primeiro Prêmio para Violoncelo (Paris National Conservatory 1964 Competition). 
 
Atuou como solista junto à Orquestra Filarmônica de Israel, Filarmônica da Filadélfia, Sinfônica de Pittsburgh, Orquestra Nacional do México e Orquestra de Santa Cecília (Roma). Gravou música israelense, francesa, trios de Schumann e música Barroca. 
 
Atualmente, Micha Haran segue em turnê internacional junto do Maestro Ricardo Calderoni e integra o Duo Calderoni-Haran, apresentando obras de Fauré a Villa-Lobos.
 
  

 sssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

 

Serviço
Concerto “Sinfonia Celeste”
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Data: sábado, 6 de maio
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Castro Mendes.

Estacionamento gratuito na Estação Cultura:
Rua Francisco Teodoro, 1050 - Vila Industrial

 

 
Ingressos no site do Teatro Castro Mendes (teatrocastromendes.com.br)
e na bilheteria, de quarta a sábado, das 16h às 21h.

 

T e m p o r a d a   2 0 2 3  |  S é r i e s,    S e l o s   &   C i c l o s

 


Os Ciclos

Os Selos

As Séries

 Séries, Selos &
Ciclos

  



 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951