1 | 2 | 3 | 4

Temporada agitada e renovação marcam 95 anos da Orquestra Sinfônica de Campinas

16/03/2024

fonte: www.campinas.sp.gov.br
Primeiro concerto do ano será já neste sábado, 16, às 20h, no Teatro Castro Mendes, com entrada gratuita

  



O prefeito Dário Saad em entrevista durante o lançamento da temporada 2024 da Sinfônica

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas prepara uma grande temporada artística para 2024. A abertura será neste sábado, 16 de março, com um concerto gratuito, às 20h, no Teatro Municipal Castro Mendes. Os músicos, o maestro Carlos Prazeres e o violonista clássico Pablo Sáinz Villegas prometem uma apresentação de tirar o fôlego. A retirada de ingressos será no dia do concerto e na bilheteria do teatro com duas horas de antecedência, até a lotação máxima da sala.

A temporada será especial por um outro motivo: neste ano, a Sinfônica de Campinas completa 95 anos de história, um marco importante para um patrimônio cultural e artístico da cidade.

A programação da temporada para 2024 foi anunciada nesta quinta-feira, 14 de março, com a presença do prefeito de Campinas, Dário Saadi, que parabenizou a todos pelos 95 anos e pela temporada 2024, que faz parte das comemorações dos 250 anos do município. "Este ano é especial: 250 anos de Campinas, 95 anos da orquestra, que é patrimônio da cidade, do Brasil e do mundo. Eu parabenizo por todo este trabalho histórico de 95 anos e pelo futuro que estamos tentando desenhar com a contratação de novos músicos. É um orgulho ter uma orquestra cumprindo seu papel de levar não somente música clássica e também o de levar cultura musical à população por meio das suas apresentações", disse Dário.

A secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, disse que a Sinfônica é "uma jovem senhora de 95 anos que está sendo talhada para o futuro da nossa cidade de 250 anos". Ela apresentou a trajetória da Orquestra, do passado aos dias atuais com o concurso dos músicos, após 13 anos da última contratação. "Desde 1929 a Orquestra nunca esteve tão dinâmica e atual como agora recebendo esses novos músicos".

Alexandra também destacou o apoio relevante da Sanasa e demais parceiros e patrocinadores. O presidente da Sanasa, Manuelito Pereira Magalhães Júnior, destacou que a parceria é uma soma de essenciais: a essencialidade da distribuição de água e saneamento para as pessoas e também a essencialidade da cultura.

1º Concerto e a Temporada 2024

O maestro Carlos Prazeres falou sobre a temporada 2024 e sobre o primeiro concerto, que terá como convidado Pablo Villegas, o melhor violinista do mundo na atualidade. "A população pode esperar uma temporada visceral, onde ela vai se emocionar cada vez que entrar em um concerto. A gente pensou em cada concerto com este conceito de aproximação (com o público)", disse.

Segundo o maestro, faz parte deste novo momento da Sinfônica, após a pandemia de covid-19, resgatar o público e conquistar novos espectadores por meio de concertos vibrantes. O primeiro promete emocionar o público. O programa terá Carlos Gomes - Sonata para Cordas em Ré maior; Gabriel Fauré - Pelléas et Mélisande, op.80 e Joaquim Rodrigo - Concerto de Aranjuez.


O violonista Pablo Villegas participará do concerto de estreia

Quebra Nozes, Sandra Sá e Chico César

A temporada 2024 começa nesta sábado, 16, e termina dia 14 de dezembro com o tradicional Concerto Especial de Natal, que este ano será o Ballet Quebra Nozes. Para o ano todo estão previstos 40 concertos. No ano de 2023, foram 39 concertos atraindo um público de 50.782 pessoas.

Nesta temporada, o público terá muitas opções de programas gratuitos. Os destaques são: concerto do Dia das Mães com a cantora Sandra Sá, em maio; concerto Especial Aniversário de 250 anos de Campinas, em julho; concerto Especial no Teatro Municipal de São Paulo, em agosto; concerto Especial para Crianças, em outubro (Game Concert); concerto Especial do Mês da Consciência Negra com o cantor Chico César em novembro, entre outros.

O diretor da Sinfônica, Wanilton Mahfuz, acrescentou que a Orquestra vai continuar aproximando as pessoas da música de concerto, levando uma linguagem diferente e com a missão de semear a cultura nos mais diversos lugares de Campinas e na região.

A Orquestra realiza concertos especiais e didáticos no Teatro Castro Mendes e também concertos externos como na Concha Acústica e na Estação Cultura e igrejas. Em 2022 e 2023, a Orquestra se apresentou nos distritos do Ouro Verde e Campo Grande. "Queremos agradecer a toda a comunidade campineira que nos acolhe e nos dá o suporte nesses 95 anos".

O músico Mário Marques, da Associação dos Músicos da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, e a violinista Gláucia Pinotti participaram da apresentação e também servidores da Secretaria de Cultura, convidados e imprensa. "Hoje é um dia histórico", disse Marques citando o concurso para a contratação de novos músicos que está chegando na fase final e também o anúncio da nova temporada. Para ele "a Orquestra e os músicos vão ganhar muito com a temporada de 2024 e o concurso que fará a Sinfônica renovada".

Novo site

A programação dos concertos deste ano estarão no novo site da Orquestra, que também está sendo lançado para esta temporada. O link é https://portal.campinas.sp.gov.br/sites/sinfonica.

Sobre os 95 anos

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas foi a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira fora de capital de Estado. Documentos de 1929 comprovam que a Sinfônica de Campinas foi criada, formalmente, em 6 de outubro daquele ano, como Associação Symphonica Campineira.

Esses dados comprovam que a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é uma das mais antigas do País em atividade, se não a mais antiga. O concerto de estreia foi apresentado no dia 15 de novembro de 1929, sob regência do maestro Salvador Bove. Desde então, a orquestra encanta o público com obras de grandes compositores e privilegia o trabalho de artistas regionais.

Em 29 de dezembro de 1965 foi aprovada a Lei no. 3.421, que determinou que a Orquestra passasse a ser mantida pela Prefeitura de Campinas. 

 Selo: Sinfônica 95 anos

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas foi a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira fora de capital de Estado. Documentos de 1929 vieram à tona em outubro de 2014, e comprovam que a Sinfônica de Campinas foi criada, formalmente, em 6 de outubro daquele ano, como Associação Symphonica Campineira. Acompanhe as novidades deste ano de celebração clicando na imagem acima.

Selo: 250 Anos

Esta ação integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. Até o dia 14 de julho de 2024 a Prefeitura anunciará 250 realizações, uma por dia, em todas as áreas, para oferecer mais qualidade de vida para cerca de 1,1 milhão de habitantes que vivem na cidade, além de quem vem para trabalhar e passear. 

 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951