1 | 2 | 3

Concerto Oficial: 26 e 27 de abril [homenagem ao Maestro José Pedro de Sant’Anna Gomes]

25/04/2008

Maestro Sant’Anna Gomes é homenageado pela Sinfônica

25/04/2008, 08:50
Autor: Natália Peloggia

Irmão de Carlos Gomes e importante colaborador para o desenvolvimento da música erudita em Campinas, o maestro José Pedro Sant’Anna Gomes será homenageado no concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas neste sábado e domingo, dias 26 e 27 de abril, lembrando os 100 anos de seu falecimento.

Sob regência de Roberto Duarte, a apresentação da Sinfônica será dedicada toda ao maestro e irá trazer duas obras de Sant’Anna Gomes na programação: "Ave Maris Stella" - que contará com a participação da solista Niza Tank e do violinista Aramis Rocha – e "Saudade".

Segundo um estudo da pesquisadora Lenita Waldige Mendes Nogueira, Sant’Anna desenvolveu intensa atividade artística como compositor, regente, instrumentista, professor e empresário. Exerceu por muito tempo a regência da Orquestra do Teatro São Carlos em Campinas, onde se apresentavam diversas companhias de ópera, em especial as italianas, que não tinham orquestra própria e trabalhavam com a do teatro. Foi também empresário de uma Companhia de Zarzuelas Espanholas, gênero muito em voga no Brasil durante o século XIX, mas não há registro de que tenha se dedicado ao gênero como compositor. Os manuscritos do maestro estão preservados no Museu Carlos Gomes.

A programação deste final de semana também inclui outros autores brasileiros.

Confira:

  • "Visões Brasileiras", em homenagem a Villa-Lobos, de Raul do Valle, especializado em música eletroacústica e ganhador de vários prêmios, no Brasil e no mundo. É Doutor em Artes pela UNICAMP e Professor Titular no Departamento de Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • "Museu da Inconfidência (entrada)"; "Cadeira de Arruar"; Panteão dos Inconfidentes" e "Restos de um Reinado Negro", de César Guerra Peixe. Guerra Peixe compôs trilhas para os filmes "Terra é sempre terra" e "O canto do mar" e foi premiado em 1953 como melhor autor de música de cinema. Também realizou trabalhos no campo da música popular brasileira, fazendo arranjos sinfônicos para músicas de Chico Buarque, Luiz Gonzaga e Tom Jobim.

Intervalo

  • "Ave Maris Stella – ária O Pregador", de Sant’Anna Gomes com a participação especial da soprano Niza de Castro Tank e do violinista Aramis Rocha.
  • "Choro nº 6", do compositor Heitor Villa-Lobos. Com as Bachianas Brasileiras, cuja origem remonta às suas peregrinações pelo interior do país, quando constatou a semelhança de modulações e contracantos do nosso folclore com a música de Bach, Villa-Lobos caracterizou-se como um dos maiores músicos do nosso tempo. Em todo o mundo "As Bachianas" é sua obra mais famosa.

 

Serviço

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951