1 | 2 | 3

Mais de 500 alunos prestigiam o Concerto Didático no Centro de Convivência Cultural

05/06/2008

03/06/2008, 15:23
Autor: Thiago Rovêdo

Ocupando praticamente todas as cadeiras do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, cerca de 530 alunos - das redes municipal, estadual e particular de seis escolas - puderam acompanhar mais uma apresentação do projeto "Concerto Didático", na manhã desta terça-feira, dia 3 de junho.

A palestra é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura e tem por objetivo apresentar aos estudantes o mundo da música de concerto, explicando como funciona cada instrumento e ministrando uma aula sobre os autores apresentados por meio das músicas executadas.

"Estamos aqui para apresentar todas as facetas deste estilo de música. Mostramos os instrumentos de sopro, cordas e percussão, como cada um se encaixa na música e, no final, como é montada e ensaiada uma grande orquestra", explicou o maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Parcival Módolo, que é regente há mais de 35 anos.

Módolo afirmou que o mais interessante é ver como as crianças e adolescentes conhecem este tipo de música. "Quando fazemos alguma citação de música famosa, eles até tentam acompanhar a orquestra cantando. Isto é incrível, pois pode servir de porta de entrada para os mais curiosos e até mesmo para quem sempre teve vontade de fazer parte de uma orquestra", contou.

O interesse dos alunos ficou muito claro durante toda a apresentação, pois todas as músicas eram acompanhadas com palmas e até cantorias. "É a primeira vez que assisto uma orquestra e achei muito legal. Não imaginava que tivesse tantos instrumentos. Seria muito legal poder aprender a tocar alguns deles", disse a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Padre Francisco Silva, Vanessa Cristina Foratto.

Incentivo Musical

O "Concerto Didático" visa inserir os alunos no mundo da música. Ele faz parte do programa Arte e Movimento, que engloba projetos culturais e esportivos desenvolvidos na rede municipal de ensino. A coordenadora do projeto, Neiva Toledo, acredita que este tipo de evento vai ajudar o jovem a entender melhor o quanto a música, seja o estilo ou a forma como é passada, pode colaborar na formação do próprio currículo.

"Para os adolescentes, uma das maneiras mais fáceis de fazer com que se interessem por aprender é a música. Ensinamos todas as famílias de instrumentos e, aqui, eles entendem como os mesmo podem ser utilizados. Alguns alunos e professores já disseram que o interesse é grande e que foi uma ótima idéia essa forma de apresentação", explicou Toledo.

O secretário de Educação, Graciliano de Oliveira Neto, acompanhou o Concerto Didático e se encantou com o encontro dos alunos com os acordes musicais. "A música é bela, e deveria ser incluídas nas escolas, como era antigamente. Ela não só desenvolve o gosto e apresenta novos talentos, como também estimula o cérebro das crianças a trabalhar melhor", comentou.

De acordo com Neiva, aproximadamente 12 mil crianças de todas as 39 escolas de ensino fundamental regular deverão assistir às palestras, que ocorrem no Centro de Convivência Cultural. As visitas começaram no mês de abril e vão até novembro.

Desde o início do projeto, nove grupos já participaram do "Concerto Didático". As escolas que participaram da palestra nesta terça-feira foram: Emef Leonor Savi Chaib, Emef Maria Luiza Pompeo de Camargo, Emef Violeta Dória Lins, Emef Padre Francisco Silva, Escola Estadual Carlos Gomes e Colégio Salesiano São José.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951