1 | 2 | 3 | 4

Concerto didático reuniu 400 estudantes no Convivência

31/05/2006

30/05/2006, 14:22
Autor: Alberto Dini

Um concerto didático apresentado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) reuniu cerca de 400 estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino. O evento é o primeiro dentro do projeto “Concertos de Formação de Público”, e foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 30 de maio, no Teatro Luiz Otávio Burnier, no Centro de Convivência Cultural (CCC).

Estiveram presentes estudantes da Escola Amarelinho, EMEF Vicente Rao e Escola Estadual DIC I, que agendaram previamente suas participações. A próxima apresentação didática acontecerá no dia 30 de outubro.

Foram executadas três músicas: Guia Orquestral Para Jovens, de Benjamin Britten; introdução ao 3° ato da ópera Lo Hengrin, de Richard Wagner; e a abertura da ópera As Bodas de Fígaro, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Com o auxílio de uma narradora, primeiro os estudantes aprenderam que o conjunto da orquestra está dividido em quatro grupos principais: cordas, madeiras, metais e percussão, cada um com um conjunto específico de instrumentos.

Primeiramente, a orquestra tocou em conjunto. Depois, cada grupo se apresentou separadamente e, por fim, dentro de cada grupo cada instrumento foi apresentado isoladamente. No total, o concerto didático durou cerca de 40 minutos.

O prefeito Hélio de Oliveira Santos, acompanhado do secretário interino de Cultura, Esportes e Lazer, Francisco de Lagos, esteve presente à abertura do concerto didático. Antes do início da apresentação, dirigindo-se aos alunos, Dr. Hélio parabenizou os integrantes da OSMC pela iniciativa de explicar aos estudantes o funcionamento do conjunto. “A música ajuda a construir caminhos para a paz e a fraternidade. Tenho certeza que este evento ficará gravado para sempre em suas mentes e em suas almas”, disse o prefeito aos estudantes.

Projeto

“O objetivo deste projeto é desmistificar o tipo de música que a Sinfônica faz, mostrando às crianças como é o funcionamento de uma orquestra. Como se trata de um concerto de formação de público, ele é conduzido de forma didática”, afirmou o diretor da Sinfônica, Arthur Achilles.

Para Arthur, a faixa etária média de 10 anos dos estudantes presentes também ajuda a contribuir para o sucesso do projeto. “É a faixa etária adequada para receber esse tipo de informação, porque eles estão muito curiosos. Como eles captam bem essas informações, pode ser que estejam aqui presentes alguns dos futuros músicos de nossa orquestra”, disse Arthur.

“Na realidade, estamos abrindo a Orquestra Sinfônica e mostrando como ela funciona por dentro. Com a ajuda da narradora, cada instrumento é esmiuçado e detalhada sua contribuição para o todo”, afirmou o regente titular da OSMC, Carlos Fiorini.

Segundo Fiorini, as três músicas escolhidas para o evento são consideradas as mais adequadas para a formação de futuros apreciadores de música. O Guia Orquestral para Jovens permite que a execução de cada instrumento seja feita de forma a destacá-lo dentro do conjunto. “É um universo que estes estudantes não conhecem, por isso o concerto será didático e de curta direção”, observou Fiorini.

Opiniões

Amanda Gasparin de Lima e Maura Ghirello Prada têm 10 anos de idade e estudam na 4ª série da Escola Amarelinho. Amanda nunca havia assistido uma apresentação da Sinfônica e desconhecia o que era música erudita. “Mas estou achando tudo muito legal”, avaliou Amanda.

Maura já assistiu uma apresentação da Sinfônica há cerca de dois anos, acompanhada de uma tia. Segundo ela, “foi legal, mas demorou muito”. Ela gostou da oportunidade de participar do concerto desta terça-feira: “Eu nunca tinha visto a orquestra tão de perto”.

Iniciativa

Neide Caruso Rebolla, professora da EMEF Vicente Rao, veio acompanhando um grupo de alunos e disse aplaudir a iniciativa da OSMC em promover concertos dessa natureza voltados para os estudantes. “Eu amo música e procuro passar isso para os alunos. Música é fundamental, e por isso é tão importante que os alunos conheçam os instrumentos e o papel que cada um desempenha dentro da orquestra. É ainda mais importante pois ajuda a desenvolver o gosto pela música erudita, que não tem espaços nas programações das televisões e das rádios”, avaliou.

Como agendar

As escolas de Campinas que estiveram interessadas em participar do projeto “Concertos de Formação de Público” podem entrar em contato com a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas pelo e-mail contato@osmc.com.br ou pelo telefone (19) 3237-2730.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951