1 | 2 | 3

Gomes e Verdi, um raro encontro

16/09/2008


A Sinfônica de Campinas executa no início da primavera obras de dois grandes compositores contemporâneos. O mais ilustre maestro brasileiro e maior compositor de óperas das Américas do século 19, o campineiro Antonio Carlos Gomes e Giuseppe Verdi um dos mais ilustres compositores italianos.

Apesar de que ao contrário de Verdi, Gomes hoje seja pouco conhecido mundialmente, ele com sua juventude e garra consegue obter sucesso com sua obra Il Guarany, cerca de três décadas após Verdi ter feito sua estréia. Gomes foi no período de 1870 o compositor mais representado no Scala de Milão, depois de Verdi.

Considerando o fato de Carlos Gomes ter recém chegado à Itália e vindo de um país sem tradição musical reconhecida, ainda introduz na ópera italiana elementos que a enriqueceram e teve seus seguidores. Pesquisas sobre sua obra apontam que Gomes cria novas escalas cromáticas, se utiliza mais de cromatismo, dá maior ação à palavra e adequação maior da música à palavra, entre outros.

O público de Campinas e região terá a rara oportunidade de absorver obras de grandes mestres e o soprano Elisabeth Ratzersdorf cantando quatro das inúmeras canções de Carlos Gomes, sob a regência das mãos habilidosas de Karl Martin.

 

S e r v i ç o


 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951