1 | 2 | 3

Missa de Nossa Senhora da Conceição

23/09/2008

 

Fechando as atividades de comemorações do Mês Carlos Gomes, a Sinfônica de Campinas, apresenta uma obra do Maestro campineiro composta para a Catedral e a padroeira da Cidade, quando tinha apenas 23 anos de idade.

Carlos Gomes compôs a missa no mesmo ano em que esteve com seu irmão em São Paulo, em repúblicas de estudantes do Largo de São Francisco. É do mesmo período o Hino Acadêmico e a modinha "Quem Sabe", que já faz parte do inconsciente coletivo dos brasileiros.

O que se destaque na Missa de Nossa Senhora da Conceição, é que Gomes a compôs como uma "Missa Breve", pois as seqüências de ordem litúrgica de uma Missa musicada desde o século XV são: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei.

Nesta missa foram musicados apenas o Kyrie e o Gloria de maneira fracionada e bastante elaborada, terminando de forma muito mais festiva, com trompetes e na vibrante tonalidade de si bemol maior.

O programa deste concerto se difere dos outros, pois na primeira parte será apresentado a peça Teatral "Burrico de Pau", uma concepção livre da vida de Carlos Gomes, por Jonas Lemos.

Vale lembrar que Burrico de Pau, vem da Sonata em Ré, que em seu último movimento os músicos batiam com o arco nas cordas do violino, fazendo um efeito que remete ao som de um burrico de pau. E também mais tarde Gomes confessa que sonhara que subia aos céus no lombo do referido burrico.

Acompanham a orquestra, os corais, Zíper na Boca, Madrigal Decasom e o Collegium Vocale. Os solistas: Elayne Casehr, soprano; André Vidal, tenor; Sebastião Teixeira, barítono e Keila de Moraes, mezzo soprano. O regente é o Maestro Karl Martin.

 

S e r v i ç o 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951