1 | 2 | 3 | 4

Balé romântico fica em cartaz até quinta no Castro Mendes

14/06/2006
 
 
 
 
BALÉ GISELLE
Junho - 25 (às 17h) -  26, 27, 28, 29 (às 20h)
 
 
Regente
 
 
Local
Teatro Castro Mendes - Pça. Corrêa de Lemos, s/nº -
Vila Industrial - Campinas (tel. [19] 3272-9359)
 
Ingressos
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudantes, aposentados e maiores de 60 anos)


 
 
Balé Giselle será apresentado em Campinas
 
 
        O Balé Giselle é uma produção em parceria entre os projetos sociais Dança e Cidadania, Cia. de Dança de Campinas e Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.  Um dos seus principais objetivos é envolver e dar oportunidade para um grande número de bailarinos da cidade participarem de um dos mais importantes espetáculos conhecidos mundialmente.
 
        Segundo Lucia Teixeira, coordenadora dos projetos sociais, é muito importante envolver os bailarinos da cidade nesta apresentação e dar espaço aqueles que desejem se apresentar ao lado da Sinfônica. "Será um grande espetáculo. Estamos trazendo a bailarina Pricilla Yokoi para o papel de Giselle além do maestro Roberto Tibiriçá", afirmou.
 
        Giselle é um balé em dois atos, o mais perfeito dos balés românticos. A história de passa em um cenário campestre (Vale do Reno) durante o período da colheita da uva. Giselle, uma jovem camponesa, é cortejada por Albrecht, um nobre Conde. Mas Albrecht está prometido para a Duquesa Bathilde. Albrecht se disfarça de camponês para se aproximar mais de Giselle, mas Hilarion, um guarda-caças, também apaixonado por Giselle, descobre o disfarce e o denuncia na presença de sua pretendida Bathilde. Giselle, ao sentir a traição de Albrecht, é tomada por um acesso de loucura, culminando em sua morte.

 

Após a morte, Giselle é iniciada no ritual das Wilis – demoníacos espíritos de jovens virgens que morreram antes do casamento e cuja obsessão é a dança. Elas são lideradas por Myrtha, rainha das Wilis. Hilarion e Albrecht visitam o túmulo de Giselle e ambos tornam-se instrumentos da vingança das Wilis. Após a morte de Hilarion, Giselle tenta trazer Albrecht para a proteção da cruz do seu túmulo, mas o que o salva é o amanhecer, momento em que as Wilis voltam aos seus túmulos. O espectro de Giselle é o último a desaparecer, deixando seu amado sob profunda dor, mas perdoado por ela.

 

 

Ficha do balé:

 

Libreto: Theóphile Gautier e Vernoy de Saint-George (1º  Ato)

Coreografia original: Jean Coralli e Jules Perrot (Solos de Giselle)

Revisão posterior: Marius Petipa

Adaptação Coreográfica e Direção Artística: Rosana Presente

Música: Adolphe Adam

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951