1 | 2 | 3

Sinfônica de Campinas abre 2009 com nova maestrina

10/03/2009

 

 

Sinfônica de Campinas abre 2009 com nova maestrina

Concertos homenageiam Dia da Mulher com "Bachianas nº 5"

06/03/2009 - 18:20

EPTV.com - Aray Nabuco

 

Maestrina Lígia Amadio e o secretário de Cultura Arthur AchillesRepertório de traço romântico, convidados internacionais, concertos especiais, gravação de CDs e a retomada das turnês por cidades brasileiras devem marcar o primeiro ano da maestrina Lígia Amadio no comando da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, que estreia a temporada oficial de 2009 neste sábado (7), às 20h, e no domingo (8), às 11h, no Centro de Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes, em Campinas.

A nova regente oficial da corporação foi apresentada oficialmente pelo secretário de Cultura, Arthur Achilles, que não poupou elogio: “Não temos uma mulher como regente. Temos “A” mulher”, disse em coletiva à imprensa.

Lígia conhece a Sinfônica há cerca de 20 anos, quando ainda era estudante de música na Unicamp e assistia a ensaios e apresentações. Mas seu primeiro contato profissional com música foi através do ex-regente da corporação, Benito Juarez, a quem conheceu na USP, em São Paulo, quando o maestro comandava o Caralusp, onde Lígia cantava – “Logo me tornei sua assistente”, conta.

Foi desse trabalho e vendo a atuação de Juarez que Lígia se inspirou a fazer música profissionalmente – ela é engenheira formada pela Poli, faculdade que cursava quando entrou no Coralusp. “O Benito foi muito inspirador naquele momento”, diz a nova maestrina da Sinfônica.

Mas foi na Unicamp que a paulistana de nascença conheceu ao menos um daqueles que considera seus mestres musicais, Almeida Prado, que foi seu professor – outro que ela cita é Eleazar de Carvalho.

Projetos

Entre os principais projetos para a Sinfônica está retomada das turnês que nos anos de 1980 levou o nome da corporação a quase todas as regiões do Brasil em concertos principalmente abertos à população. Sobre as turnês, Lígia afirma que a experiência “eleva o nível dos músicos e leva o nome da Sinfônica ao país.”

Outro projeto é gravar CDs – em 12 anos à frente da Sinfônica Nacional, no Rio de Janeiro, Lígia fez pelo menos três discos. As gravações, porém, devem ficar para a partir do ano que vem.

Estilo e Concertos

A maestrina quer também aprofundar o repertório sinfônico romântico da Orquestra que, para ela, “é a cara da Sinfônica”, uma especialidade.

E para reforçar o repertório, a Orquestra contará com convidados especiais, alguns dos nomes em evidência no universo erudito, tanto dos instrumentos, quanto do canto (Niza Tank é a primeira convidada no concerto de abertura da série oficial deste ano). Esses projetos começam com pianistas, tendo Nelson Freire como convidado. “São absolutamente imperdíveis”, diz Lígia sobre esses concertos especiais.

Abertura

O concerto de abertura, dedicado ao Dia Internacional da Mulher, reúne obras de Villa-Lobos, Strauss e Tchaikovsky.

A soprano Niza Tank, “a grande dama do canto”, como diz Lígia Amadio, interpreta “Bachianas nº 5” no programa, que traz ainda “Morte e Transfiguração”, op. 24, de Strauss, e “Sinfonia nº 4 em fá menor”, op. 36, de Tchaikovsky.

Serviço

Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (estudantes, aposentados, maiores de 60 anos e professores da rede pública). O Convivência fica na Praça Imprensa Fluminense, s/nº, Cambuí. Telefone 3232-4168.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951