1 | 2 | 3

Orquestra volta a emocionar em concerto no CCC

09/03/2009

Apresentações em homenagem à mulher marcaram a estreia da maestrina Ligia Amadio

Patrícia Azevedo
DA AGÊNCIA ANHANGUERA
patricia.azevedo@rac.com.br

Centenas de mulheres lotaram a plateia ontem de manhã para conferir a atuação da maestrina Ligia Amadio à frente da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC). Ligia é a primeira mulher a reger a orquestra desde a sua criação, em 1965, o que tornou a comemoração do Dia Internacional da Mulher ainda mais especial este ano. "É a primeira vez que vejo uma mulher comandando uma orquestra e isso é muito especial" , conta a musicista Gilka Degani, de 68 anos. "Só havia visto pela televisão, com a Chiquinha Gonzaga, que foi a primeira maestrina" , continua.

O teatro do Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes ficou pequeno para tanta gente que queria prestigiar a orquestra. "O teatro lotou nos dois dias (ontem e anteontem), com cerca de 550 pessoas e mais ou menos 200 tiveram que voltar porque não havia mais lugar" , relata o secretário de Cultura, Arthur Achilles. Durante sua apresentação, Ligia disse esperar que ocorra uma mudança na sede da orquestra. "Espero que em todas as apresentações o público seja tão grande que nos leve a ir para um lugar maior e mais apropriado" , disse. Como resposta, foi ovacionada pelo público.

Quem foi ao concerto se emocionou com a participação da solista Niza Tank. Acompanhada por oito violoncelistas, ela encantou as Bachianas nº 5, de Heitor Villa-Lobos. Assim como na noite de sábado, a apresentação da soprano foi aplaudida de pé pelo público que foi ao teatro ontem.

Na sequência, a orquestra apresentou Morte e Transfiguração, poema sinfônico composto por Richard Strauss. A obra, conta a maestrina Ligia Amadio, descreve a luta de um homem contra a morte. "O poema foi escolhido para lembrar os 60 anos de morte de Richard Strauss" , informa Ligia.

A apresentação da orquestra terminou com a Sinfonia nº 4 em Fá Menor de Tchaikovsky. "Toda a apresentação foi de arrepiar. E impossível não se emocionar com boa música" , confessa Rubens Toledo, que assistiu ao concerto.

Temporada

De acordo com o secretário de Cultura, a temporada 2009 "será uma das mais brilhantes devido à programação muito elaborada e à direção artística e regência" . Além dos concertos oficiais, estão previstos os chamados concertos populares, promovidos em bairros mais afastados e apresentações da orquestra e de seu funcionamento para estudantes da rede pública municipal e estadual de Campinas.

A próxima apresentação da orquestra será no dia 28 de março, às 20h, no Centro de Convivência. Na programação, Dvorák, Villa-Lobos e Tchaikovsky. No dia 29, o concerto ocorre às 11h. Mais informações sobre a orquestra podem ser obtidas no site www.osmc.com.br .

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951