1 | 2 | 3 | 4

OSMC e Filarmônica de Berlim ensaiam nesta 3ª feira

19/07/2006

OSMC e Filarmônica de Berlim ensaiam nesta 3ª feira

18/07/2006, 09:59
Autor: Alberto Dini

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) realiza nesta terça-feira, dia 18 de julho, às 10h, um ensaio com o Quarteto de Sopros da Filarmônica de Berlim. Sob regência de Karl Martin, a OSMC e o quarteto (formado por flauta, oboé, fagote e trompa) ensaiam a Sinfonia Concertante, de Wolfgang Amadeus Mozart, que apresentarão conjuntamente a partir das 20h da próxima quinta-feira, dia 20 de julho, no Festival de Inverno de Campos de Jordão.

Na oportunidade, além dessa obra de Mozart, a OSMC também apresentará a Sinfonia em Dó, de Igor Stravinsky, e a Sinfonia Clássica, de Serghei Prokofiev. A OSMC volta a ensaiar na manhã desta quarta-feira, dia 19 de julho, sem a presença do Quarteto de Sopros.

Sinfonia Concertante

A Sinfonia Concertante em Mib. K. 297B (versão para flauta, oboé, fagote e trompa) foi descoberta no século XX por Ott Jahn, biógrafo de Mozart. A obra teria sido escrita pelo compositor por encomenda de um empresário francês. Analisando características de estilo, especialistas chegaram à conclusão que se tratava realmente de uma composição de Mozart.

A peça é chamada de Concertante porque envolve, além da orquestra, quatro solistas. Ela está escrita em três movimentos: Allegro, Adágio e Andantino com variazioni – Andante.

 

 

Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim

 

O Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim foi fundado em 1988 e mantém os mesmos integrantes desde então. É o primeiro quinteto de madeiras estável da rica tradição de música de câmara da Filarmônica de Berlim.

 

As atividades do conjunto incluem concertos na Alemanha, várias turnês pelos países europeus, Américas do Sul e Norte, Israel, Japão e Taiwan.

 

O Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim são presença constante nos festivais internacionais como a Semana do Festival de Berlim, Bienal de Quintetos de Marselha, Festival de Rheingau e o de Salzburg.

 

O repertório do grupo cobre não só o espectro total da literatura de quinteto de sopros que vai do clássicos à avant-garde mas também obras para grandes conjuntos, como por exemplo, os Sextetos de Janácek e Reinicke ou os Septetos de Hindemith e Koechlin. Alem disso, as colaborações com pianistas como Stephen Hough, Jon Nakamatsu e Lars Vogt se intensificaram nos últimos anos.

 

As produções de rádio e televisão são transmitidas internacionalmente e diversos CDs gravados para o selo sueco BIS receberam várias aclamações da crítica em todo o mundo.

 

Michael Hasel flauta

Andreas Wittmann oboé

Walter Seifarth clarinete

Henning Trog fagote

Fergus McWilliam trompa

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951