1 | 2 | 3 | 4

OSMC volta a se apresentar nos dias 26 e 27 no Centro de Convivência

08/08/2006

04/08/2006, 09:02
Autor: Alberto Dini e Sandro Acosta

A Sinfônica volta a se apresentar nos dias 26 e 27, no CCC. Nas duas oportunidades sob a batuta do regente titular, Carlos Fiorini. No sábado, dia 26, a apresentação começará às 20h. No domingo, dia 27, às 17h.

Será apresentada inicialmente a obra O Cisne de Tuonela, de Jean Sibelius, com a solista Sílvia Pinotti. Na seqüência, com o solista Fábio Zanon, será interpretada a Fantasia para um Gentilhombre, de Joaquin Rodrigo. Fechando a série, teremos o Concerto para Orquestra, de Bela Bartók.


Concertos dos dias 26 e 27   [saiba mais sobre as obras...]

Segundo o regente Carlos Fiorini, a peça “O Cisne de Tuonela”, do finlandês Jean Sibelius, é uma das obras mais conhecidas do século XX. “Trata-se de um poema sinfônico que descreve um personagem da lenda `Kalevala´ que é um poema épico emblemático finlandês”, explica.

A segunda peça do programa é “Fantasia de um Gentilhombre”, do compositor espanhol Joaquín Rodrigo, também conhecido pela obra denominada “Concerto de Aranjuez”, para violões e pequena orquestra. Carlos Fiorini destaca a participação do solista Fábio Zanon. ”É um dos principais violonistas brasileiros com carreira internacional”, diz.

A última peça é o “Concerto para Orquestra”, do húngaro Béla Bartók. Para o maestro Carlos Fiorini, a obra é, juntamente com a “Sagração da Primavera”, de Igor Strawinski, a mais importante escrita no século XX. “O nome da peça se deve à escrita solística para todos os instrumentos da orquestra, que não é tratada apenas como conjunto sinfônico, mas também como grupos de solistas que aparecem aos pares, trios, quartetos, sessões ou mesmo a orquestra toda com escrita virtuosística”, explica Fiorini.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951