1 | 2 | 3 | 4

Orquestra Sinfônica se apresenta em Natal e encanta público potiguar

19/08/2010

19/08/2010 - 10:40

Camila de Pádua e Marianne Hartung

Quando soou o terceiro sinal no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, e o maestro Karl Martin subiu ao palco, aplausos. Após uma hora e trinta minutos de concerto, mais aplausos. Assim foi a terceira apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas na turnê “De Carlos Gomes a Luiz Gonzaga”, nesta quarta feira, 18 de agosto, com um público encantado com a execução de músicos e maestro da Sinfônica.

Aproximadamente 500 pessoas acompanharam e se emocionaram com o concerto que percorre o Nordeste do país. Foi o caso de Vitória Régia de Oliveira, funcionária pública. “Saio daqui do teatro emocionada porque foi maravilhoso. Me encantei muito com a Orquestra”, disse.

A família Moreira também compareceu ao teatro Alberto Maranhão a convite do filho Elismar, que faz aulas de percussão para orquestra. Aos 17 anos, ele conta como foi o interesse pela música clássica. “Acho que esse tipo de música tem um sentimento que outros estilos não conseguem passar. Eu que estou aprendendo tive uma verdadeira aula aqui com Sinfônica de Campinas”.

Para o pai de Elismar, Edvaldo Moreira, assistir um concerto pela primeira vez foi emocionante. “Motivado pelo meu filho vim aqui assistir essa apresentação e fiquei bastante surpreso, porque é algo que não temos muito acesso. Depois de mais de quarenta anos é que consegui assistir a um concerto e recomendo, porque é muito interessante”, concluiu.

 

Teatro

O Teatro Alberto Maranhão é mais uma das belezas da capital potiguar. Construído em 1904, a arquitetura é totalmente preservada, depois de passar por uma grande restauração.

Mas a principal curiosidade fica por conta do nome do local que era chamado de Teatro Carlos Gomes. No dia da inauguração, há mais de cem anos, a primeira obra executada foi o hino nacional brasileiro, e na seqüência O Guarani.

O teatro permaneceu com o nome do maestro campineiro até 1957 quando decidiram alterar para Alberto Maranhão, homenageando o ex-governador do Rio Grande do Norte. Mesmo assim, Carlos Gomes ainda é lembrado no local com um busto no hall de entrada.

Produção

Para o concerto desta quarta-feira acontecer uma equipe começou a trabalhar logo que a apresentação em João Pessoa terminou. Toda a produção da noite anterior tem que ser desmontada, e para isso, entra em cena o setor de montagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Instrumentos e materiais de produção dentro do caminhão, e já na mesma noite é hora de pegar a estrada. Duzentos quilômetros depois, a equipe chega a Natal e então começa a montagem para o próximo concerto.

Essa tem sido a rotina desse pessoal que não sobe ao palco, mas é fundamental para que as apresentações aconteçam.

Nosso trabalho nunca para. Começamos a preparar essa turnê há mais de três meses e até o último dia teremos coisas para resolver”, afirmou o produtor cultural da Orquestra Sinfônica, José Rubens Simões.

A turnê “De Carlos Gomes a Luiz Gonzaga” faz sua próxima parada em Mossoró, interior do Rio Grande do Norte. A apresentação é neste sábado, 21 de agosto, às 20h30.

 

Fórum

Na capital do Rio Grande do Norte, o Fórum Conheça Campinas liderado pelo secretário de Comércio, Indústria, Serviços e Turismo, Rui Rabelo, voltou a reunir um público seleto de representantes dos setores comercial, industrial, de serviços e turismo em Natal com objetivo de mostrar os atrativos comerciais e turísticos de Campinas e as cidades que integram a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O encontro inspirou executivos do Convention & Visitors Bureau de Natal a aprofundar contatos com Campinas. “Este encontro me abriu os olhos para intensificarmos os contatos e repensar as estratégias desenvolvidas”, afirmou Eliázer Andrade, vice-diretor administrativo e financeiro do C&VB na região.

Para Tertuliano Pinheiro, secretário municipal de Turismo, devem ser trabalhadas com Campinas iniciativas que incrementem as relações para a Copa de 2014. “Natal será cidade sede da Copa de 2014, com um dos maiores e mais modernos estádios do país, construído sob padrões europeus. Vejo uma excelente oportunidade de estreitarmos os vínculos com Campinas que beneficiarão o país durante esse evento esportivo principalmente”, disse.

O Fórum Conheça Campinas segue de Natal para sua última edição em Fortaleza, capital do Ceará, no dia 23.

fonte: www.campinas.sp.gov.br

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951