1 | 2 | 3 | 4

Sinfônica de Campinas faz concerto gratuito em Natal

20/08/2010

 

Publicação: 18 de Agosto de 2010 às 00:00 | fonte: http://tribunadonorte.com.br
 

    Com o propósito difundir o nome do mais ilustre compositor campineiro Carlos Gomes, a Orquestra Sinfônica de Campinas (SP) apresenta gratuitamente em Natal, o concerto “De Carlos Gomes a Luiz Gonzaga”. No programa, além de obras de Gomes, a orquestra executará Beethoven, Tchaikovsky, Luiz Gonzaga, entre outros. A regência ficará por conta dos maestros Karl Martin e Parcival Módolo. O concerto na capital potiguar acontece hoje, no Teatro Alberto Maranhão e em Mossoró, no sábado, no Teatro Dix-Huit Rosado, a partir das 20h30.

    valeria abras

    Orquestra de Campinas faz turnê pelo Nordeste resgatando compositores como Carlos Gomes

    Orquestra de Campinas faz turnê pelo Nordeste resgatando compositores como Carlos Gomes



















     

     

     

    As apresentações em Natal e em Mossoró são parte de uma turnê pelo Nordeste do país. A orquestra já se apresentou na Paraíba e em Pernambuco e está com destino certo para o Ceará. Com um repertório convidativo, a expectativa é que o público aprecie os concertos da Orquestra de Campinas, que se apresenta pela primeira vez no Nordeste.

    Para o secretário de Cultura, Arthur Achilles, o perfil clássico e popular da OSMC deve agradar o público. “Por si só a orquestra já é um atrativo, pois somos uma das melhores do país. Agora com essa apresentação que segue um perfil clássico popular, a expectativa é muito positiva e acreditamos no sucesso dessa turnê”, disse. A turnê terá a participação de 120 pessoas dentre músicos, percussionistas e toda equipe de produção e apoio logístico.

    Considerada uma das mais prestigiadas orquestras do País, carinhosamente chamada de Sinfônica de Campinas, ela é a primeira instituição de seu gênero a surgir em uma cidade brasileira que não é capital de seu estado. O amor do povo campineiro pela música transformou a cidade em rota obrigatória de alguns dos principais programas sinfônicos e operísticos, estimulando a criação de uma orquestra local. A partir de 1975 a orquestra recebeu do poder público o apoio necessário para a manutenção de um grupo solidamente constituído e apto a desenvolver um trabalho artístico de excelência.

    Desde então, a orquestra tem atraído grandes músicos para os seus quadros, com passagem obrigatória nos principais festivais e eventos eruditos. Paralelamente às suas atividades regulares em salas de concerto, logrou ampliar sua platéia potencial apresentando-se nos mais variados ambientes, internos e externos, tornando-se conhecida e querida entre músicos e ouvintes.

    Em sua fase atual, a Sinfônica de Campinas oferece brilhantes temporadas de concertos, também disponibilizadas sob a forma de assinaturas anuais. Os grandes solistas e regentes da cena erudita brasileira e internacional têm se apresentado junto a OSMC, constatando seu indiscutível potencial artístico.

    Atualmente tem como diretor o violinista Arthur Achilles Gonçalves, como regente convidado principal o suíço Karl Martin; regente associado, Parcival Módolo. A Orquestra Sinfônica é mantida pela Prefeitura Municipal de Campinas, através da Secretaria de Cultura.

    Serviço

    Apresentação do concerto “De Carlos Gomes a Luiz Gonzaga”, hoje, 20h30, no TAM.  A entrada é franca. Fórum Conheça Campinas, hoje,a partir das 17h, Praiamar Natal Hotel e Convenções (Rua Francisco Gurgel, 33, Ponta Negra)

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951