1 | 2 | 3 | 4

Fernando Lopes

15/03/2013

 

 
 
Pianista brasileiro (Rio de Janeiro, 1935) cuja formação se deve aos eminentes mestres Arnaldo Estrella, Magda Tagliaferro e Bruno Seidlhofer. Destacou-se nos Concursos Internacionais do Rio de Janeiro, em 1957, com o Prêmio Presidente da República e de Genebra, em 1961, com o Grande Prêmio Schelling, concedido pelo Comitê de Organização de todo o Concurso Internacional, com sede na Suíça.
 
Como educador, lecionou na Universidade Federal da Bahia, lá dirigindo a Escola de Música e Artes Cênicas, e na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde se aposentou como Professor Titular.
 
Dentre suas inúmeras gravações - quase todas já esgotadas – destacam-se os Cinco Concertos para piano e orquestra de Villa Lobos, com a Orquestra Sinfônica de Campinas; as Sonatas para piano (completas), de Mozart; as Cartas Celestes, de Almeida Prado; as obras para piano de Carlos Gomes; e Música de Vanguarda de Compositores Brasileiros, dentre outras. Sua mais recente gravação – composta pela Sonata em Si Menor, de Liszt e Fantasia, de Schumann - é considerada uma das mais perfeitas de toda a discografia em CDs internacionais.
 
Tem se apresentado em todo o Brasil, além de Estados Unidos, França, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Áustria, Alemanha e Romênia, sempre com amplo sucesso de público e da crítica especializada.
 
Em Orquestras Sinfônicas, tem sido solista sob a batuta de Karabtchewski, Eleazar de Carvalho, Howard Mítchell, Jean Meylan, Ludovic Bacs, Cláudio Santoro , Komlós, Schnorremberg, Nicolae Boboc, Benito Juarez, Diogo Pacheco, Medaglia, Carlos Veiga, Henrique Morelembaum, Victor Tevah, Hirsh, Alceu Bocchino, Hoemberg, Bruno Aprea, Giuseppe Marotta e Roberto Duarte, dentre outros.
 
Em 2003 recebeu da Associação Paulista de Críticos de Arte o prêmio de melhor instrumentista do ano.
 
 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951