1 | 2 | 3

Tobias Volkmann

30/04/2011

Tobias Volkmann tem uma múltipla formação artística e já transitou por vários segmentos da produção cultural. Foi cantor solista em óperas e concertos, atuou em teatro musical, cinema e televisão, traduziu literatura alemã, foi assistente de direção de ópera e atualmente dedica-se à regência orquestral. É um dos poucos jovens maestros que podem se orgulhar de ter estreado profissionalmente à frente de uma grande orquestra brasileira, a Orquestra Petrobras Sinfônica.

Volkmann é o vencedor do 1º Concurso Carlos Gomes de Regência Orquestral, realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em 2010. Também em 2010, foi um dos candidatos selecionados para o 10º Concurso Internacional de Regência da Orquestra de Cadaques e participou do Master Class Internacional com Kurt Masur, organizado pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Em novembro teve a oportunidade de ser orientado por Fabio Mechetti e reger a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais em seu Laboratório de Regência. Compromissos futuros incluem concertos como maestro convidado junto à Orquestra Sinfônica do Chile e o retorno à Sinfônica de Campinas, além de concertos com a Carnegie Mellon Philharmonic.
 
Entre as orquestras que teve a oportunidade de reger incluem-se também a Orquestra Lyatoshinsky de Kiev, Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem, Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Unisinos e Orquestra Sinfônica da UFRJ. Como maestro assistente, preparou a Orquestra Jovem do Brasil para seu concerto de lançamento em novembro de 2009. 
 
Foi como bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão em 2007 e 2008 que as portas se abriram para o jovem maestro. Em 2007 frequentou as classes de regência de Roberto Minczuk, e regeu a Orquestra Acadêmica em concerto na Praça do Capivari. Em 2008 foi aluno do maestro belga Ronald Zollman e sua atuação resultou em um convite do maestro para estudar e ser seu assistente na Carnegie Mellon University, em Pittsburgh - EUA. Foi no mesmo festival que teve a primeira oportunidade de estudar com o maestro alemão Kurt Masur.
 
Entre os grupos que dirigiu estão a Orquestra Juvenil da UFRJ, a Orquestra Villa-Lobinhos e o Coro da Escola Alemã Corcovado. Em 2009 coordenou o Projeto Villa-Lobinhos em sua ampla reformulação pedagógica e institucional, procurando valorizar ainda mais a diversidade cultural como orientadora do processo de aprendizado dos bolsistas.
 
Iniciou sua formação musical estudando trompete, violoncelo, violão e cantando em coros infantis no Rio Grande do Sul. Obteve sua graduação acadêmica na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou canto lírico com Inácio de Nonno e regência orquestral com André Cardoso e Ernani Aguiar. Participou de master classes de regência com Guillermo Scarabino, Mario Benzecry, Daisuke Soga, Andreas Weiss, Roberto Duarte e Osvaldo Ferreira. Atualmente, Tobias Volkmann é maestro assistente da Carnegie Mellon Philharmonic Orchestra e do Carnegie Mellon Contemporary Ensemble.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951