1 | 2 | 3

Alessandro Sangiorgi

11/05/2012

ALESSANDRO SANGIORGI, regente
 
Nascido em Ferrara, Italia, diplomou-se em piano no Conservatorio de Milão, prosseguindo seus estudos nas classes de composição e regência. Sua carreira internacional teve inicio em Israel em 1989, regendo a Jerusalem Symphony Orchestra . Logo em seguida (1990-1993) foi convidado primeiro como Maestro Assistente e depois como Maestro Residente pelo Teatro Municipal de São Paulo, tendo sido responsavel por mais de cem apresentações, entre operas, concertos sinfonicos e balès. No Brasil regeu tambem a Orquestra Sinfonica Brasileira, a Orquestra Petrobras Sinfonica, a Orquestra Sinfonica do Estado de São Paulo, a Orquestra Sinfonica da Universidade de São Paulo, a Orquestra Sinfonica da Bahia, a Orquestra Experimental de Repertorio de São Paulo, a Orquestra Sinfonica de Porto Alegre, a Orquestra Sinfônica Nacional, a Orquestra Sinfonica Municipal de Campinas e, de 1995 a 1998, a Orquestra Sinfonica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro como Principal Regente Convidado. Apresenta-se regularmente na Europa, tendo sido convidado pelo Stadttheater de St.Gallen (Suiça), Teatro Nacional de Split (Croacia), Festival Verdiano de Parma (Italia), Orquestra "Guido Cantelli" de Milão, Orquestra do Teatro Coccia de Novara (Italia), Orquestra Regionale Toscana (Italia), Divertimento Ensemble (Italia), Teatro Manoel de Malta, Orquestra de Estado de Plovdiv (Bulgaria) Orquestra de Estado “Dinu Lipatti” (Romenia), Divertimento Ensemble, NeueVocalSolisten de Stuttgart.
 
De 1996 atè 1999 foi regente titular da Orquestra Sinfonica de Arezzo e diretor musical do Opera Studio de Arezzo (Italia),.
De 2002 a 2010 foi Regente Titular e Diretor Artistico da Orquestra Sinfonica do Paranà, tendo sido responsavel pelo amplimento do reperorio sinfônico e pelo retorno das montagens de opera.
Em abril de 2006 estreiou no Teatro Nacional de Belgrado (Servia) e logo em seguida foi contratado como Principal Maestro Convidado. Estreiou tambèm no Teatro Nacional da Moravia-Silesia (Republica Tcheca) onde foi Regente Convidado atè 2009.
 
Na temporada 2007/2008 foi Regente Convidado no Teatro Nacional de Bratislava (Repubblica Eslovacca).
 
Em Janeiro de 2009 estreiou na Russia, regendo a Orquestra Sinfonica de Krasnoyarsk com grande sucesso de publico e critica. Em outubro estreiou no prestigioso Teatro da Opera de Roma.
Em dezembro dde 2009 foi agraciado pelo Presidente da Repubblica Italiana com o titulo de “Cavaliere dell’Ordine della Solidarietà”, concedido pelos meritos artisticos conseguidos no Exterior.
 
Em janeiro de 2010 regeu a Orchestra della Magna Grecia (Taranto, Italia) e estreiou no Teatro Politeama Greco de Lecce (Italia), alem de retornar a Russia.
 
Em março/abril de 2011 regeu uma tournèe na Holanda e Belgica da opera Nabucco.
De fevereiro de 2011 è Principal Maestro Convidado na Opera Nacional de Sofia (Bulgaria).
Em dezembro de 2012 regeu um concerto na temporada da Orquestra Sinfonica Brasileira.
 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951