1 | 2 | 3

Sinfônica se apresenta com Karl Martin e Denise de Freitas

02/07/2011

fonte: www.campinas.sp.gov.br 

Redação

A primeira parte do programa do concerto da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas dos dias 2 e 3 de julho, será feita com “Abertura Trágica”, op. 81, de Brahms, sob a regência de Karl Martin, regente convidado principal. As apresentações, que agora contam com o apoio da Unimed Campinas, ocorrerão no Teatro Luís Otávio Burnier, no Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes.

Abertura Trágica” na verdade não tem nada de sinistro ou funesto, mas a peça leva esse nome por uma técnica, criada pelo compositor, em que o tema principal muda de um tom acre e para um mais suave. Segundo o autor Reinhard Schulz, a obra foi construída em forma de sonata e o compositor não tinha em mente nenhuma tragédia específica, mas sim a caracterização do trágico de maneira musical, que é conseguido de modo sugestivo onde o tema principal muda entre bemol e maior.

Após Brahms, o palco será tomado pela voz de uma das mais solicitadas mezzo-soprano da atualidade -Denise de Freitas- interpretando “Kindertotenlieder“ (Canções sobre a Morte das Crianças), de Gustav Mahler. A obra é um ciclo de canção para voz e orquestra sobre poemas escritos por Friedrich Rückert após a perda de dois de seus filhos em um intervalo de dezesseis dias. Mahler selecionou cinco dos poemas para seus arrajos compostos entre 1901 e 1904.

O programa encerra com a “Sinfonia No. 82, Hob. I:82“, de Joseph Haydn, composição que faz parte da série de “Sinfonias Parisienses“ e tem o apelido de “O Urso“, devido a um efeito musical característico recorrente do último movimento, em que Haydn sugere o som de uma gaita de fole alemã.

Karl Martin

O maestro Karl Martin é natural de Zurique, Suíça, estudou música no Conservatório de Música de Genebra, onde ganhou o Primeiro Prêmio de Virtuosidade para flauta, em Paris e também na Escola Superior de Música de Viena com Hans Swarowsky, do qual foi assistente.

A mezzo-soprano

Denise de Freitas nasceu em São Paulo se revelou cantora de grande versatilidade artística nos principais papéis dos repertórios operísticos e sinfônicos. Tem como orientadora vocal e interpretativa, a renomada cantora Lenice Prioli.

A cantora tem se apresentado com renomados maestros. Entre os papéis mais relevantes, destacam-se: Cherubino (Le Nozze di Figaro), Nicklausse (Les Contes d'Hoffmann), Príncipe Orlovsky (O Morcego), João (João e Maria), Siebel (Fausto), Orfeo (Gluck), Suzuki (Madame Butterfly), Meg (Falstaff), Cenerentola ( La Cenerentola), Rosina (Il Barbiere di Siviglia), Laura (La Gioconda), Carmen (Carmen), Adalgisa (Norma).

Em 2011, destaca-se sua performance como Mère Marie de L'Incarnation no Dialogues des Carmélites, de Poulenc, regência de Marcelo de Jesus e sua participação na reabertura do Teatro Municipal de São Paulo interpretando "Serenade to Music ", sob regência de Abel Rocha.

Programa

Karl Martin, regente

Denise de Freitas, mezzo-soprano

Johannes Brahms  - Abertura Trágica, op.81

Gustav Mahler - Kindertotenlieder

I – Nun will die Sonn’ so hell aufgeh’n!

II – Nun seh’ ich wohl, warum so dunkle Flammen

III – Wenn dein Mütterlein

IV – Oft denk’ ich, sie sind nur ausgegangen!

V – In diesem Wetter

Intervalo

Joseph Haydn - Sinfonia No. 82, Hob. I:82

I – Vivace assai

II – Allegretto

III – Menuet

IV - Finale

 

Serviço

Concerto Oficial da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas

- Local: Sala Luiz Otávio Burnier - Centro de Convivência Cultural Carlos Gomes - Praça Imprensa Fluminense, s/nº, Cambuí, Campinas.(19)3232-4168

- Horários: sábado dia 2, às 20 horas e domingo, dia 3, às 11 horas

- Ingressos na bilheterias do Teatro: inteira R$ 20 e meia R$ 10. Aposentados, maiores de 60 anos e estudantes pagam meia entrada. No sábado (2), às 10 horas, tem ensaio aberto ao público, com entrada mediante 1 quilo de alimento não perecível.

 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951