1 | 2 | 3

João Mauricio Galindo, regente

27/04/2012

João Maurício Galindo nasceu em São Bernardo do Campo em setembro de 1960. Graduou-se Bacharel em Música pela Unesp em 1985, onde teve como principais mestres o compositor francês Michel Philippot e o musicólogo francês Roger Cotte.

Fez sua pós-graduação pela USP em 2000, orientado pelo Maestro George Olivier Toni.
 
Violista, foi aluno de dois dos principais mestres brasileiros, Alberto Jaffé e Paulo Bosísio.
Iniciou sua vida profissional como professor de violino e viola e regente da orquestra de alunos do Centro de Estudos Musicais do Sesc-Consolação de São Paulo.
 
Foi violista da OSESP sob direção do maestro Eleazar de Carvalho, 1º violista da Orquestra Sinfônica de Santo André e violista convidado da Orquestra de Câmara de Heidelberg, com a qual realizou três turnês pela Europa, com cerca de 60 concertos pela Suíça, Alemanha, França, Espanha e Portugal.
 
Em 1990 foi o único brasileiro selecionado para participar do "1º Encontro Interamericano para Jovens Diretores de Orquesta", realizado pela OEA em Caracas, Venezuela. No mesmo ano foi convidado para assumir a direção da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
 
Em 1998, 2000 e 2002 foi Regente da Orquestra de Bolsistas do Festival de Inverno de Campos do Jordão.
 
Foi Regente Assistente da Orquestra Amazonas Filarmônica e da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos, e Regente Titular da Orquestra Filarmônica de São Bernardo do Campo.
 
Atualmente é   Diretor Artístico e Regente Titular da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo e da Orquestra Sinfionica do Conservatório de Tatuí. É também regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo.
 
É co-criador e Maestro da série de concertos infantis "O Aprendiz de Maestro", realizada na Sala São Paulo desde 2000. Apresenta dois programas sobre música de concerto na Rádio Cultura FM, o "Pergunte ao Maestro", e o "Encontro com o Maestro". Em outubro de 2011 estreará na TV Cultura, comandando o programa "Pré-estréia".
 
Lançou em 2009 o livro "Música: pare para ouvir", pela editora Melhoramentos.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951