1 | 2 | 3 | 4

Fábio Cury, Fagote

26/11/2011
 
 

Fábio Cury graduou-se em fagote na UNICAMP, em 1991, sob a orientação de Paulo Justi e, logo em seguida, na condição de bolsista do Serviço de Intercâmbio Acadêmico Alemão (DAAD), integrou até 1994 a classe de solistas do Professor Klaus Thunemann, na Escola Superior de Teatro e Música de Hannover.

Recebeu o título de Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas, em 1999, e cursa atualmente o Doutorado em Música na Universidade de São Paulo.
 
Foi premiado em inúmeros concursos brasileiros, entre eles, em 1987, o Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e o VIII Prêmio Eldorado de Música, em 1995. Foi vencedor do Concurso para Fagotistas da Escola Superior de Teatro e Música de Hannover, em 1993, e recebeu, em 2000, em virtude de sua 3ª colocação, uma menção honrosa no Concurso Fernand Gillet promovido pela International Double Reed Society. Em 2010, foi duplamente premiado pela Associação Paulista dos Críticos de Arte, a APCA, uma vez que seu cd Velhas e novas cirandas foi escolhido a melhor gravação e a Camerata Aberta venceu na categoria música contemporânea.
 
Gravou música de câmara pelos selos Paulus, Meridian e Brasil Meta Cultural. Em 2009, tendo sido contemplado pelo Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura, registrou para o selo Clássicos o cd Velhas e novas cirandas: música brasileira para fagote e orquestra, interpretando obras inéditas à frente da Amazonas Filarmônica.
 
Como solista, camerista e professor tem se apresentado e lecionado constantemente em todos os mais importantes festivais brasileiros. No exterior, tem atuado de forma marcante na divulgação do repertório brasileiro, ministrando palestras, dando cursos e apresentando-se como solista e camerista em países como Argentina, Panamá, Canadá e Inglaterra.
 
No Brasil teve passagens como fagotista principal pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, pela Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e pela Orquestra Sinfônica Brasileira. Atualmente divide seu tempo entre: a atividade pedagógica e acadêmica, como professor da Universidade de São Paulo (USP), da Faculdade Cantareira, da Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP) e do Conservatório de Tatuí; a Camerata Aberta, grupo de música contemporânea da EMESP; a Orquestra Sinfônica Municipal; e a carreira de solista, apresentando-se frente aos mais prestigiados grupos sinfônicos e camerísticos nacionais.
 
Fábio Cury é representante da firma Püchner no Brasil e toca com o fagote modelo superior.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951