1 | 2 | 3 | 4

“O Quebra-Nozes” terá nova versão este ano

13/11/2006

A temporada 2006 do espetáculo O Quebra-Nozes, uma parceria da Orquestra Sinfônica de Campinas com os projetos sociais Dança e Cidadania e Companhia de Dança de Campinas, terá nova versão este ano e promete muitas novidades. As apresentações serão nos dias 22, 23, 24 e 26 de novembro, no Teatro Castro Mendes. Além das 350 crianças e jovens dos projetos, os bailarinos profissionais Israel Alves, (Príncipe) e Priscilla Yokoi, (Fada Açucarada)  integram o elenco do balé de repertório.

Neste a menina Clara,  os solos e a Valsa das Flores serão feitos pelos jovens bailarinos dos projetos. "Nossos alunos estão com a técnica cada vez mais aprimorada e já podem fazer os solos. A únicas exceções serão os Flocos de Neve, onde dançam as professoras dos projetos e  o solo final, que será feito por Alves e Priscilla", afirmou Lucia Teixeira, coordenadora dos projetos.

O Quebra-Nozes é um conto natalino de Piotr Ilyich Tchaikovsky que retrata uma festa de Natal da alta burguesia, na qual a pequena Clara recebe um quebra-nozes em forma de boneco como presente. Depois da festa, ela adormece e sonha que vive diversas aventura com o boneco que vira príncipe. A versão deste ano vai mudar no segundo ato, quando Clara e o Príncipe vão ao Reino dos Doces e conhecem a Fada Açucarada.

No reino também existe a Mamãe Bombom. Este figurino que tem uma armação de ferro que imita uma grande saia, de onde saem 25 bailarinos de 10 a 12 anos representando bombons de morango. "O figurino da Mamãe Bombom é grandioso e chama a atenção no palco. Só para se ter uma idéia, foram gastos 75 metros de tecido para fazer a saia que recobre a armação", disse Lucia.

Apesar de pequenos, os jovens bailarinos encaram uma maratona de ensaios de gente grande, e tudo com muito profissionalismo.  Lucia Teixeira, conta que as coreografias estão sendo preparadas desde o começo do ano. "Nesta fase final o trabalho é ainda mais intenso. Os ensaios gerais no teatro começam dia 13 de novembro e o grupo só deixa o Castro Mendes no última dia de apresentação.

Segundo Lúcia Teixeira, é sempre uma enorme alegria ver seus alunos, com  idade entre 8 e 12 anos,  dançando no teatro. "Ao lado da sinfônica então, é uma emoção ainda maior. Eu sei a origem de cada um deles, as dificuldades por que passam. É gratificante ver nosso trabalho dando resultado e vê-los brilhar no palco. “

Projetos Sociais

Proporcionar aulas gratuitas de balé clássico e sapateado americano, além de noções básicas de higiene, postura corporal, história da dança, música, cidadania e profissionalização. Esses são os objetivos dos projetos Dança e Cidadania e Companhia de Dança de Campinas, que atendem 450 crianças de bairros da periferia de Campinas.  O Dança e Cidadania tem o patrocínio das empresas Petrobrás, Grupo Mahle, Bosch e Brasmetal Waelzholz e CPFL, com incentivo da Lei Rouanet .

As crianças do projeto, com idade entre 8 e 16 anos, são alunos de escolas da rede pública de vários bairros da cidade. As aulas são realizadas duas vezes por semana nas próprias escolas e as crianças recebem todo o material necessário (malha, sapatilhas e meias). As aulas são ministradas por profissionais da área de dança. As crianças bolsistas, segundo Lucia, são talentosas, mas não têm dinheiro para freqüentar uma academia e o projeto está oferecendo a elas essa oportunidade.

O projeto Companhia de Dança de Campinas tem 20 jovens bailarinos talentosos. Ele foi criado há um ano e meio e surgiu para profissionalizar jovens bailarinos. Os alunos têm de 12 a 16 anos, e muitos começaram a dançar em projetos sociais pilotos criados por Lucia. O projeto é patrocinado pelo Grupo Mahle, através de incentivo da Lei Rouanet.

"Estamos preparando estes jovens para que eles tenham condições de trabalhar no mercado como bailarinos, aqui ou fora do Brasil. Eles recebem o melhor treinamento, com os melhores professores. Além disso, ainda fazem aulas de conversação de inglês, para terem a noção da língua caso um dia deixem o país para dançar ", afirma Lucia.

Os jovens têm três horas de aulas por dia, de segunda-feira a sábado, além de aulas de inglês duas vezes por semana. Todas as famílias são acompanhadas por uma assistente social, que realiza o trabalho de levantamento sócio-econômico, com objetivo de realizar algumas intervenções caso isso seja necessário. O projeto também patrocina o transporte de ônibus dos adolescentes de casa até a academia onde eles fazem aula, uniforme completo e fantasias para os espetáculos apresentados no final do ano.


Luciana Camargo
Macchina de Comunicação
 

 

                                                                                        

SERVIÇO

ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL DE CAMPINAS, PROJETO DANÇA E CIDADANIA E CIA. DE DANÇA DE CAMPINAS apresentam:

Balé – O Quebra-Nozes

Música: Piotr Ilyich Tchaikovsky

22 (Quarta) – 20h
23 (Quinta) – 20h
24 (Sexta) – 20h
26 (Dom) – 10h e 17h

Regente Titular: ROBERTO TIBIRIÇÁ
Local: Teatro José de Castro Mendes

bilheteria: (19) 3272-9359 
Preços: R$ 30,00 inteira e R$ 15,00 meia-entrada (à venda a partir de 16/11)


 Wikipédia

 Topo


 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951