1 | 2 | 3 | 4

Concerto Didático encanta e ensina estudantes sobre música clássica

23/08/2012

 foto: Luiz Granzotto 

foto: Luiz Granzotto

Renan Costa e Ingrid Vogl | fonte: www.campinas.sp.gov.br

Na manhã desta quarta-feira, dia 22 de agosto, a Prefeitura, por meio das Secretarias de Educação e Cultura, realizou mais uma edição do Concerto Didático. O projeto foi apresentado pelos integrantes da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) aos alunos de diversas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) de Campinas, com a presença do maestro Tobias Volkmann.

O Concerto Didático tem o intuito de desmistificar a música clássica e erudita, variando as formas de apresentar as composições às crianças. Os integrantes da Orquestra Sinfônica ensaiaram em apenas dois dias, 10 repertórios para o Concerto Didático, trazendo uma ótima sintonia e dinâmica nas apresentações. As apresentações do Concerto Didático continuam nos dias 23 e 24.

Para o maestro, esses concertos tem que possuir algum diferencial, tornando-se algo novo para as crianças, por isso ele apresentou a Orquestra com uma abordagem mais informal. "Música tem que ser divertimento. Não pode se tornar algo não prazeroso, a criança tem que gostar de ouvir a música", disse o maestro.

Segundo Tobias, a criança aprende através da observação e com exemplos. Elas devem estar sempre atentas e a apresentação tem que parecer algo interessante para elas. "Todo o repertório tem algo a se observar. O importante é despertar a curiosidade na criança, pelo menos por alguma coisa no repertório apresentado", analisa Volkmann.

Surpresa boa

A maioria das crianças presentes nunca tinha visto alguma apresentação de Orquestra Sinfônica. A aluna Camila Moraes, do 7º ano da Emef Raul Pila, ficou surpresa com a exibição. "Nunca tinha escutado. Gostei muito e foi melhor do que esperava", disse a aluna.

O repertório, que teve duração de 1h, contou com composições de diversos músicos, de Beethoven e Mozart a Villa-Lobos. Entre uma apresentação e outra, o maestro Tobias, que foi convidado para o projeto, fazia pausas explicativas sobre as músicas, contando e analisando a história de cada música de acordo com os instrumentos utilizados no repertório de cada apresentação.

Para a professora Silvana Vieira Venturini, da Emef Dr. João Alves dos Santos, o Concerto Didático oferece de forma diferenciada, uma nova oportunidade dos estudantes ouvirem ao vivo, música clássica de uma Orquestra tão importante como a de Campinas. "A apresentação foi muito diferente, interessante e didática", resume a professora.

Incentivo

Os alunos da Emef Raul Pila que participaram do Concerto Didático já têm familiaridade com a música, já que a escola oferece aos estudantes, aulas de canto através de oficinas do Programa Mais Educação e possui sua própria fanfarra.

Segundo Neuza Regina Oliveira, que é violoncelista e professora de Português da Emef, a música tem papel importantíssimo na vida de uma pessoa. "A música erudita tem que ser apresentada e incentivada entre as crianças desde pequenas", disse a musicista e professora.

Maestro

O maestro que está comandando esta edição do Concerto Didático tem uma vasta formação artística. Tobias Volkmann foi cantor solista em óperas e concertos, atuou em teatro musical, cinema e televisão, traduziu literatura alemã, foi assistente de direção de ópera e atualmente dedica-se à regência. É graduado pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estudou canto lírico com Inácio de Nonno e regência orquestral com André Cardoso e Ernani Aguiar. Completou sua formação nos Estados Unidos obtendo o grau de mestre em regência orquestral pela Carnegie Mellon University de Pittsburgh, onde foi orientado por Ronald Zollman.

Como convidado, Tobias Volkmann esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Porto - Casa da Música (Portugal), Orquestra Sinfônica do Chile, Orquestra Lyatoshinsky de Kiev (Ucrânia), Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica Nacional - UFF, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica da UFRJ e Carnegie Mellon Philharmonic (EUA).

O maestro é o vencedor do 1º Concurso Carlos Gomes de Regência Orquestral, realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas em 2010. Foi como bolsista do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão que as portas se abriram para o jovem maestro. Sua atuação em 2008 resultou em um convite de Ronald Zollman para estudar e ser seu assistente em Pittsburgh (EUA).

De 2009 a 2011 Tobias Volkmann foi maestro assistente da Carnegie Mellon Philharmonic Orchestra e do Carnegie Mellon Contemporary Music Ensemble. Também como assistente, preparou a Orquestra Jovem do Brasil para seu concerto de estréia em novembro de 2009.

A experiência de Volkmann com a área pedagógica é vasta, com atuação na educação musical de jovens de todas as origens sociais no Rio de Janeiro. Atuou em duas escolas alemãs da cidade, onde implantou o ensino de violão, criou ensembles instrumentais e trabalhou com coros. Entre 2007 e 2009, esteve à frente da Orquestra Juvenil da Universidade Federal do Rio de Janeiro, dirigiu a Orquestra Villa-Lobinhos e também coordenou as atividades pedagógicas deste projeto social. O jovem maestro ainda mantém sua engajada atuação social colaborando com os projetos sociais mantidos pela ONG Ação Social pela Música nas comunidades pacificadas do Rio de Janeiro.

Serviço

Nos próximos dois dias, 23 e 24 de agosto, a OSMC irá realizar mais quatro apresentações para as escolas da rede. Serão duas turmas de apresentações para cada dia, sendo a primeira das 9h às 10h e a última das 10h30 às 11h30. O Concerto Didático está sendo realizado no Clube Bonfim, na Rua Bento da Silva Leite, nº 330 Jd. Chapadão.

 

Confira o programa do Concerto Didático para os dias 23 e 24 de agosto:

Mozart: Abertura Ópera Zauberflöte

Beethoven: Sinfonia no. 2

Rossini: Abertura da Ópea Il Barbiere di Siviglia

Verdi: Prelúdio da Ópera Rigoletto

Beethoven: Sinfonia No. 6 Pastoral

Ravel – Suite Ma mère l'oye - Petit Poucet

Bizet: Suíte Carmen

Villa-Lobos: Prelúdio das Bachianas Brasileiras no. 4

Camargo Guarnieri: Suíte Vila Rica (Saudoso e Baião Final)

Rossini: Abertura da Ópera Guglielmo Tell

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951