1 | 2 | 3 | 4

Sinfônica se apresenta nesta sexta-feira, na Igreja Nossa Senhora das Dores

14/09/2012

Tiago Cida  |  fonte: www.campinas.sp.gov.br

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) se apresenta nesta sexta-feira, 14 de setembro, às 20h30, na Igreja Nossa Senhora das Dores. Para este concerto, a OSMC será regida pelo maestro titular e diretor artístico, Victor Hugo Toro.

Os músicos da OSMC trarão para esta apresentação um programa chamado pelo maestro de “Compositores Esquecidos”, com obras de compositores menos conhecidos do grande público, que não têm suas obras costumeiramente tocadas, mas são de grande qualidade musical.

A entrada é gratuita até a lotação da capacidade máxima da Igreja Nossa Senhora das Dores, localizada na Rua Maria Monteiro, 1212, no Cambuí, região central da cidade.

Programa

A abertura será com o francês Adrien François Boieldieu com a obra “Le Calife de Bagdad”, ópera cômica em um ato que se tornou muito popular na Europa no século XVIII. Foi o primeiro grande sucesso de Boieldieu, que tem como particularidade uma proeminente percussão oriental logo na abertura, seguindo moda da época, que era de escrever óperas sob influência oriental (a cultura ocidental não conhecia os países considerados orientais atualmente e a região árabe era tida como “mundo oriental”).

A natureza da inspiração melódica, a perfeita qualidade de harmonia e da instrumentação, dão à música de Boieldieu um encanto sempre renovado. É o último representante da ópera cômica francesa do século XVIII. Escreveu 37 óperas cômicas, entre elas, O califa de Bagdá (1800), Matante Aurore (1803), Jean de Paris (1812), A dama de branco (1825), um concerto e 6 sonatas para piano, além de romances.

Logo em seguida, os músicos da OSMC interpretarão a “Sinfonia Veneziana” do italiano Antonio Salieri, músico que carrega a lenda de ter tido problemas pessoais com Mozart, com quem conviveu até sua morte. Nunca foi descoberto algum fato real que comprovasse tal teoria de embate entre os conterrâneos.

Salieri tem entre seus alunos, nomes como Beethoven, Schubert e Liszt. Ele foi amigo de Haydn e de Beethoven. Este dedicou-lhe as três Sonatas para violino, Opus 12 (1797). Todas suas 40 óperas são tradicionais na sua expressão melódica, com coral dramático, muitos recitativos e declamação cuidadosa.

Duas obras do britânico Frederick Delius serão executadas na sequência pela Sinfônica, chamadas de “Duas peças para pequena orquestra”: On Hearing the first cukoo in the Spring e Summer Night on the River.

Na segunda década do século XX Delius escreveu diversas peças de grande porte, mas foram as “Duas peças para pequena orquestra”, concluídas em 1912, que mais se destacaram, em especial a primeira delas On Hearing the first cukoo in the Spring, tocada inclusive recentemente no casamento do príncipe William Arthur Philip Louis e a duquesa Kate Middleton. Trata-se de uma rapsódia ao estilo de uma canção norueguesa (também utilizada por Grieg), na qual há uma evocação idílica da primavera inglesa.

O encerramento será com o mais importante compositor de ópera na França durante a Revolução Francesa, Etienne-Nicolas Mehul e sua “Sinfonia nº1”. Ele também foi o primeiro compositor a ser chamado de "Romântico". Além de óperas, Mehul compôs uma série de canções para as festas da república (muitas vezes encomendadas pelo imperador Napoleão), cantatas, e cinco sinfonias.

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951