1 | 2 | 3 | 4

Os solistas

29/09/2012

Niza Tank, soprano 

Considerada uma das maiores cantoras líricas do país do século XX, Niza de Castro Tank participa intensamente do cenário lírico brasileiro. Ela é, também, escritora. E dentre suas obras, escreveu “Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes”, que analisa a obra do compositor campineiro.

Natural de Limeira - SP, fez seus estudos de canto em Campinas/SP. Um contrato com a Rádio Gazeta de São Paulo, onde permaneceu pôr cinco anos, deu início à sua carreira artística. Possui também licenciatura em Educação Artística e Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Instituto de Ciências Sociais de Americana/SP, respectivamente. É doutorada em Artes pela Unicamp.

De 1957 até o presente participou de inúmeras óperas no Brasil e no exterior, das quais destacaram-se: Rigoletto, Barbeiro de Sevilha, Lucia de Lamermoor, Boheme, Il Guarany, Lo Schiavo, La Traviatta, Matrimônio Secreto, Lakmé, Don Pasquale, Elisir D´Amore, La Sonâmbula, A Flauta Mágica e a Noite do Castelo.

Participou como solista na Missa em Dó Menor, de Mozart; Carmina Burana, de Carl Orff; Poema Vocal-Sinfônico Colombo, de Carlos Gomes; L´Enfante et le sortilège, de Ravel; O Cristo no Monte das Oliveiras de Beethoven; O Messias, de Handel; A Nona Sinfonia, de Beethoven; O Rei David, de Honneger; Missa em si menor, de Bach e Salve Regina de Schubert.

Sua atividade artística esta sempre ativa nos palcos das: Sala São Paulo, Teatro Municipal, Teatro Alpha, as inúmeras salas de concerto do país. Participou de turnês internacionais, apresentando-se em, Moscou, Alemanha, Itália, Israel, Espanha e Venezuela. Gravou em disco Chantecler, 1959, a primeira gravação mundial da ópera completa "Il Guarany" e em 1986, dois álbuns de canções de Antônio Carlos Gomes. Em 1996 lançou um CD com músicas Natalinas.

A Unicamp no ano de 2003 relançou um CD dos álbuns de Canções de Antônio Carlos Gomes. Em 2004 lançou CD com a OSMC "Campinas de todos os sons" Em 2005, gravação do Hino Oficial de Campinas e DVD da Missa São Sebastião de Antônio Carlos Gomes. Cantou sob a regência dos seguintes maestros: Armando Belardi. Arschawir Karapetjan, Benito Juarez, Diogo Pacheco, Eduardo Prates, Eleazar de Carvalho, Flávio Florence, Frederico Gerling, Gerard Devos, Guido Santorsola, Isaac Karabtchevsky, Luiz Borges, Paoletti, Roberto Schnorrenberg, Roger Wagner, Simon Blech, Souza Lima, Tullio Colacciopo, Roberto Tibiriça, Aylton Escobar, Carlos Lima, Eduardo Ostergreem, Ricardo Kanji, Fábio de Oliveira, Osman G. Gioia, Abel Rocha, Henrique Morelembaum, Ernest Malhe. É titular e Diretora Cultural da Academia Campineira de Letras e Artes.

 

 

Camila Titinger, soprano
 
Camila Titinger, de 21 anos, natural de São Paulo.
Atualmente, é estudante de Canto na Universidade (UNESP-IA)-São Paulo, onde é aluna da professora Martha Herr Foi aluna de Benito Maresca.
 
Em 2011, Camila foi bolsista no curso de Canto do 42º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão “ Dr. Luís Arrobas Martins “, realizado no período de 01 a 24 de julho.
 
Premiação: Em Setembro de 2010, Camila Titinger foi vencedora do Maestro Carlos Gomes – Concurso Estímulo para cantores, como Melhor voz Feminina.
Trajetória:
 
Aos 10 anos, Camila Titinger foi uma das integrantes do elenco fixo do Programa Gente Inocente da Rede Globo.
 
Em dezembro de 1999, se apresentou com o Coral Infantil Eco, na peça Carmina Burana, no Teatro Municipal de São Paulo.
 
Em março de 2000, cantou no III Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo e no mesmo ano recebeu o Prêmio de Revelação do Ano, na Fundação Cultural das Artes Nancy Miranda.
Em 2001, Camila Titinger participou do Projeto do Banco ABN AMRO BANK com o cantor e compositor Guilherme Arantes.
 
Ainda em 2001, Camila Titinger lançou pela Gravadora Caravelas, com produção de Beto Paciello, seu primeiro CD "Sol de Primavera", com arranjos de craques como Cristóvão Bastos, o mesmo de Nana Caymmi e Gal Costa, no qual interpreta músicas inesquecíveis como "O Caderno" (Toquinho/Mutinho), "Paisagem na Janela" (Lô Borges/Fernando Brant), "Depende de Nós" (Ivan Lins/Vitor Martins) e "Deixa Chover" (Guilherme Arantes).
 
Tem muita experiência de palco e já participou de programas como Raul Gil, Eliana, Serginho Groisman, Programa Livre, Hebe, Mais Você, Tele Apae e, em 2001, foi a revelação do Criança Esperança.
Camila Titinger chegou a ser uma das doze semifinalistas entre mais de dois mil inscritos no V Prêmio Visa MPB Edição Vocal, um dos maiores prêmios da Música Popular Brasileira.
Camila Titinger também atuou e cantou como integrante da peça O Vale Encantado de Oswaldo Montenegro pela Oficina dos Menestréis com direção de Deto Costa.
 
Por dois anos consecutivos, Camila fez parte do coro juvenil- OSESP- Sala São Paulo
Participou como protagonista no primeiro musical da Pulsarte – The Drowsy Chaperone ( A Acompanhante Lesada), interpretando a personagem Janet Van The Graaf. direção geral: Olivia Mesquita, direção musical: Guilherme Terra, coreografias: Anderson Couto e Gisella Martins.
NAVIOS COSTA> No ano de 2009, Camila Titinger foi contratada para shows no teatro principal dos navios Costa Mágica e Costa Romântica.
 
Em junho de 2009, Camila cantou o hino nacional na abertura do XIX congresso mundial de otorrinolaringologia (Prof.Dr.Paulo Pontes).
Em 2011, Camila foi uma das semi-finalistas dos concursos Maria Callas e Bidu Sayão .
 
 
 
 
 
 
Nadia Zanotello, soprano
 
Bacharel em música pela UNICAMP, sob orientação da professora Mariana Cioromila e professora Dra. Adriana Giarola Kayama. Atualmente é orientada pelo tenor Lenine Santos.
 
Atuou no Messias, de Handel, junto à Orquestra da UNICAMP, e no Te Deum, do Padre José Maurício Nunes Garcia, sob a regência de Lincoln Andrade, no encerramento do 28º. Festival de Musica de Londrina, entre outras participações em óperas e operetas. Participou dos festivais e máster classes com Inacio de Nonno, Maryan Kyle (EUA), Niza de Castro Tank, Denise Sartori, Marília Vargas, Bartira Bilego, Neyde Thomas e Regina Elena Mesquita. Integra o Núcleo Universitário de Ópera, sob a regência de Paulo Maron.
 
 
 
 
 
Randal Oliveira, barítono
 
Jovem barítono, natural de São Paulo, começou seus estudos de música aos 18 anos na Escola Municipal de Música de São Paulo na classe da Profª Andrea Kaiser.
 
Participou de máster-classes com renomados artistas do cenário musical, tais como: Tomas Bauer (Alemanha), Nathalie Stutzmann (França), Sherrill Milnes (Estados Unidos), Elena Obraztsova (Rússia), Robert Holl (Holanda), Bruna Baglioni (Itália), Maria Pia Piscitteli (Itália), Juan Pons (Espanha), Graciela Araya (Chile)e Tereza Berganza (Espanha). Atualmente cursa Bacharelado em Canto e Arte Lírica na Universidade de São Paulo, sob orientação de Ricardo Ballestero. Estuda canto e interpretação com a Isabel Maresca desde 2006.
 
Integrou a temporada do Musical da Broadway “O Fantasma da Ópera” sendo doppione dos personagens Don Attilio e Mr. Buquet entre 2005 e 2007.
 
No Final de 2007, interpretou Gonzáles da ópera Il Guarany do compositor brasileiro A. Carlos Gomes na cidade de Uberlândia com direção geral da soprano Edmar Feretti.
Em 2008 foi solista convidado do Festival de Música de Santa Catarina onde cantou o Magnificat de J.S. Bach no concerto de encerramento do Festival.
 
Em 2009, cantou Il Cacico da ópera Il Guarany de A. Carlos Gomes na cidade de Asuncion – Paraguay, sob batuta do maestro Italiano Francesco Grigolo.
Em 2010 foi convidado para o XIV Festival Amazonas de ópera, onde interpretou diversas óperas, tais como Yerma, do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, Romeo et Juliette, Lo Schiavo de A. Carlos Gomes e La Cenerentola sob a direção do maestro Luis Fernando Malheiro e maestro Marcelo de Jesus; também cantou trechos do ciclo “Des Knaben Wunderhorn” de G. Mahler com o pianista André dos Santos.
Em junho de 2010 cantou a 9° sinfonia de Beethoven junto à Amazonas Filarmônica com direção musical do M° Marcelo de Jesus. No mesmo ano cantou em Resistência – Argentina a personagem Gonzáles da ópera Il Guarany de A. Carlos Gomes com o renomado tenor argentino Luis Lima, nas festividades de 200 anos de Independência da Argentina.
 
Fez sua estréia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro interpretando o Barão Jaroslav Prus, da ópera Věc Makropulos de L. Janáček, sob batuta do maestro Isaac Karabtchevsky.
Em Setembro de 2011 interpretou Germont da ópera La Traviata de G. Verdi na cidade de Uberlândia sob regencia do Maestro Afrânio Lacerda e direção geral de Edmar Ferretti.
 
Participou dos concursos:
•Vencedor do V Concurso de Canto “A Pauta Mágica” em 2008 na cidade de São Paulo.
•Finalista do 9º Concurso Brasileiro de Canto “Maria Callas” no ano de 2009 na cidade de São Paulo.
•2º lugar na categoria de 26 até 40 anos do Concurso de Canto “Maracanto” em 2009 na cidade de São Luis – Maranhão.
•2° lugar no concurso “Bauru-Atlanta 2010” na cidade de Bauru – São Paulo.
•Melhor Voz Masculina no Concurso de Canto “Aldo Baldin” de 2011 na cidade de Florianópolis.
•Vencedor do Concurso de Canto “ Carlos Gomes” em 2011 na cidade de Campinas.
 
 
 
 
 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951