1 | 2 | 3 | 4

5 outubro: Sinfônica faz concerto gratuito na Catedral

05/10/2012

Tiago Cida  |  fonte: www.campinas.sp.gov.br

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) promove nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, a partir das 20h, na Catedral Metropolitana de Campinas, mais um concerto gratuito. O destaque dessa apresentação será o maestro convidado para reger a Sinfônica na apresentação: Helder Trefzger, regente titular e diretor artístico da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo.

Para a apresentação, o maestro preparou um repertório inusitado com obras de compositores do século 18 (classicismo) e 19 (romantismo), que nunca foram apresentadas em Campinas.  

O repertório se inicia com o italiano Antonio Salieri e a abertura de “La Grotta di Trofonio”. Logo em seguida, a OSMC interpreta a “Sinfonia nº 87” de um dos mais importantes compositores do período clássico; Joseph Haydn. Outro italiano, Giovanni Paisiello, será tocado na sequência com a abertura de sua obra “Il Barbiere di Siviglia”. A apresentação será encerrada com o tcheco Antonin Dvorak, com a “Suíte Tcheca, opus 39”.

Helder Trefzger

Atual diretor artístico e maestro titular da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo, Helder Trefzger estudou em algumas das principais universidades brasileiras, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de Brasília (UnB), além de ter tido aulas complementares com professores de renomadas instituições de ensino musical, como o Conservatório de Moscou, a Manhattan School of Music, e a Arts Academy - Istituzione Sinfonica di Roma. É mestre em Música (Regência – Práticas Interpretativas) e bacharel em Música – Regência.

Já dirigiu, como maestro convidado, algumas das principais orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e as orquestras sinfônicas de Porto Alegre, Minas Gerais, Sergipe, Mato Grosso, Brasília, Bahia e Paraíba, além da Orquestra Sinfônica da UFRJ e da Orquestra Filarmônica Nova (MG), dentre outras.

Dirigiu ainda a Orquestra Artave (Portugal), a Sinfônica Nacional da Bolívia, a Sinfônica Nacional do Paraguai, a New World Young Orchestra (Brasil, Itália e Bulgária) e a Orquestra Sinfônica de Bourgas (Bulgária). Em Portugal realizou um concerto com a Orquestra Filarmônica de Gaia, na cidade do Porto e, na Itália, dirigiu duas apresentações à frente da Orchestra Sinfonica di Roma, no Auditório della Conciliazione (Vaticano).

É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e da Academia de Letras e Música do Brasil – ALMUB, onde ocupa a cadeira de número 10, cujo patrono é Carlos Gomes.

 


A Catedral Metropolitana de Campinas fica na Praça José Bonifácio (Largo da Catedral), s/nº, no Centro.

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951