1 | 2 | 3 | 4

Sinfônica faz concerto gratuito neste domingo na Concha Acústica

21/10/2012

Tiago Cida | www.campinas.sp.gov.br

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) realiza a partir das 18h deste domingo, dia 21 de outubro, mais um concerto popular gratuito. Dessa vez o palco será a Concha Acústica do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral) e a orquestra será regida por seu maestro titular e diretor artístico, Victor Hugo Toro.

Para esta apresentação, a OSMC prepara um repertório que inclui algumas composições clássicas bastante conhecidas do público em geral, com explica o diretor Administrativo, Marco Padilha.

São composições que a maioria das pessoas já ouviu ao menos uma vez. E é sempre muito bom músicas que possam nos trazem alguma recordação, além de aproximar o universo clássico do público em geral”, diz o diretor.

 

Programa

A OSMC começará o concerto com a abertura da ópera “Nabucco”, do italiano Giuseppe Verdi. A obra é uma ópera em quatro atos, escrita em 1842, contando a história do rei Nabucodonosor, da Babilônia. Foi escrita durante a ocupação austríaca no Norte da Itália e, por meio de várias analogias, suscitou o sentimento nacionalista italiano.

Logo em seguida será a vez de Johann Strauss II ter uma obra sua interpretada pelos músicos campineiros, com sua famosa valsa “Imperador” Op. 437. É uma das mais famosas composições do austríaco Johann Strauss II, consagrado no mundo como o “Rei da Valsa”. A nobre “Valsa do Imperador” foi composta para celebrar o quadragésimo aniversario da ascensão ao trono austro-húngaro de Franz Joseph.

Considerada por muitos como uma das maiores óperas francesa, “Fausto”, de Charles Gounod, terá a valsa do seu 2º Ato tocada pela Sinfônica na sequência. Inspirado no célebre poema de Goethe, a ópera conta a história de um velho e alquebrado alquimista que, desesperado com sua condição, invoca espíritos do mal em busca de coragem para ingerir um veneno que o matasse.

Também com largo conhecimento público, a obra “Danças Húngaras – nº 1, 2, 3, 4 e 5” do alemão Johannes Brahms, foi escolhida para a continuação do concerto ao ar livre. Assumidamente inspirada em músicas e composições folclóricas húngaras, as “Danças Húngaras” se consolidaram ao longo dos anos com uma das mais conhecidas composições do músico alemão.

O encerramento desse concerto de domingo será com Franz Liszt e a “Rapsódia Húngara nº2”. A composição é a segunda e mais famosa obra de um conjunto de 19 rapsódias compostas por Franz Liszt. Poucas composições de piano atingiram tal popularidade e permitiram ao pianista a revelar sua habilidade excepcional, além de oferecer ao ouvinte uma irresistível e imediata apreciação musical. É uma obra conhecida por muitos através de desenhos animados como Pica Pau e Tom e Jerry.

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951