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Os Solistas

05/12/2012

Niza de Castro Tank, soprano 

Considerada uma das maiores cantoras líricas do país do século XX, Niza de Castro Tank participa intensamente do cenário lírico brasileiro. Ela é, também, escritora. E dentre suas obras, escreveu “Minhas pobres canções: Antônio Carlos Gomes”, que analisa a obra do compositor campineiro.

Natural de Limeira - SP, fez seus estudos de canto em Campinas/SP. Um contrato com a Rádio Gazeta de São Paulo, onde permaneceu pôr cinco anos, deu início à sua carreira artística. Possui também licenciatura em Educação Artística e Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e Instituto de Ciências Sociais de Americana/SP, respectivamente. É doutorada em Artes pela Unicamp.

De 1957 até o presente participou de inúmeras óperas no Brasil e no exterior, das quais destacaram-se: Rigoletto, Barbeiro de Sevilha, Lucia de Lamermoor, Boheme, Il Guarany, Lo Schiavo, La Traviatta, Matrimônio Secreto, Lakmé, Don Pasquale, Elisir D´Amore, La Sonâmbula, A Flauta Mágica e a Noite do Castelo.

Participou como solista na Missa em Dó Menor, de Mozart; Carmina Burana, de Carl Orff; Poema Vocal-Sinfônico Colombo, de Carlos Gomes; L´Enfante et le sortilège, de Ravel; O Cristo no Monte das Oliveiras de Beethoven; O Messias, de Handel; A Nona Sinfonia, de Beethoven; O Rei David, de Honneger; Missa em si menor, de Bach e Salve Regina de Schubert.

Sua atividade artística esta sempre ativa nos palcos das: Sala São Paulo, Teatro Municipal, Teatro Alpha, as inúmeras salas de concerto do país. Participou de turnês internacionais, apresentando-se em, Moscou, Alemanha, Itália, Israel, Espanha e Venezuela. Gravou em disco Chantecler, 1959, a primeira gravação mundial da ópera completa "Il Guarany" e em 1986, dois álbuns de canções de Antônio Carlos Gomes. Em 1996 lançou um CD com músicas Natalinas.

A Unicamp no ano de 2003 relançou um CD dos álbuns de Canções de Antônio Carlos Gomes. Em 2004 lançou CD com a OSMC "Campinas de todos os sons" Em 2005, gravação do Hino Oficial de Campinas e DVD da Missa São Sebastião de Antônio Carlos Gomes. Cantou sob a regência dos seguintes maestros: Armando Belardi. Arschawir Karapetjan, Benito Juarez, Diogo Pacheco, Eduardo Prates, Eleazar de Carvalho, Flávio Florence, Frederico Gerling, Gerard Devos, Guido Santorsola, Isaac Karabtchevsky, Luiz Borges, Paoletti, Roberto Schnorrenberg, Roger Wagner, Simon Blech, Souza Lima, Tullio Colacciopo, Roberto Tibiriça, Aylton Escobar, Carlos Lima, Eduardo Ostergreem, Ricardo Kanji, Fábio de Oliveira, Osman G. Gioia, Abel Rocha, Henrique Morelembaum, Ernest Malhe. É titular e Diretora Cultural da Academia Campineira de Letras e Artes.

 

 

 
 
 
 
Nadia Zanotello, soprano
 
Bacharel em música pela UNICAMP, sob orientação da professora Mariana Cioromila e professora Dra. Adriana Giarola Kayama. Atualmente é orientada pelo tenor Lenine Santos.
 
Atuou no Messias, de Handel, junto à Orquestra da UNICAMP, e no Te Deum, do Padre José Maurício Nunes Garcia, sob a regência de Lincoln Andrade, no encerramento do 28º. Festival de Musica de Londrina, entre outras participações em óperas e operetas. Participou dos festivais e máster classes com Inacio de Nonno, Maryan Kyle (EUA), Niza de Castro Tank, Denise Sartori, Marília Vargas, Bartira Bilego, Neyde Thomas e Regina Elena Mesquita. Integra o Núcleo Universitário de Ópera, sob a regência de Paulo Maron.
 
 
Carlos Eduardo Marcos, baixo 
 

Pianista, cantor, advogado, Carlos Eduardo nasceu em São Paulo e  graduou-se em Música e Direito, sendo Mestre em Teologia com  especialização em História Eclesiástica. Estudou canto lírico com Mitzi Frölich, Martha Herr e Caio Ferraz, sendo atualmente orientado pelo professor Benito Maresca.  Carlos Eduardo tem interpretado os principais papéis de baixo nas óperas Il Guarany (Gomes), Condor (Gomes), Otello (Verdi), Nabucco (Verdi), La Forza Del Destino (Verdi), The Rake’s Progress (Stravinsky), Le Nozze di Figaro (Mozart), La Serva Padrona (Pergolesi), Lohengrin (Wagner), Orfeo (Monteverdi), Ballodelle Ingrate (Monteverdi), Candide (Bernstein), Il Signor Bruschino (Rossini),Gianni Schicchi (Puccini), além das primeiras audições sul-americanas de Jenufa (Janácek), Hercules (Haendel), Arianna (Marcello), Salome (R. Strauss), e  O Anjo Negro  (Ripper). Em música sacra e sinfônica já se apresentou em Stabat Mater (Rossini, Dvorák), Requiem (Fauré, Mozart, Liszt, Hydas, Nunes Garcia), Missa (Bach, Mozart, Haydn, Beethoven, Schubert, Dvorák), Cantata (Bach, Telemann), Te Deum (Bruckner), Oratório de Natal (Bach, Schütz), Paixão Segundo São João (Bach), Paixão Segundo São Mateus (Bach), O Messias (Haendel), Oratório Saul (Haendel),  Filius Prodigus (Charpentier), Vespro Della Beata Vergine (Monteverdi), Salmo 130 ’De Profundis’ (Mário Tavares, estréia mundial), Nona Sinfonia (Beethoven), entre outros títulos.

Já cantou sob a regência de Abel Rocha, Alex Klein, Celso Antunes, Francesco La Vecchia, Ira Levin, Isaac Karabtchevsky, Jamil Maluf, José Maria Florêncio, John Neschling, László Marosi, Ligia Amadio, Luís Malheiro, Lutero Rodrigues, Mário Zaccaro, Naomi Munakata,
Nicolau de Figueiredo, Roberto Minczuk,  Roberto Tibiriçá, Samuel Kerr, Túlio Colaccioppo, entre outros.

 
Martin Muehle, tenor
 
 
Martin nasceu em Porto Alegre e Iniciou seu estudos de canto em Montevidéu com o barítono Jean-Charles Gebelin. Em 1992 radicou-se na Alemanha, continuando seus estudos em Hamburgo. Foi membro do elenco do teatro de Bremerhaven, entre 1996 e 1998.

Participou de masterclasses com os tenores Carlo Bergonzi em Busseto, Itália e com Alfredo Kraus em Santander, Espanha. Martin Muehle vem cantando regularmente desde então em diversas capitais européias como Palermo, Nápoli, Toulouse, Munique, Viena e Berlin.

No Brasil se apresenta com sucesso nos principais teatros do país, como no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no Festival Amazonas de Ópera de Manaus, em São Paulo nos Theatros São Pedro e Municipal de São Paulo e no Palácio das Artes de Belo Horizonte. Desde 2004, o tenor gaúcho Martin Muehle reside em Viena.
 
 
Sebastião Teixeira, barítono

Teixeira é um dos artistas mais presentes nos palcos brasileiros. Foi duas vezes premiado pela APCA como melhor cantor erudito, recebeu o prêmio Carlos Gomes como "Destaque Vocal Masculino" e a Medalha de Honra ao Mérito Collegium Musicum da Fundação Clóvis Salgado de Belo Horizonte, e recentemente, a Medalha Carlos Gomes concedida pela Prefeitura Municipal de Campinas.

Grande intérprete de Carlos Gomes, gravou “Colombo” para a TV Cultura de São Paulo. Cantou ao lado de artistas como Elena Obraztsova, Leona Mitchell, Lando Bartolini e Arthur Thompson e sob a batuta de John Neschling, Abel Rocha, L. F. Malheiro, Silvio Viegas, Jamil Maluf, Roberto Tibiriçá, Roberto Minczuk, Eugene Kohn, Isaac Karabtchevsky, Carlos Prazeres, Julio Medaglia, G. Mannis, Ira Levin, Karl Martin , Cláudio Cruz, T. Collaccioppo, M. V. Zaccaro, A. Sangiorgi, L. Friend, Emiliano Patarra, entre outros.
 
Em seu repertório constam mais de 40 papéis em diferentes títulos. Interpretou os papéis principais em Il Barbiere di Siviglia, La Boheme, Carmen, La Forza del Destino, Don Pasquale, Madame Butterfly, Cavalleria Rusticana, I Pagliacci, Il Cappello di Paglia di Firenze, Pedro Malazarte, Dido and Eneas, Tenente Kijé, Pelleas et Mélisande, Candide, Les Pêcheurs de Perles, L'Italiana in Algeri, Il Trovatore, Jenufa, Salvator Rosa, Carmina Burana, Andrea Chenier, Lucia de Lammermoor, Oitava Sinfonia de Gustav Mahler, Rigolleto e as estréias mundiais das óperas 'Anjo Negro' de João Guilherme Ripper, 'A Tempestade' de Ronaldo Miranda e 'O Cientista' de Sílvio Barbato.
 
Teixeira também interpretou o papel-título na ópera "Chagas", de Sílvio Barbato, em estréia mundial na sala Palestrina do Palazzo Pamphilj, sede da embaixada brasileira em Roma, em novembro de 2008.

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