1 | 2 | 3 | 4

Emoção marca encerramento da temporada dos Concertos Didáticos

27/03/2013

fonte: www.campinas.sp.gov.br 

foto: Fernanda Sunega

Olhos atentos, ouvidos bem abertos e a boca fechada: a emoção era grande. Nenhum barulho era permitido até o som do primeiro acorde. Quando isso aconteceu, as crianças, cerca de 700, pertencentes à rede municipal de ensino começaram a viver uma experiência única. “Nossa, que lindo!”, comentou uma delas com a coleguinha do lado, enquanto o maestro Laércio Diniz as levava para uma viagem musical, enquanto regia a Orquestra Sinfônica de Campinas.

As apresentação encerrou o Programa Concertos Didáticos, uma parceria das secretarias de Educação e Cultura. "A finalidade do Concerto Didático com a Orquestra Sinfônica para nossas crianças é aprimorar a importância do aprendizado da linguagem musical para o ensino de áreas distintas do conhecimento. Sabemos que por meio da música desenvolve-se a socialização, a integração, a sensibilidade, a dicção, enfim, o ser humano por completo”, disse a secretária de Educação, Solange Villon Kohn Pelicer.

Desde o última quinta-feira, 21 de março, sete mil alunos da rede municipal de ensino das 3º, 4ª e 5ª séries, de 44 escolas, assistiram apresentações da Orquestra Sinfônica. A maior parte dos estudantes esteve, pela primeira vez, em um teatro assim e nunca assistiram a uma apresentação de música clássica. A expectativa é de que essa programação seja retomada no segundo semestre.

A pouca idade de Vitória Aparecida, 8 anos, não evidenciava a grande sensibilidade que ela revelava para a música clássica. Entre os vários instrumentos que foram apresentados a ela, o som do trombone foi de longe o escolhido pela garota. “Ele é forte, alto. Não sabia que era tão bonito”, disse a aluna da escola João Alves dos Santos, que adiantou que irá pedir aos pais para levá-la mais vezes para assistir uma orquestra.

Giovana Araújo Rodrigues teve o seu primeiro contato com a música clássica por meio de CDs. Foi o suficiente para deixá-la com um gosto mais apurado. “Essa foi a primeira vez que vi uma orquestra de perto. Conhecia só da televisão. O que mais me encantou foi a melodia do trenzinho”, contou ela se referindo a canção Trenzinho Caipira, de Heitor Villa Lobos.

Antes de ouvirem as peças musicais, os alunos eram apresentados aos instrumentos e aos sons. “Essa é uma oportunidade de as crianças conhecerem, vivenciarem um pouco de música. A atividade permite que elas ampliem o conhecimento e levem isso para o dia a dia”, explicou a coordenadora do projeto nas escolas, Rosângela Figueiredo. “Temos que dar às crianças a chance de ter um novo olhar sobre a música”, argumentou a professora Rosângela Silva.

Depois de uma hora e meia de apresentação, o maestro convidado disse ter ficado surpreso com a recepção encontrada tanto por parte dos alunos quanto pelas autoridades da cidade. “Foi um grande prazer fazer música com vocês. Saio de Campinas deixando amigos”, disse o maestro paulistano, que esteve na cidade à convite, especialmente para essa série de apresentações.

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951