1 | 2 | 3 | 4

Solista Adriana Clis se apresenta junto à Sinfônica de Campinas

16/03/2006



Natural do Rio de Janeiro, já aos 10 anos, Adriana Clis participava como solista da ópera Artemis, de Nepomuceno, apresentada, sob a regência do maestro Isaac Karabtchevsky. Mudando-se para São Paulo, começou seus estudos de canto. Estudou com Regina de Boer, Carmo Barbosa, Leilah Farah e Eiko Senda. Em 1994 integrou o Coral Sinfônico do Estado de São Paulo.

Em 1996, ganhou o primeiro lugar no 1º Concurso de Canto de Araçatuba e, em 1997, a convite do maestro Samuel Kerr, participou do Coral Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo. Em julho de 1998, participou de curso no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, com a professora Klara Kadinskaia, preparadora vocal de ópera do Teatro Bolshoi. Em novembro do mesmo ano, ganhou o primeiro lugar no 2º Concurso Internacional Honorina Barra, em Curitiba, e, em outubro de 1999, recebeu o primeiro lugar no 2º Concurso Nacional de Música de Câmara Henrique Nirenberg, na cidade do Rio de Janeiro.

No ano 2000, recebeu bolsa de estudos da Fundação Vitae para curso de aperfeiçoamento vocal em Milão, na Itália, com o maestro Pier Miranda Ferraro, da Academia Lírica Italiana. Mais tarde, recebe por dois anos consecutivos nova Bolsa de estudos da Fundação Vitae para estudar no Brasil. Em dezembro do mesmo ano, participou de turnê pela França, onde fez recitais nas cidades de Bellegarde, Sévres e Paris. Em 2001, retornou a Paris, onde fez recital na Embaixada Brasileira, obtendo grande sucesso.

Desde 2002, participa das montagens do Festival Amazonas de Ópera, sob a batuta dos maestros Luiz Fernando Malheiro e Marcelo de Jesus. Como solista participou das obras: “Missa da Coroação” e “Requiem” de Mozart; “Magnificat” e “Oratório de Natal” de Bach; “Requiem” de Hidas; “Requiem” de Verdi; “Nona Sinfonia” e “Fantasia Coral” de Beethoven; “Romeu e Julieta” de Berlioz; “Phaedra” e “Cantata Academica” de Britten; “Il Tramonto” de Respighi; Óperas “Zanetto” e “Cavalleria Rusticana” de Mascagni; Ópera “The Fairy Queen” de Purcell; Ópera “A flauta Mágica” de Mozart; Ópera “La Sonnanbula” de Bellini; Óperas “A Valquíria” e “Crepúsculo dos Deuses” de Wagner; Ópera “Madame Butterfly” de Puccini; Ópera “La Cenerentola” de Rossini; Ópera “Salvator Rosa” de Carlos Gomes; Ópera “O Anjo Negro” de G. Ripper, entre outras.

Como recitalista, vem se apresentando ao lado do pianista Gilberto Tinetti e do violoncelista Watson Clis nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e na Faculdade de Música Carlos Gomes (SP), onde concluiu o Curso de Bacharelado em Canto.

Participou de Vesperais Líricas, tendo atuado em Lucrezia Borgia, de Donizetti; Suor Angelica, de Puccini; A Dama Branca, de Boieldieu. Atualmente se prepara vocalmente com a Fonoaudióloga Silvia Pinho e com o preparador vocal Juvenal de Moura.

Venceu o “Concurso Jovens Solistas Eleazar de Carvalho” de 2002 e o “IV Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão” (2003). Recebeu o Prêmio Carlos Gomes de 2002, na categoria “revelação” e no ano 2004, foi uma das finalistas das “Audições para Novas Vozes Líricas” do Teatro Colón, onde participou da temporada de 2005. Ainda este ano protagonizou a Ópera “Carmen” na Bolívia e integrou o elenco do “Anel dos Nibelungos” de Wagner em Manaus.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951