1 | 2 | 3 | 4

Sinfônica se apresenta na Concha Acústica do Taquaral, no dia 28 de abril, com entrada gratuita

28/04/2013

A Sinfônica Municpal de Campinas se apresenta na Concha Acústica do Taquaral, no próximo domingo dia 28 de abril, domingo, às 17 horas com entrada gratuita para o público.

O concerto tem a regência do maestro Victor Hugo Toro e o programa traz obras do italiano Gioachino Rossini, do brasileiro Carlos Gomes e do alemão Ludwig van Beethoven.

A apresentção inicia com a Abertura da ópera obra L'Italiana in Algeri, de Rossini. A ópera L´Italiana in Algeri é pura commedia dell'arte musicada e narra a história de uma bela prisioneira que, vestida em estilo imperial, mas com calças largas para parecer mais árabe, foi seqüestrada por terríveis berberes. Ela está tranqüila, pois sabe que, graças à sua beleza, pode fazer com eles o que quiser.

Segundo o autor e crítico musical Gustavo Kobbé, a “Abertura” desta ópera é uma das mais conhecidas de Rossini, começa com um forte sentimento de drama latente, mas logo se impõe um deliciso allegro. Particularmente sedutor é o tratamento dado às madeiras, alíás como em toda a ópera.

Segue-se com o Prelúdio de “Se sa minga”. Esta peça "Se sa minga", de Carlos Gomes foi composta já em Milão, quatro anos antes da grande estreia da ópera “Il Guarany”. Esta revista tem texto de Antonio Scalvini e estreou em 1.º de janeiro de 1867 no Teatro Fossari de Milão. “Se as minga” teve grande sucesso, tanto que os realejos milaneses já tocavam nas praças as músicas desta obra de Gomes, com destaque para o coro das máscaras e a canção "Fucile ad Ago'".

Encerra o concerto com a belíssima Sinfonia No.5, op.67, C minor, de Beethoven, escrita entre 1804 e 1808. Esta é uma das obras mais populares e mais conhecidas em todo repertório da música erudita mundial, assim como é também uma das sinfonias mais executadas hoje em dia.

serviço

Reabertura da Concha Acústica pela Sinfônica Municipal
Data: 28 de abril, domingo
Horário: 17h
 
Local: Auditório Beethoven (Concha Acústica – Lagoa do Taquaral)
Endereço: Avenida Dr. Heitor Penteado, Portão nº 2, Taquaral
Ingresso: Gratuito
Duração: 1h30
Informações: 3705.8047
  
Programa:
Gioachino Rossini: “L'Italiana in Algeri”
Antônio Carlos Gomes: Prelúdio “Se sa minga”
Ludwig van Beethoven: Symphony No.5, op.67, C menor.

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951