1 | 2 | 3

Sinfônica visita a Região Metropolitana de Campinas

18/07/2013

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas realiza a primeira turnê pelas  cidades da Região Metropolitana de Campinas. As cidades de  Paulínia, Valinhos,  Pedreira, Monte Mor, Cosmópolis, Arthur Nogueira, Hortolândia e Indaiatuba já foram visitadas com grande sucesso do público local.

As obras apresentadas foram especialmente escolhidas pelo Maestro Titular  e Diretor Artístico da OSMC, Victor Hugo Toro, que também rege os concertos para a RMC. Serão executadas obras dos grandes compositores mundiais, com aberturas e árias de óperas conhecidas e aclamadas pelo grande público.

O programa para a segunda fase da Turnê  "Sinfônica de Campinas Visita a RMC" abre com “A Cavalaria Ligeira” de Franz von Suppé, que a compôs em homenagem aos feitos da cavalaria austríaca. É famosa por sua abertura e também já foi usada em muitos filmes e desenhos animados, inclusive pelos Estúdios Disney.

Segue-se com três obras do compositor campineiro, Antônio Carlos Gomes; a Abertura das Óperas “Noite do Castelo” e “Joanna de Flandres”, e a singela Sonata “Burrico de Pau”. Carlos Gomes é  considerado o mais importante compositor de óperas das Américas no século 19.

A Noite do Castelo é a primeira ópera de Carlos Gomes, e teve sua estreia no Rio de Janeiro no Theatro Lyrico Fluminense para a corte em 4 de setembro de 1861, logo após o sucesso da primeira, Gomes apresenta sua segunda obra,  Joanna de Flandres, que tem enredo baseado nos tempos das Cruzadas, novamente com grande sucesso. Vale lembrar que o compositor tinha apenas 25 e 27 anos respectivamente quando escreveu tais obras.  A Sonata em Ré, ou Burrico de Pau, como é popularmente conhecida foi composta dois anos antes de sua morte, e percebe-se uma sofisticação  e um  destaque maior para as cordas, esta é uma peça considerada  dificílima, pois tem arpejos, pizzicatos, espicatos, saltos muito destacados da primeira para a quarta corda. Carlos Gomes busca inspiração em sua infância e também quando vê sua sobrinha brincando de cavalinho imaginário com um cabo de  vassoura.

Logo após vem “Wiener Blut” de Johann Strauss, que é uma opereta cômica, baseado em um  concerto de  valsa com o mesmo nome.

Encerra o concerto com as belas suítes I e II da “Ópera Carmen” de Georges Bizet, com seus movimentos mais famosos.  Carmen é uma ópera em quatro atos e fala peripécias amorosas da jovem e bela cigana Carmen que encanta a todos com sua dança.

 

Programa:

Suppé - Abertura A Cavalaria Ligeira
Gomes: Abertura “Noite do Castelo”
Gomes: Abertura “Joanna de Flandres”
Gomes: Sonata “Burrico de Pau”
Strauss: Wiener Blut
Bizet: Carmen, suite N° 1 e 2
Suite I, mov V. Les Toreador
Suite I, Mov III. Seguidilla
Suite I, Mov IV. Les dragons de Alcala
Suite II, mov II. Habanera
Suite II, mov V. La garde montante
Suite I, mov IV. Chanson du toreador
 
Regente: Victor Hugo Toro.
 
Serviço:
Concertos RMC – 2º Fase
 
Engenheiro Coelho
18 de julho – 20 horas
Local – Igreja Matriz de São Pedro
Rua 07 de setembro – Centro
 
Sumaré
26 de julho – 19 horas
Local – Igreja Matriz de Santo Antônio
Praça da República – Centro
 
Itatiba
02 de agosto – 20 horas
Local – Teatro Ralino Zambotto (anexo a nova Câmara Municipal)
Rua Romeo Augusto Rela, nº 1100
Jd. do Engenho
 
Santa Bárbara D'Oeste
03 de agosto – 20 horas
Local – Teatro Municipal Manoel Lyra
Rua João XXIII, nº 61 – Centro
 
 
 
 

 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951