1 | 2 | 3

Estação Cultura é o palco de A Sagração da Primavera.

10/11/2013

No dia 10 de novembro de 2013, às 18h30 horas, a Estação Cultura será o palco para a execução de uma versão da obra: A Sagração da Primavera.

A obra composta pelo russo Igor Stravinsky e com coreografia criada por Vaslav Nijinsky, completa neste ano, cem anos (1903-2013) com várias montagens em diversos países.
 
A Secretaria de Cultura de Campinas em conjunto com a Orquestra Sinfônica de Campinas se propuseram a execução da obra Sagração da Primavera acompanhada de um corpo de dançarinos (dança) comemorando seu centenário. 
 
A obra será executada na íntegra. Baseada em uma versão realizada na Alemanha (Berlim) em 2004, quando a Orquestra Filarmônica de Berlim regida pelo maestro Simon Rattle juntamente com o coreografo Royston Maldoon, contaram com a participação de 300 crianças e adolescentes de escolas compondo um coro de dançarinos mirins e bailarinos profissionais.
 
Na versão campineira participam da montagem, a Orquestra Sinfônica de Campinas, 70 adolescentes entre 12 e 17 anos vinculados a escolas municipais da cidade e ONGs e a participação do grupo de dança profissional “Seis + 1 Cia. de dança” (também de Campinas).
 
A composição coreográfica traz a contemporaneidade da obra. Baseia-se na ocupação do espaço na capacidade que o coletivo tem de modificá-lo diante a força, organização. Também na forma como o grupo se manifesta. Outras questões são transmitidas por meio da composição coreográfica, questões como o sacrifício; o quanto a decisão coletiva tem a capacidade de sacrificar para o bem de todos. A oportunidade de dar voz ao coletivo.
 
A escolha de adolescentes ( 12 e 17 anos) tem um caráter pedagógico e inclusivo. Onde as noções do “espaço” (de cada um e do grupo) devem ser respeitado pois ele é um lugar “sagrado”. Estes jovens estão na fase do desenvolvimento a maturidade e demonstram a capacidade para entender a importância de cada um na formação do coletivo (grupo) como suas decisões.
 
Os bailarinos profissionais da Seis +1 Cia de Dança representam os principais elementos e personagens inscritos na obra musical.
 
A Cia é dirigida pela coordenadora do curso de dança da UNICAMP, a professora Daniela Gatti que também assina a direção coreográfica nesta versão da Sagração da Primavera.
 
A montagem tem grande importância artística; há muito tempo a obra não é executada, devido a sua complexidade e dificuldade, soma-se ser incomum   composições coreográficas com um grande número de pessoas. E o caráter inclusivo e social, segundo a diretora Daniela Gatti: “ Não importa para mim se eles (os jovens) estão fazendo com a perna direita ou esquerda. Importa sim sentirem a arte. O respeito ao espaço, ao grupo. A importância de cada um para que o todo aconteça”
 
A direção geral está sendo encabeçada pelo atual diretor da OSMC- Rodrigo Morte; pelo atual regente da OSMC - Maestro Victor Hugo  Toro; e pela atual coordenadora do curso de dança da UNICAMP e diretora artística da seis + 1 cia de dança Daniela Gatti .
 
O projeto é uma realização da Secretaria de Cultura de Campinas com parceria da Secretaria da Educação.
 
____________________________________________________________________________________
 
 
 
Daniela Gatti
 
Desde 2002 faz parte do corpo docente do Departamento de Artes Corporais da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, atuando no campo da pesquisa e ensino da dança. Atualmente coordena o curso de graduação em dança da instituição e é professora colaboradora credenciada no curso de pós graduação em Artes da Cena. Doutora em Artes pela UNICAMP com o trabalho Sade na Dança: Um processo artístico em Redes de Saberes onde propõe um método de trabalho interligando a literatura, a dança, a música e o teatro em processos de criação artística.
 
Desenvolveu sua pesquisa de mestrado em Artes também pela UNICAMP com o trabalho Medéia: Um Experimento Coreográfico.
 
Graduou-se pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC no curso de Artes Cênicas e atuou como atriz em diversas montagens teatrais em Florianópolis/SC. Sua formação em dança clássica se deu inicialmente em Campinas/SP.
 
Posteriormente desenvolveu–se em Dança Moderna e Contemporânea atuando como dançarina e intérprete em diversos trabalhos coreográficos de Companias e grupos de dança de São Paulo. De 1990 à 1992 residiu na Holanda onde ingressou e estudou na Rotterdamse Dansacademie. 
Entre seus mais recentes trabalhos solos estão: “Medéia”(CPFL); “Volés” em São Paulo (CCSP) e “Vícios e Virtudes” (espetáculo contemplado ao prêmio Proac 2009 e 2010 promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo)
 
Orientou e dirigiu trabalhos artísticos para vários grupos de dança e teatro, entre eles: Cena 11(Florianópolis/SC); Kaiowas (Florianópolis/SC); Cia 7 de Abril (Pelotas /RS); Cia Lina Penteado (Campinas/ SP), Packer Cia de dança (Campinas/SP) e atualmente dirige a “Seis +1 Cia de Dança” da cidade de Campinas. 
 
 
Sobre a Seis + 1 Cia. de dança

A Seis +1 Cia. de dança é uma companhia independente, criada em 2001, com o o objetivo de agregar artistas interessados em pesquisar a criação em dança contemporânea.

A companhia tem difundido seu trabalho por meio de diversos projetos e editais. Destacam-se SESI Dança, Circuito Cultural Paulista, apresentações no SESC Pompeia e Consolação e Virada Cultural Paulista.

Desde 2011 a companhia atua sob direção de Daniela Gatti professora e coordenadora do Curso de Graduação em Dança da UNICAMP. Os trabalhos interdisciplinares desenvolvidos por Daniela Gatti despertaram na companhia o desejo de encontro com esta artista. Desse encontro surgiu Impressões, um espetáculo que envolveu um trabalho dialógico entre pintura, dança e teatro e que foi compartilhado com o público no formato de “work in progress”, durante os anos de 2011 e 2012.

No ano de 2013, o grupo adentra em uma nova fase de pesquisa e criação e estreia no SESC Consolação o espetáculo (IN)PRESSÃO, sob direção de Daniela Gatti. Além dos espetáculos de dança, a companhia também desenvolve pesquisas dentro da linguagem da videodança. A sua primeira produção nessa linguagem, também intitulada de Impressões foi apresentada em diversas mostras em festivais da área, tais como o “Dança em foco ‐ Festival Internacional de Vídeo & Dança” em 2011.

Atualmente  além de participar da montagem de “A Sagração da Primavera” circula com a intervenção coreográfica, premiada pelo FICC: “Para se ver no outro”. O trabalho baseia-se em intervenções coreograficas feitas no espaço público como ruas, praças e jardins.

Ficha técnica

Realização: Secretaria de Cultura Campinas,  Prefeitura Municipal de Campinas
Diretor Orquestra Sinfônica de Campinas (OSMC): Rodrigo Morte
Regência e Direção Artística da OSMC: Maestro Victor Hugo Toro
Direção artística e Coreográfica: Daniela Gatti
Concepção e elaboração coreográfica: Daniela Gatti e “Seis +1 Cia de Dança”
Assistentes de direção e instrutores coreográficos: Tutu Morasi, Karina de Almeida, Bruno de Castro, Juliana Hadler e Raissa Cintra
ONG Participante: Projeto dançaescola-  diretora: Walquiria Coelho
Bailarinos Profissionais:  “Seis +1 Cia de Dança”
Concepção de iluminação: Daniela Gatti
Concepção de Figurino: Juliana Hadler
Gravação DVD e entrevistas: Nando Dalberto
 
__________________________________________________________________________________
 
Concerto Especial  |  Estação Cultura  [entrada gratuita]
Nov 10 - dom [18h30]    
 
A SAGRAÇÃO DA PRIMAVERA, de Igor Stravinsky
Concerto especial da Orquestra Sinfônica de Campinas
Com a participação de um coro com 70 crianças e a seis+1 cia de Dança
 
Dia 10 de novembro de 2013
Horário: 18h30
Local: Estação Cultura de Campinas - Pça. Mal Floriano Peixoto, sn - centro | apresentação ao ar livre
Entrada Gratuita
 

Dança:

Seis + 1 Cia de Dança
Crianças da ONG - Projeto Prodança Criança Escola
Crianças da EMEF - Escola Padre Emílio Miotti
Direção Artística Dança: Daniela Gatti
 
Victor Hugo Toro, regente
 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951