1 | 2 | 3

Sinfônica apresenta concerto de abertura da temporada neste fim de semana

16/03/2014
 
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) está de volta para iniciar a temporada de concertos 2014. O público poderá apreciar, gratuitamente, a apresentação da OSMC, no domingo, 16 de março, às 19h, na Estação Cultura “Antonio da Costa Santos”.

De acordo com o diretor administrativo da OSMC, Rodrigo Morte, o repertório será de compositores brasileiros, entre eles Francisco Mignone (Maracatu do Chico Rei), Heitor Villa-Lobos (Choros 10), Carlos Gomes, com uma série de canções especialmente orquestradas para esse concerto, e a peça “Cenas Quiméricas” de um compositor campineiro contemporâneo, Rafael Picolloto, que atualmente mora nos Estados Unidos.

O programa será capitaneado pelo maestro e diretor artístico da Sinfônica, Victor Hugo Toro e terá a soprano Taís Bandeira e vozes do Collegium Vocale Campinas, regido pelo maestro Akira Kawamoto, e do Coro Contemporâneo De Campinas, com o maestro Angelo Fernandes.

Integram a temporada 2014 uma série de concertos no Teatro Castro Mendes, além de apresentações em diversos palcos da região. Serão mais de 70 apresentações de grandes peças do repertório sinfônico nacional e internacional, com importantes maestros e solistas convidados. Uma das novidades é que o ingresso para este ano será menor em relação ao ano passado, R$ 25. Também estão sendo vendidos vouchers para assinatura com o pacote completo, por R$ 200.

A datas dos concertos oficiais deste ano, no Teatro Castro Mendes, são 29 e 30 de março, 12 e 13 de abril, 26 e 27 de abril, 10 e 11 de maio, 7 e 8 de junho, 5 e 6 de julho, 9 e 10 de agosto, 23 e 24 de agosto, 18 e 19 de outubro, 8 e 9 de novembro, 22 e 23 de novembro, 13 e 14 de dezembro.

No sábado haverá um concerto, com o mesmo programa, no Teatro José de Castro Mendes, às 20h, para convidados.

Soprano e corais

A soprano Taís Bandeira debutou em 2013 no Teatro Municipal de São Paulo, sob a regência do maestro Victor Hugo Toro interpretando Rosália, da opera Jupyra (Francisco Braga).

O Coro Contemporâneo de Campinas foi criado em 2009 pelo regente Angelo Fernandes e por alunos dos cursos de Canto, Instrumento, Regência, Composição e Licenciatura em Música do Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O Collegium Vocale Campinas é um grupo vocal independente com ênfase no canto lírico, foi criado em 2005 e é formado por professores, estudantes de canto e amantes da música coral.

Sobre a OSMC

Em 2014, A OSMC reforça sua importância como o principal aparato cultural de Campinas e região, com uma sólida programação de concertos oficiais, concertos didáticos e concertos populares nas mais variadas regiões da cidade.

A presença de grandes regentes e prestigiados solistas da cena erudita brasileira e internacional junto à OSMC constata seu valor e potencial artístico. Atualmente tem como diretor administrativo o compositor e arranjador Rodrigo Morte e como regente titular e diretor artístico, Victor Hugo Toro. A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas é mantida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Programa:

RAFAEL PICCOLOTTO DE LIMA (1986) Cenas quiméricas – Chamado, Figuras Místicas, Espreita, Provação

 
CARLOS GOMES (1836 – 1896) – Canções*: La Madamina; Lisa, me Vos tu Ben?; Beato Lui, com abertura “Salvator Rosa” e Qui Pro Quo; Sul Lago Di Como – La Regata e Mamma Dice
 
* Orquestração: Rodrigo Morte
 
HEITOR VILLA-LOBOS (1887 – 1959) - Choros 10
 
FRANCISCO MIGNONE (1897 - 1986) - Maracatu de Chico Rei
 
Serviço:
Concerto de abertura da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas
Data e horário: 16 de março, domingo, às 19h
Local: Estação Cultura “Antonio da Costa Santos”, Praça Mal. Floriano Peixoto, s/n, Centro
Entrada gratuita

____________________________________________________________________________

 
Coro Contemporâneo de Campinas – (regente Angelo Fernandes) e
Collegium Vocale Campinas (regente: Akira Kawamoto)
 
Solista: Tais Bandeira (soprano)
 

OSMC - Paço Municipal
Av. Anchieta, 200 - 19º andar
13 015 904 | Campinas - SP
+55 19 2116 0951